Porque uma central de vendas por WhatsApp é importante para uma empresa?

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central de vendas whatsapp
Tempo de leitura: 5 minutos

 Porque uma central de vendas por WhatsApp é importante para uma empresa?

Central vendas por whatsapp ? O WhatsApp é conhecido atualmente por seu incrível potencial de facilitar a comunicação. A plataforma, que hoje é utilizada por cerca de 120 milhões de brasileiros e instalado em 99% dos celulares nacionais, é importante também para o crescimento de muitas empresas e a expansão de fronteiras para além da tecnologia. A relevância do aplicativo para a deliberação de vendas e exposição de produtos é crucial para a alavancada de empresas de médio e pequeno porte.

Diante do exposto, é notório analisar os impactos nas receitas de empresas que utilizam a ferramenta como uma central de vendas. Uma pesquisa realizada em março de 2020, através do grupo Sercom, revelou que cerca de 51% da população tem preferência pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor de empresas por chat, 41% escolhe o WhatsApp e em endereço eletrônico, 47%. O uso do telefone e chamadas vem se tornando menos usual e decaindo na colocação de preferência chegando a 43%. Do mesmo modo, ele permite ganhos nos setores de produtividade e escala, dado que um vendedor pode dar atenção a um cliente enquanto aguarda a resposta de outro, algo que não é possível via telefone. O estudo só reitera o quanto a plataforma é bem quista pela maioria dos usuários e como ela pode melhorar o contato e fidelizar ainda mais o consumidor.

 Como é possível conseguir bons resultados através do aplicativo?

A partir da incorporação do programa na empresa, através do WhatsApp Business, é apresentado de imediato uma forma de abordar a persona, por uma mensagem automática que inicia o atendimento e setoriza melhor focando no objetivo final. Por intermédio de um link aplicado em outras redes sociais da marca como o Instagram e outros , o cliente consegue de forma rápida o número da companhia, entrando em contato por mensagens que facilitará a comunicabilidade.

Por meio do software empresarial, como o Meets , métricas e taxas podem ser analisadas a respeito do recebimento, abertura da mensagem e visualização dos status, o que é necessário para reconhecer o engajamento e enxergar as bases de desenvolvimento da sua corporação, observando a qualidade da intercomunicação e a forma de gerenciamento comercial ligado ao App.

WhatsApp e conexões. Foto: Reprodução/Pixabay.com

Dicas para vender pelo WhatsApp -central vendas por whatsapp

A primeira dica está ligada a integração do seu CRM ao aplicativo. CRM é uma sigla utilizada para Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de estratégias, práticas e tecnologias focadas no relacionamento com o usuário. O termo, conhecido no português como Gestão de Relacionamento com o Cliente, foca em uma nova experiência para o consumidor, facilitando também a utilização de informações para gerar leads, contas e oportunidades de vendas. O WhatsApp entra nesse momento como forma essencial de integrar o controle de negociações, acompanhar métricas e obtê-lo como um canal para venda funcional. Através dessa conexão do CRM com o canal, é obtido um aumento de 45% na satisfação dos clientes nos períodos de pré-venda, venda e pós-venda, fidelizando o usuário e aumentando a receita de faturamento.

Ademais, é necessário pontuar a importância das métricas para o canal. Métricas de marketing são indicadores que medem os resultados das ações e campanhas atrelados aos canais de marketing, auxiliando o aprimoramento de estratégias, identificando o ROI (Retorno Sobre o Investimento) e oferecendo assistência para a tomada de decisões e investimentos. É importante desde o início definir essas métricas para validar sempre à produtividade da equipe comercial. É usual avaliar os ganhos com tempo de resposta, duração da negociação e a duração de cada etapa de venda. 

Outrossim, é válido destacar a forma de treinamento da equipe para lidar com o canal. Toda plataforma, tem suas formas peculiaridades e é necessário um time comercial para lidar bem com eles. Utilizando a ferramenta, de forma escrita e objetiva, é recomendado ter atenção ao tom que as mensagens são passadas e a clareza das informações. É preciso sempre, respeitar o horário do cliente e não mandar diversas mensagens de forma repetidas ou mecanizadas, visto que, a função do App é facilitar e veicular uma comunicação mais natural e não tão incômodas quanto as recebidas por telefone. As mensagens também devem respeitar a proximidade e intimidade com o cliente, sabendo separar as áreas profissionais e pessoais. Tudo isso deve ser apresentado a equipe em materiais de treinamento para habituar a essa nova forma de abordar e conduzir as negociações.

Pandemia e crescimento de vendas pelo WhatsApp

O programa de envio e recebimento de mensagens já era popularmente conhecido e administrado por diversas empresas antes da pandemia do novo coronavírus em 2020. Durante o período pandêmico, as vendas pelo aplicativo foram intensamente aceleradas, segundo uma pesquisa realizada recentemente, houve um crescimento médio de 142% no tráfego de informações entre empresas e consumidores, com destaque nos mercados de comércio (que cresceu cerca de 246%) e de serviços (mostrou uma alta de 136%). A adoção de novos comunicadores online, principalmente com o uso do WhatsApp, não regressará a escala de momentos anteriores a pandemia, pois, segundo alguns estudos, nenhum mercado que demostrou crescimento de tráfego e de público voltou a patamares setoriais negativos. 

A partir daí, muitas empresas começaram a se desobrigarem e desconectarem de sites ou e-commerces para aderir a um aplicativo mais rápido, barato e seguro para os consumidores e empresas. Diante dessas perspectivas, o software que já era muito bem adotado por quase 100% dos donos de smartphones, tornou-se o canal de comunicação perfeito para contato com o cliente. A possibilidade de criar e desenvolver conversas imediatas em horário adequado, trouxe ao consumidor digital (4.0) uma tendência de relações mais instantâneas diante da interação com o vendedor ou até mesmo com a máquina. O aumento de transmissão na capacidade de envio de links e mídias, permitiu o enriquecimento e aprimoramento de apresentação de produtos e serviços destinados à venda. Indubitavelmente, implantando um atendimento mais automatizado gera também processos de ganho para a escala no apoio as vendas. Oferecer ao cliente, rapidez, credibilidade, recebimento mais humanizado e mais próximo são táticas que desenvolvem ainda mais a promessa de aumento de resultados nas empresas.

whatsapp bussiness api

Gráfico que demostra uma comparação do uso de aplicativos de troca de mensagens no Brasil, México e Argentina ao longo dos seis anos. (fonte:emarketer)

O Brasil mostra o maior crescimento e, agora no início de 2020, possui mais de 100 milhões de usuários.

Foto: Reprodução/Takenet.com

Mas afinal, o WhatsApp vale mesmo para o crescimento da minha empresa no comércio eletrônico?

Segundo uma pesquisa obtida pelo Exame, cerca de 83% dos consumidores brasileiros utilizam o aplicativo para comprar produtos. Estabelecer na empresa o uso da plataforma, só trará benefícios para o aumento nas vendas e a criação de contatos duradouros, que apresentam uma maior fidelização do cliente, além do envio de diversos conteúdos que ajudem no seu lead.

O consumidor terá um contato mais personalizado com a marca, além de conseguir sanar dúvidas e propor sugestões. A marcação de conversas utilizando etiquetas coloridas é necessária para categorizar as mensagens e organizar melhor o sistema.

Além disso, a plataforma disponibiliza os relatórios de dados sobre as conversas com os clientes e traz um botão para iniciar no recebimento de mensagens, através de anúncios em outros aplicativos. Isso facilita ainda mais o contato do consumidor com a marca e atribui ainda mais facilmente a persona. O software ainda garante que o conteúdo conversado entre a empresa e o comprador seja criptografado, tornando um ambiente seguro para ambas as partes. Ele se encontra disponível para lojas de varejo e alimentação, serviços de gás e água, atendimento ao usuário e melhoria no contato com fornecedores.

 A ferramenta sempre se mostra muito bem elogiada quando é adicionada a empresas. Uma nova maneira de se comunicar e se adequar aos padrões modernos e tecnológicos, geram mais tráfego e reconhecimento de melhoria e evolução pelo consumidor. Investir em novos serviços que quebram os tradicionais, aumenta a capacidade de vendas e delibera mais facilmente métricas e personas.

Aplicar tempo e treinamento para que os colaboradores possam aprender a utilizar novas ferramentas traz segurança e estabilidade de entrar em um novo momento com ainda mais confiança em um mercado arreigado de incertezas. Definir de maneira clara as estratégias e soluções para refinamento dos serviços é uma alavancada no perfil social e profissional da empresa, ligando de forma facilitada o CRM de acordo com necessidades estabelecidas previamente e agregando ainda mais na dinâmica de identificação de usuários, confiança e reciprocidade, se tratando de forma ainda mais objetiva no alcance de consumidores.

Aqui no Meets , conseguimos impulsionar seu CRM. Em grandes empresas, por exemplo, que recebem 100 mensagens por dia, fica cada vez mais difícil administrar tantos leads de forma organizada e ordenada. Isso faz com que seu negócio perca perspectivas de futuras negociações. Faça um teste gratuito na nossa empresa e conheça o melhor e mais atualizado CRM.

Artigo escrito por Maria Carolina Vasconcelos Rodrigues

Carol Rodrigues

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