Trabalho em equipe: 8 formas de potencializá-lo

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Tempo de leitura: 6 minutos

Trabalho em equipe: 8 formas de potencializá-lo

No universo do empreendedorismo, das pequenas e grandes empresas e da execução de projetos profissionais, é impossível ignorar a importância do trabalho em equipe.

O fato é que a união realmente faz a força, mas para que você consiga atingir os resultados esperados, não basta simplesmente juntar diversas pessoas e aguardar.

Existem diversas maneiras de potencializar o trabalho em equipe de seu negócio e fazer com que a cooperatividade entre seus integrantes realmente se converta em números. 

Confira 8 formas de melhorar seu desempenho como membro ou gestor de uma equipe a partir das dicas à seguir e do uso de ferramentas e sistemas projetados para ajudá-lo. Sem mais delongas, vamos lá!

1. Saiba como gerenciar conflitos e mantenha o foco nos resultados

Gerenciar conflitos não é algo exclusivo ao gerente de projeto ou líder da equipe. Na verdade, este é um fator que todo integrante deve ter conhecimento, pois qualquer tipo de conflito, independente de sua origem, pode ser detrimental ao desempenho da equipe.

Trabalho em equipe significa saber respeitar todos os integrantes e reconhecer que opiniões divergentes não podem impedir a execução de uma determinada atividade.

Por isso, é importante sempre estar atento às metas estabelecidas e aos resultados almejados para trabalhar com foco nos resultados. Respeitar a opinião de outros integrantes é crucial, mas a tomada de decisão deve partir de uma posição de liderança entre a equipe – é para isso que existe um líder.

Expressar descontentamento com decisões tomadas faz parte da dinâmica do grupo e é algo que se torna mais natural para equipes com mais tempo. Um líder de equipe deve estar disposto a ouvir diferentes opiniões e então aceitá-las ou refutá-las com base em dados concretos.

Além disso, é de extrema importância que conflitos relacionados à fatores externos ao projeto, como por exemplo fatores pessoais e não conectados ao trabalho possam interferir no desempenho do grupo como um todo.

2. Melhore a eficiência da comunicação

Não há como trabalhar em equipe de forma eficiente sem se comunicar e, inclusive, problemas de comunicação são a causa de problemas gravíssimos para empresas em todo o mundo.

Entenda que a comunicação não se refere apenas entre as conversas interpessoais entre colaboradores, mas também engloba avisos, anúncios, alertas sobre mudanças, entre outros.

Para exemplificar, de acordo com uma pesquisa da Holmes Report, a falta de comunicação antecipada sobre mudanças organizacionais ou na execução de um projeto que envolva trabalho em equipe pode piorar a conduta de colaboradores em 42%, além de impactar negativamente o engajamento.

Por isso, lembre-se sempre de promover o bom relacionamento, como:

  • Seja sempre cordial;
  • Respeite a opinião dos outros;
  • Saiba ouvir;
  • Não descarregue seu descontentamento com fatores externos nos membros de sua equipe;
  • Evite chamar a atenção de indivíduos à frente de outros integrantes – chame-os para uma conversa privada;
  • Evite fofocas e assuntos que podem ser extremamente polêmicos, como política, religião, entre outros e, novamente, respeite suas opiniões;

Manter todos integrantes de uma equipe atualizados e trabalhar a comunicação de forma eficiente tem relação direta com o nível de engajamento de cada funcionário e, como você pode assumir, funcionários engajados são significativamente mais produtivos que funcionários insatisfeitos.

3. Use ferramentas para comunicação em equipe

É importante fazer o uso de sistemas e ferramentas projetados para melhorar a eficiência da comunicação e otimizar o desempenho de seu grupo.

Não estamos falando de grupos no WhatsApp, necessariamente, mas sim de soluções empresariais que facilitam o compartilhamento de informações, o gerenciamento de canais, divisão de departamentos e a configuração de níveis de acesso e permissões.

Para exemplificar, duas ferramentas que podem ajudá-lo neste sentido é o recurso para equipes do JivoChat ou o Slack – uma ferramenta extremamente popular entre negócios.

Além de serem gratuitos, este tipo de solução ajuda a centralizar a comunicação de sua equipe e a protegê-la de acessos indevidos – algo que o WhatsApp não é capaz de garantir, pois grava as mensagens em um arquivo local no dispositivo de cada integrante.

4. Garanta acesso à informação para a sua equipe

Garantir que integrantes tenham acesso às informações cruciais para o desempenho de tarefas é tão importante quanto comunicar-se de forma eficiente.

Exemplificando: se sua equipe de vendedores não é capaz de visualizar todo o histórico de atendimento e negociações já concretizadas com determinado cliente, eles não serão capazes de dar continuidade à negociações pendentes.

Isso é algo que gera inconsistência em informações apresentadas por diferentes integrantes da equipe e faz com que o cliente tenha de repetir e informar os próprios vendedores sobre o que já foi feito – algo detrimental à experiência de compra do consumidor.

Este é apenas um exemplo que se refere ao acesso às informações dos clientes. Mas a verdade é que o acesso à informação é crucial para qualquer tipo de projeto e pode impactar significativamente a eficiência do trabalho em equipe.

5. Delegue tarefas de forma eficaz

Confiar nos integrantes de sua equipe faz toda a diferença para essencialmente qualquer tipo de projeto. É importante trabalhar com pessoas com quem você acredita serem capazes de executar as tarefas e atividades necessárias para o andamento do trabalho.

Como membro, você deve se apresentar como alguém realmente investido na atividade, com foco nos resultados e pronto para desempenhar seu papel da melhor forma possível, entregando um trabalho de qualidade.

Como gestor, você deve ser capaz de confiar nos integrantes de sua equipe, reconhecendo seus esforços e trabalho e descentralizando a execução de atividades. Poder delegar tarefas e confiar que serão executadas da melhor forma possível é algo que faz toda a diferença na dinâmica do trabalho em equipe.

Entretanto, é importante delegar tarefas de forma eficiente, usando as técnicas já mencionadas no conteúdo sobre comunicação e acesso à informação, além de ferramentas projetadas para isso.

Por isso, recomendamos ferramentas como o Meets para quem deseja acompanhar um pipeline de atividades, delegar tarefas e rastrear o andamento do trabalho através de um painel claro e intuitivo, que pode ser acessado por todos os integrantes com diferentes níveis de acesso e permissões.

Usar um sistema de gestão de relacionamento com clientes (CRM) impacta positivamente tanto a gestão e acompanhamento de resultados, quanto a produtividade de cada colaborador.

6. Fortaleça o relacionamento entre os integrantes

Promover dinâmicas com o objetivo de fortalecer o relacionamento entre os integrantes de uma equipe é algo que realmente traz resultados comprovados.

Existem diversas dinâmicas de equipe que podem ser aplicadas de acordo com o seu próprio ambiente de trabalho.

Entretanto, fique atento, vários funcionários não se sentem confortável e não gostam de realizá-las devido à quantidade de exercícios executados de forma incorreta no mercado de trabalho.

Para lidar com isso, é importante conhecer os integrantes de sua equipe e realizar dinâmicas ou promover encontros que realmente podem engajá-los.

A verdade é que para melhorar o trabalho em equipe em alguns cenários, um convite para um almoço pago em um restaurante pode ser o suficiente para aproximar seus integrantes, enquanto para outras equipes, este tipo de exercício em grupo pode demorar algumas semanas para gerar resultados – reconheça a realidade de seu próprio negócio ao identificar o perfil dos colaboradores.

Além disso, caso sua equipe receba novos integrantes, certifique-se de fazer com que os membros veteranos sejam receptivos e possam fazer com que novos funcionários se sintam parte da equipe no menor intervalo de tempo possível. Isso é significativamente mais eficiente que tratá-los como “novatos” e desdenhar de suas capacidades.

7. Mantenha a sua equipe sempre motivada

Essencialmente todo funcionário gosta de ter o seu trabalho reconhecido e isso é algo capaz de melhorar ainda mais a produtividade dos mesmos, sendo vezes extremamente simples (e barato) para o seu negócio.

É importante investir em seus colaboradores e, como já mencionamos, mantê-los engajados e satisfeitos.

Incentivos e recompensas sobre o desempenho são uma boa forma de promover competitividade dentro de uma equipe. Entretanto, é importante entender que este é um elemento que pode desgastar o relacionamento dos integrantes, afetando negativamente o trabalho em equipe.

Por isso, lembre-se que existem outras formas de motivar a sua equipe, como através de brindes de reconhecimento para todos seus integrantes ou mesmo através de ações relacionadas à como você os gerencia.

Para exemplificar, pergunte como cada membro da equipe gosta de ser gerenciados. Algumas pessoas são mais produtivas com menos interações com o gestor, enquanto outras trabalham melhor ao receber feedback sobre cada uma de suas tarefas.

Converse com os integrantes de sua equipe individualmente e procure como motivá-los de acordo com sua personalidade e perfil profissional.

8. Esteja presente e solicite feedback de sua equipe

Por fim, mas definitivamente não menos importante que todos os outros fatores apresentados para melhorar e potencializar o trabalho em equipe, não poderíamos deixar de falar sobre o impacto de solicitar feedback.

Todo gestor deve apresentar-se como alguém aberto para receber críticas e disposto à fazer o possível para resolver situações de conflito ou que podem impactar negativamente o trabalho da equipe.

Por isso, é importante se fazer presente e solicitar feedback de seus colaboradores para que possa avaliar seu nível de contentamento com as tarefas propostas, os objetivos alcançados e as metas estabelecidas.

Além disso, é importante que este tipo de feedback ocorra entre todos os integrantes da equipe, não apenas entre indivíduos e seus gestores. Deve haver abertura para críticas e envolvimento com os demais integrantes para que todos possam, em conjunto, gerar o melhor ambiente de trabalho em equipe.

Pronto para potencializar o trabalho em equipe?

Esperamos que essas dicas sejam úteis tanto para líderes quanto integrantes de equipes de diferentes empresas e nichos de mercado.

Todos sabemos que pessoas possuem personalidades diferentes e pode ser desafiador encontrar a melhor forma de engajá-los de acordo com seu perfil, mas a verdade é que a qualidade do ambiente de trabalho está diretamente conectado à produtividade de uma equipe e seus integrantes.

Aproveite as dicas e não deixe de começar a usar ferramentas profissionais para gerenciar o relacionamento de suas equipes e entre a sua empresa e clientes. Para isso, recomendamos mais uma vez que conheça e experimente o Meets gratuitamente.

Desejamos ótimos resultados!

Tavares

Tavares

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