Social Selling: como fazer vendas com o LinkedIn

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social selling CRM
Tempo de leitura: 6 minutos

Você já ouviu falar de Social Selling? Sabe como ele pode gerar e alavancar suas vendas através da plataforma do LinkedIn? Então não deixe de ler esse post até o final! 

Social Selling pode ser definido inicialmente como a utilização das redes sociais como ferramenta para ampliar a interação de sua marca com seus consumidores, gerando assim mais leads e oportunidades para expandir o seu negócio. O Social Selling – que na tradução para o português remete a venda social – é objetivo quando se busca o uso dessas plataformas para gerar relacionamentos e ocasionalmente o conhecimento de seu produto/serviço e a geração de vendas.  

Os pilares do Social Selling 

Os principais pilares que definem o Social Selling estão ligados diretamente a esses fatores importantes: 

Interação humana  

Colocando como foco a humanização da marca para melhoria de relacionamentos, baseados em ideias éticas, acolhedoras e de maneira empática. 

Produção de conteúdo de boa qualidade 

As ações de Marketing de conteúdo da sua empresa também devem ser abordadas para auxiliar ainda mais na atração, captação e fidelização de seus clientes. 

A importância de uma abordagem criativa e relevante, pode aumentar em até 72% na melhoria de seus leads, é o que afirma um levantamento do site Review 42. 

Após essa breve introdução, deixarei um link para o nosso blog que possui informações mais detalhadas sobre o Social Selling e como fazê-lo, buscando beneficiar seu negócio. 

O que é o LinkedIn e qual sua importância na minha empresa? 

Caso você não conheça, o LinkedIn é hoje a maior e mais famosa rede social utilizada para relacionamentos profissionais, manuseada por cerca de 35 milhões de brasileiros e adequada para gerar conexões importantes tanto para empresas quanto para usuários que buscam empregos.  

É importante principalmente para gerar, aplicar conteúdos de qualidade e apostar no seu Marketing Digital.  

A criação de anúncios também é segmentada e necessária para atingir seu público-alvo e aumentar seu tráfego, tanto na plataforma quanto em outras redes. 

Por que aplicar o Social Selling no LinkedIn? 

Agora que conhecemos melhor o software, vamos explicar a sua importância no Social Selling do seu negócio. Foi analisado em um relatório de Outbound, o aumento em 65% com o uso do LinkedIn como primeiro contato pelo cliente na melhoria dos fluxos de cadência. Isso melhora ainda mais os canais de comunicação e facilita a resposta do lead e a geração de venda. 

  • Para saber mais sobre Outbound, Inbound e captação de clientes, clique aqui.

O aplicativo do LinkedIn – que está disponível em sistemas de Android ou IOS – integra o serviço de Social Selling Index (SSI) auxiliando na medição de quatro atividades detalhadas no Social Selling que ocorrem na plataforma. 

Social Selling Index e suas atividades

Social Selling Index e suas atividades. Reprodução: https://business.linkedin.com 

As atividades desenvolvidas no SSI do LinkedIn conseguem: 

  • Estabelecer uma marca profissional, através da utilização de fotos e adição de multimídia do perfil. 
  • Encontrar as pessoas certas, aplicando suas pesquisas de busca avançadas e salvando leads. 
  • Engajar com insights, descobrindo e compartilhando informações que serão relevantes para iniciar ou manter uma relação. 
  • Construir relacionamentos sólidos, expandindo sua rede e conseguindo conexões necessárias para potenciais clientes.  

É importante se atentar ao seu SSI para que cada membro de sua equipe de vendas possa avaliar a evolução das habilidades do Social Selling e como está sua progressão. 

Através das análises feitas, você também consegue observar e se atentar ao score médio de seu concorrente. Isto ajuda a estabelecer se seu concorrente está utilizando melhor a plataforma ou você que está ganhando destaque necessário para atender melhor seu nicho. 

Caso queira conhecer melhor seu Score no LinkedIn, basta clicar aqui. 

5 estratégias que podem gerar mais oportunidades de Social Selling no LinkedIn 

A primeira estratégia é ampliar o seu Share Of Voice. O Share Of Voice é uma métrica conhecida na publicidade que analisa a visibilidade da sua marca nas mídias. Observando a sua comparação com seus concorrentes, você consegue explorar ainda mais a presença da marca na percepção das pessoas, podendo gerar tráfego pago ou orgânico. 

  • No LinkedIn, existe uma ferramenta específica, o LinkedIn Live, que gera conteúdo que engaja mais fácil com seu público profissional.

A segunda estratégia está ligada a ajustar a mensuração de resultados. A segmentação inteligente dentro da plataforma permite que as etapas do funil de vendas recebam informações ainda mais adequadas nos resultados. A segmentação de resultados deixa o conteúdo mais atraente e engajado torna o relacionamento profissional mais valioso. 

A terceira estratégia está relacionada com a segunda. Ambas envolvem o bom uso da segmentação em ferramentas dispostas pelo LinkedIn. Segundo Ana Carolina Almeida, Sênior de Marketing do LinkedIn, “O uso da mesma estratégia de segmentação garante que você está falando com o mesmo público, mesmo em momentos diferentes do funil”, associando a uma escolha de segmentação mais estratégica que possua uma resposta mais rápida e objetiva a sua empresa.

A quarta estratégia é implantar práticas benéficas na abordagem comercial. É preciso respeitar as etapas necessárias do funil para não causar incômodos desnecessários. As mensagens precisam estar alinhadas a empresa, sua identidade e marca. Devem ser planejadas e colocadas na hora e no momento certo para não causar danos à marca e aos objetivos que poderiam se cumprir.  

A quinta estratégia é encontrar o equilíbrio entre a Brand Awareness e suas ações comerciais. A Brand Awareness – consciência de marca, no português – é uma métrica importante para a medição de uma marca relacionada ao conhecimento da mesma pelos consumidores. É necessário que suas ações estejam alinhadas a sua mensagem e seu objetivo de venda. O equilíbrio é visto no momento de construção de sua persona juntamente com a sua definição de compra. 

Mas como usar essa plataforma tão rica para atrair diretamente as vendas? 

Através do programa podemos desenvolver processos que conseguem ter contatos diretamente com a empresa e atrair os leads necessários. 

No LinkedIn, as pessoas estão sempre propensas a serem abordadas, já que todos buscam abertura para um contato mais profissional. Nessa plataforma, a educação e ética são colocadas em prática. 

A busca na ativação de sua rede para que seu público possa ter uma abertura e conhecimento maior é necessária. A observação de contatos facilita ainda mais sua busca por um público mais engajado no seu conteúdo. 

Através de respostas engajadoras conseguimos um posicionamento real e com autoridade e relevância. 

O aumento das vendas também ocorre através da criação de conteúdo necessário e importante para meu público-alvo. Aquele post pode chamar facilmente a atenção de uma empresa que tenha interesse na sua marca. 

É notório o destaque para seu ICP. O ICP (Ideal Customer Profile) nada mais é que o perfil do cliente ideal. São características que devem ser observadas em determinados clientes em potencial, planejando uma abordagem mais centrada e estratégica. Ele é responsável por uma maior taxa de conversão e aceleração de seu crescimento, auxiliando os times de Marketing e Vendas.  

Estratégias e vendas

Estratégias e vendas. Reprodução: www.freepik.com.br 

Como posso utilizar o LinkedIn para conseguir vendas juntamente com o Catacliente? 

Aqui no Meets CRM utilizamos bastante o LinkedIn em conjunto com o Catacliente.  

O Catacliente é um programa de automação que atrai diversos contatos quentes para o seu negócio, focando principalmente nos leads ideais e escalando suas oportunidades. 

O site consegue oportunizar tarefas de mensagens automáticas e personalizadas, centralizar informações, informar os indicadores de eficiência e o lead scoring

Através do LinkedIn conseguimos utilizar essa ferramenta para realizar a prospecção dos possíveis clientes, efetuar um agendamento e fazer uma conexão do CRM com o Catacliente. O CRM objetiva um auxílio a equipe de vendas, além de aumentar esse “leque” de consumidores. 

Com toda essa junção de atividades, conseguimos fazer um mapeamento ainda mais detalhado do perfil da nossa persona (meio de grupos, segmentos, cargos e etc) e definir melhor a empresa. 

O Catacliente flexibiliza um agendamento manual que auxilia a conexão. O cliente conquistado irá diretamente para o Meets CRM da empresa, que faz uma triagem bem mais detalhada e concisa sobre seu funil. 

O site também consegue extrair pesquisas avançadas do LinkedIn, observando as previsões e realizando pesquisas em grupo. 

O Catacliente é realmente uma boa ferramenta de prospecção e após o ganho na plataforma, a lead é diretamente transferida para o Meets. O Meets é uma das poucas plataformas de CRM que tem essa integração. A partir daí, é iniciada toda a jornada do cliente dentro das etapas do funil . Os estágios do funil também podem ser configurados na nossa plataforma.

Entendeu mais um pouco de Social Selling em conjunto com o LinkedIn?

 

Agora que você sabe melhor sobre o Social Selling e sua prática de vendas com o LinkedIn, aplique essas estratégias para seu próprio negócio e organize bem os clientes que surgirão através desse canal, além dos que virão pelo Catacliente. 

Siga de forma alinhada nossas estratégias para melhorar seu lead e engajar sua rede. 

Para impulsionar ainda mais seus resultados em sua empresa, conectar e rastrear suas atividades pela rede e pela plataforma do Catacliente escolha oferecer para seu negócio oportunidades ainda mais plurais, como no Meets. 

Carol Rodrigues

Carol Rodrigues

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