WhatsApp Web x WhatsApp Business API: quais os benefícios de cada um?

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whatsapp web x whatsapp api
Tempo de leitura: 5 minutos

WhatsApp Web x WhatsApp Business API: quais os benefícios de cada um?

Confira as principais diferenças e benefícios entre o WhatsApp Web e a WhatsApp Business API e descubra qual solução usar em seu negócio.

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular no Brasil. Hoje, é mais dificil encontrar pessoas que não usam o app para conversar com amigos, familiares e colegar de trabalho que o contrário.

Entretando, além de atender nós usuários, o WhatsApp também possui suas próprias soluções para empresas, assim como uma versão para Web, que pode ser acessada através de essencialmente qualquer navegador.

Se assim como diversas empresas no Brasil, você também deseja colocar-se à disposição de clientes atendendo-os através do WhatsApp, é importante entender as diferenças entre o WhatsApp Web e o WhatsApp Business API.

Neste artigo, explicamos exatamente o que são, quais suas principais diferenças e benefícios, assim como dicas para melhorar o seu desempenho através de integrações com ferramentas profissionais.

O que é WhatsApp Business API?

APIs (Application Programming Interface, ou interface de programação de aplicações) permitem que empresas consigam integrar funções de aplicativos à suas próprias soluções ou até mesmo aproveitar apenas partes-chave da aplicação em questão em suas ferramentas.

A WhatsApp Business API foi lançada em 2018 pelo Facebook e, através dela, empresas podem receber e responder um número ilimitado de mensagens de seus clientes.

Diferente da versão para negócios do aplicativo, o WhatsApp Business, a API não é uma solução que funciona de forma independente e não vem com sua própria interface de usuário.

Isso significa que a API não é necessariamente amigável para usuários, mas permite que empresas integrem a API do WhatsApp ao software de comunicação com o cliente, como por exemplo ferramentas de chat online ou sistemas de CRM robustos, como o Meets.

Você pode começar a trabalhar com a WhatsApp Business API acessando a página oficial

Lá, encontrará toda a documentação necessária, assim como o diretório de Parceiros do Facebook e sobre o WhatsApp Business, algo que eles denominam uma solução para pequenas empresas.

O que é WhatsApp Web?

O WhatsApp lançou sua versão para navegadores em 2015. Com a ajuda do WhatsApp Web, usuários têm a opção de usar o serviço de mensagens também em seus computadores e notebooks.

Essencialmente, basta conectá-lo ao seu perfil através do navegador (ensinamos como logo abaixo) e conversar com contatos.

Vale mencionar que o WhatsApp Business – a versão empresarial do aplicativo – também permite o mesmo tipo de conexão.

Como acessar o WhatsApp Web?

Para você pode acessar o WhatsApp Web através do link oficial: https://web.whatsapp.com. O aplicativo pede inicialmente que você escaneie um código QR usando seu telefone celular para acessar suas mensagens e conversas.

Isso deve ser feito através da interface do WhatsApp Web no aplicativo de smartphone. As instruções são exibidas na própria página.

whatsapp web meets

Depois de fazer isso, você só precisa certificar-se que o telefone permaneça conectado à internet para manter a sincronização ativa.

O aplicativo acessará todas as suas conversas, entregará novas mensagens e permitirá que você inicie novos bate-papos ou pesquise suas conversas atuais.

Você também terá acesso ao seu perfil, junto com algumas configurações básicas e quaisquer chats arquivados.

O WhatsApp Web não oferece exatamente as mesmas funcionalidades que o aplicativo do smartphone quando se trata de configurações, mas você pode responder a mensagens e iniciar novas conversas, do conforto de seu computador.

Benefícios e desvantagens do WhatsApp Web e WhatsApp Business API

Agora que você já sabe a diferença a nível de funcionalidades e qual é o objetivo de cada uma das opções, deve estar se perguntando qual alternativa faz mais sentido para uma empresa que deseja atender clientes pelo WhatsApp.

Separamos abaixo uma seleção com os principais benefícios de cada para que você possa considerar as suas opções.

Benefícios do WhatsApp Web

O WhatsApp Web pode ser acessado essencialmente de qualquer lugar desde que o seu celular esteja conectado à internet.

Considerando que o aplicativo mobile e a versão web estão sincronizadas, isso significa que você pode, essencialmente, usar o mesmo perfil do WhatsApp com duas pessoas diferentes: um operador no celular, outro através do navegador.

Vale mencionar que é impossível conectar seu perfil do WhatsApp em dois computadores simultâneamente, ou mesmo em duas abas do mesmo navegador: assim que uma nova instância de conexão for criada, a anterior para de funcionar e pergunta em qual navegador ou aba você deseja usá-lo.

Dessa forma, fica fácil perceber que, mesmo usando a o WhatsApp Business no navegador, você fica limitado ao número de operadores disponíveis para atender clientes.

Mesmo assim, você tem acesso à benefícios como:

  • Permite a criação de novas conversas no aplicativo;
  • Pode ser acessado através de qualquer computador ou notebook conectado à internet;
  • Ajuda a agilizar o atendimento, pois a digitação com um teclado tende a ser significativamente mais veloz;
  • Funciona com a versão para negócios (WhatsApp Business);
  • Permite que você configure seu perfil padrão ou perfil comercial;
  • Também disponibiliza acesso às respostas rápidas, recurso com o qual você pode configurar frases prontas para atendimento.

Benefícios do WhatsApp Business API

Diferente da versão Web, como já mencionamos, a API foi criada com o intuito de ajudá-lo a escalar a comunicação de empresas através do WhatsApp.

Através da integração do aplicativo à soluções robustas de atendimento, torna-se possível aproveitar todos seus contatos e atendimentos em um único lugar.

Exemplificando, caso você integre o WhatsApp através da API à um sistema de CRM, Help Desk ou ferramenta de chat online, poderá:

  • Receber mensagens do WhatsApp na interface de sua ferramenta de atendimento;
  • Centralizar a comunicação de múltiplos canais em uma única ferramenta;
  • Aproveitar recursos de comunicação profissional das próprias ferramentas em suas conversas no WhatsApp (variando de acordo com cada solução);
  • Armazenar seus contatos do WhatsApp junto aos contatos e clientes de outros canais de atendimento;
  • Trabalhar com o mesmo número de operadores disponíveis em sua ferramenta de comunicação ou CRM;
  • Gerenciar permissões para integrantes da sua equipe;
  • Armazenar o histórico de conversas em uma única ferramenta;
  • Metrificar atendimentos e gerar relatórios através das ferramentas integradas;
  • Altamente escalável.

Essencialmente, a WhatsApp Business API é mais indicada para empresas e negócios que desejam ir além de simplesmente atender clientes no WhatsApp, integrando-o como um canal de atendimento profissionalizado.

Com a API, empresas podem gerar relatórios através de seus próprios CRM, rastrear atendimentos de seus operadores e solicitar avaliação e feedback de clientes sobre a qualidade dos serviços prestados.

WhatsApp Business API X WhatsApp Web: qual usar?

Por fim, considerando as características de cada solução, o WhatsApp Business API é ideal para empresas que desejam profissionalizar o atendimento através do WhatsApp, enquanto o WhatsApp Business conectado em navegadores pode ser o suficiente para pequenos negócios.

Mesmo assim, é importante sempre pensar na escalabilidade de suas soluções e, neste sentido, a API se destaca.

Como usar o WhatsApp Business API?

A não ser que você seja responsável pelo desenvolvimento de uma ferramenta de comunicação, a melhor forma de começar a usar e aproveitar os benefícios da API em seu negócio é através de ferramentas que já oferecem esta solução.

O Meets, por exemplo, é um sistema de CRM robusto que disponibiliza, entre diversos recursos e soluções, a possibilidade de integrar ao WhatsApp através da API, de forma que possa atender seus clientes no aplicativo, pela plataforma.

Assim, você consegue:

  • Otimizar o gerenciamento de clientes;
  • Converter seu WhatsApp em um canal de vendas profissional;
  • Gerenciar sua equipe de vendas e criar permissões específicas;
  • Usar mensagens pré configuradas para padronizar e agilizar o atendimento;
  • Rastrear leads e manter o histórico de conversas em seu CRM.

Hoje, diversas ferramentas oferecem soluções semelhantes. De forma que você não precisa se preocupar em passar por toda a parte técnica envolvida na configuração do WhatsApp Business API.

Basta usar uma solução profissional pronta e que ofereça os recursos que você busca e profissionalizar o atendimento no WhatsApp.

Aprendeu a diferença entre WhatsApp Web X WhatsApp Business API?

Esperamos que nosso conteúdo tenha ajudado a clarificar as principais diferenças entre ambas soluções oferecidas pelo aplicativo.

Hoje, o WhatsApp conta com mais de 130 milhões de usuários apenas no Brasil e 98% destes usam o aplicativo diariamente.

Considerando isso, é praticamente certeza que os seus clientes possuem um perfil no WhatsApp e poderiam aproveitar a conveniência de comunicar-se com sua empresa através do aplicativo.

Porém, é importante evitar que o atendimento pelo WhatsApp seja visto como desorganizado, sem profissionalismo. Por isso, o ideal é integrá-lo à uma ferramenta mais robusta e otimizar a comunicação.

Tavares

Tavares

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