Mentalidade de sucesso : os 8 fatores-chave

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
mentalidade de sucesso
Tempo de leitura: 6 minutos

Os 8 fatores-chave para uma mentalidade de sucesso

Muito se fala sobre a importância de ter uma mentalidade de sucesso para que você possa, de fato, atingi-lo em seus objetivos, sejam estes pessoais ou profissionais.

Entretanto, nem sempre fica muito claro quais são os principais fatores para uma mentalidade de sucesso, ou seja, o que você realmente pode absorver e começar a empregar em seu dia a dia para começar a construir tal mentalidade.

Uma mudança de mindset não ocorre da noite pro dia para a maioria das pessoas, pelo contrário, é algo que você deve se treinar e ativamente buscar tal mudança.

Neste conteúdo, apresentamos todos os principais fatores que você deve levar em consideração para realmente ter uma mentalidade positiva, capaz de ajudá-lo a atingir seus objetivos e, de fato, ter sucesso, confira!

1. Seja flexível e adapte-se às mudanças

Uma das maiores verdades sobre os tempos nos quais vivemos é que mudanças ocorrem com agilidade e, aqueles que são inflexíveis e não estão prontos para se adaptar à elas, tendem a ser deixados para trás.

Reflita sobre todas as mudanças que podemos observar nos últimos 20 ou 30 anos e poderá notar como, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, aqueles que se destacam e conseguem atingir o sucesso (e mantê-lo) são capazes de se adaptar a essas mudanças.

Podemos dissertar sobre fatores como a evolução tecnológica, fatores sociais, ambientais, entre diversos outros, mas o mais importante é entender que, uma mentalidade de sucesso é capaz de rastrear e mapear tais mudanças e se adaptar conforme necessário.

Considere, por exemplo, o que acontecerá em alguns anos com empresas que não investirem em customer success ou em atendimento omnichannel, enquanto diversas empresas hoje já adentram o mercado trazendo tais diferenciais para criar vantagens competitivas.

2. Entenda o que é ter disciplina

Disciplina é um dos fatores mais importantes para uma mentalidade de sucesso, afinal, sem comprometimento, as chances são que você desistirá ou terá descaso para com suas próprias metas e objetivos muito antes de atingi-los.

Falar sobre disciplina e força de vontade pode parecer clichê, mas o fato é que são estes fatores que fazem com que muitas pessoas continuem lutando contra adversidades, quebrando barreiras e conquistando seus próprios sucessos.

A disciplina é necessária para essencialmente qualquer tipo de objetivo sério delimitado por você, seja este: aprender um novo idioma, aprender uma nova habilidade, fazer uma graduação e até mesmo para empreender.

Muitas vezes, ter disciplina é tão simples quanto “continuar seguindo em frente”, ou seja, continuar exercitando e colocando em prática aquilo que é necessário para atingir o objetivo. Como por exemplo, continuar indo para uma aula de inglês, continuar dedicando tempo para estudar, etc.

Todavia, por mais simples que isso pareça, muitas pessoas ainda lutam com falta de disciplina até mesmo para manter uma dieta saudável, por exemplo.

Isso é completamente normal e natural, entretanto, é necessário reconhecer tais desafios e desenvolver a disciplina junto à sua mentalidade de sucesso para que consiga manter o foco e, de fato, atingir seus objetivos.

mentalidade de sucesso

Como atribuído à Ésquilo, dramaturgo da Grécia Antiga, a disciplina é a mãe do sucesso.

3. Mentalidade de sucesso é saber excercitar a paciência.

Este é outro fator que pode parecer muito clichê, mas não ter paciência e, especialmente, não delimitar prazos realistas para atingir qualquer meta é exatamente o que leva muitas pessoas a desistirem no meio do caminho.

Este tipo de problema é ainda mais comum entre empreendedores que buscam atalhos ou “fórmulas mágicas” para atingir determinado resultado, enquanto, na verdade, estes não existem e, inclusive, são usados como gatilho mental, de má fé, para atrair pessoas que não tem paciência, com promessas falsas.

Ninguém aprende um novo idioma em uma semana e ninguém cria uma empresa de sucesso no mesmo intervalo.

Uma mentalidade de sucesso entende que, para qualquer objetivo, é necessário delimitar prazos coerentes, ter paciência e evitar buscar conforto em promessas falsas como atalhos.

4. Atualize seu conhecimento, sempre

Este é outro fator crucial para construir uma mentalidade de sucesso, afinal, como já mencionamos no primeiro ponto referente às constantes mudanças no mercado como um todo, o seu conhecimento atual pode ser considerado desatualizado rapidamente.

Considere por exemplo um profissional de TI que trabalha na área desde o ano 2000. Sem se atualizar constantemente às novas práticas de desenvolvimento, novas tecnologias, hardware e aplicações, o mesmo não conseguiria se manter competitivo no mercado de hoje.

E claro, por mais que tecnologia da informação seja uma das áreas de desenvolvimento mais rápido nos últimos anos, ela não é a única.

Essencialmente todas as áreas de conhecimento estão em constante evolução, desde medicina à marketing e vendas, por exemplo através do desenvolvimento de novas técnicas de vendas voltadas para o sucesso do cliente.

Não se permita parar no tempo e continue buscando qualificações para o seu nicho. Diferente do que muitos pensam, nunca é tarde para começar um novo curso, especialização, treinamento ou mentoria para aprimorar-se e reciclar conhecimento.

5. Seja honesto consigo mesmo

A honestidade é um dos pilares para quem busca ter sucesso sem atropelar ou passar por cima dos direitos de outras pessoas.

Tão importante quanto ser honesto com todos ao seu redor e agir de forma íntegra, é ser honesto consigo mesmo. Pare por um minuto e pense sobre quantas vezes você mentiu para si mesmo sobre algum de seus objetivos?

Exemplos simples são: dizer que você não tem tempo para aquele curso online de inglês, ou para fazer exercícios físicos e assumir uma dieta mais saudável, entre diversas outras “mentirinhas” que contamos para nós mesmos.

O fato é que, onde há vontade, há um meio. Para que seus objetivos não sejam meras palavras em um papel ou ideias não exploradas, é necessário ser honesto consigo mesmo e partir para o próximo fator.

6. Defina metas e objetivos realísticos para alcançar uma mentalidade de sucesso

Uma mentalidade de sucesso envolve a idealização de um objetivo, a busca de informações acerca daquilo que você deseja atingir e, finalmente, a construção de metas realísticas com um plano de ação que deve ser seguido para alcançá-las.

Tentar atingir qualquer objetivo sem delimitar metas pode ser comparado à dar um tiro no escuro. Você pode atingir o alvo ou não e, independente do resultado, não conseguirá mensurar o que houve de errado, quais fatores levaram à um erro ou mesmo ao sucesso.

Sem formas de mensurar seu desenvolvimento e toda a jornada desde o início da execução de um plano de ação até a sua conclusão, torna-se impossível coletar os dados necessários para que você possa replicar resultados positivos e potencializá-los, assim como corrigir problemas e aprender como evitá-los no futuro.

7. Cultive a inteligência emocional

A inteligência emocional pode não ser necessariamente um fator presente em grandes nomes de sucesso, mas é um fator que certamente ajuda – e muito – novos empreendedores a lidar com aqueles ao seu redor e, inclusive, consigo mesmo.

De acordo com a filosofia Ikigai, a inteligência emocional é a competência responsável por parte da capacidade de liderança e do sucesso, sendo esta a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e o de outras pessoas, sabendo lidar com eles.

Basicamente, inteligência emocional é o que te ajuda a não tomar ações impulsivas carregadas principalmente por fortes emoções e poucos dados, assim como a entender como acontecimentos ao seu redor afetam você e como você pode afetar outras pessoas.

A inteligência emocional pode, de acordo com Daniel Goleman, ser categorizada em cinco habilidades, são elas:

  • Autoconhecimento emocional: reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;
  • Controle emocional: lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação;
  • Automotivação: a capacidade de direcionar suas próprias emoções para atingir objetivos pessoais;
  • Reconhecimento de emoções em outras pessoas: empatia de sentimentos;
  • Habilidade em relacionamentos interpessoais: capacidade de interagir com demais indivíduos usando competências sociais.

Dentre as mesmas, as três primeiras são habilidades intrapessoais, de autoconhecimento, e as duas últimas, interpessoais. Todas elas são absolutamente críticas para uma mentalidade de sucesso.

8. Tire tempo para descansar

Pode parecer contraprodutivo, mas o fato é que trabalhar exaustivamente com o objetivo de atingir sucesso pode causar exatamente os resultados opostos, gerando frustrações, um maior número de erros, deslizes emocionais e mais.

Retomamos a importância de estabelecer metas com prazos que façam sentido e que, principalmente, comportem tempo para que você possa meditar e descansar.

De acordo com um estudo da Sleep Foundation, por exemplo, adultos precisam de 7 a 9 horas de sono por dia e, quando este equilíbrio é quebrado, problemas sérios de saúde podem começar a surgir, e você pode ter certeza que eles vão afetar seu desempenho, como:

  • Surtos de atenção;
  • Menor capacidade cognitiva;
  • Reações mais lentas;
  • Perda de equilíbrio emocional;

Assim como fatores ainda mais perigosos para aqueles que não conseguem entrar em um ritmo saudável:

  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Doenças do coração;
  • Ataques cardíacos;
  • Falta de saúde mental;

E muito mais. Portanto, lembre-se que atingir seus objetivos é importante, mas não à custo de sua própria saúde ou daqueles que você coordena.

Comece a desenvolver uma mentalidade de sucesso

Como mencionamos anteriormente, este tipo de mudança não ocorre da noite para o dia, você não conseguirá após a conclusão deste artigo alterar todos os seus padrões de comportamento e incorporar todos os fatores cruciais para uma mentalidade de sucesso no seu dia a dia.

Todavia, o primeiro passo para qualquer mudança é obter o conhecimento necessário do que precisa ser trabalhado para que ela possa, de fato, acontecer.

Comece a dar os primeiros passos buscando entender como você pode potencializar os seus pontos fortes e, sempre que necessário, faça cursos ou treinamentos para ajudá-lo a superar seus pontos fracos!

Aqui no Meets sempre procuramos desenvolver essa mentalidade de sucesso. Seja em nossa equipe seja com nossos parceiros de negócios. Abra uma conta agora gratuitamente e teste nossa metodologia e ferramenta.

Coloque seu coração, mente e alma até mesmo nas menores coisas que você fizer. Esse é o segredo para uma mentalidade de sucesso.

Tavares

Tavares

Deixe seu comentário

Posts Recentes

Sobre nós

O Meets foi concebido para tornar as coisas simples e práticas. Ao permitir que você visualize todo o seu processo de vendas acompanhando as atividades certas a serem realizadas.

Siga-nos

Vídeo Tutorial

Comece com conta GRATUITA!

Nenhum cartão de crédito é necessário.
Ao clicar em “Cadastre-se”, você concorda com a nossa Política de Privacidade

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies. Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies necessários para o seu funcionamento . Ao fechar este banner, rolar esta página, clicar em um link ou continuar a navegar de outra forma, você concorda com o uso de cookies. Mais informações

As configurações de cookies neste site estão definidas para "permitir cookies" para oferecer a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, você estará concordando com isso.

Fechar