O que é automação de Marketing?

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Tempo de leitura: 5 minutos

Você conhece ou já ouviu falar sobre automação de Marketing? Sabe quais os benefícios e como implementar no seu negócio? Sabia que ele pode se integrar ao seu CRM? Ficou interessado e quer descobrir mais? Então continue acompanhando essa publicação!

A automação de Marketing está inteiramente ligada ao processo de utilização de tecnologias para automatizar e otimizar atividades relacionadas ao seu marketing. O objetivo da automação é deixar com que todo esse processo se torne simples, mas eficaz.

Os processos de Marketing estarão expressamente conectados às estratégias de Marketing necessárias para a aquisição de clientes e a nutrição de leads no funil de vendas

As ferramentas estarão conectadas ao uso dos meios sociais como as redes sociais, blogs, e-mail e sites.

Automação de Marketing. Meets

Automação de Marketing. Reprodução: www.pixabay.com

Como posso implantar a automação na minha empresa?

Se você deseja implantar a automação no seu negócio, é necessário entender alguns pontos importantes, como:

Iniciar com um planejamento, esse ponto é essencial para aplicar a automação de Marketing na sua empresa. Traçando uma estratégia, você deve se questionar o por que precisa das automações, quais as ações que irá implementar, quais os produtos que busca vender e se essas ações de Marketing não poderiam ser feitas de forma manual.

Além disso, se você identificou que precisa das aplicações necessárias, defina bem sua persona e busque entender a jornada do seu cliente dentro do funil de vendas.

Verifique também sua base de contatos, ela será imprescindível para coletar as informações importantes de seus leads, como cargo, localização, idade e área de atuação. 

Após seguir esses pontos adicionais, você já pode começar a produzir o conteúdo com o objetivo de atrair as leads interessados. A partir daí, você começa a construir seus fluxos e entregar conteúdos que chame seu consumidor, responda dúvidas e retenha as necessidades apresentadas. 

Invista em Marketing de Conteúdo para apresentar em suas publicações otimizações de SEO, postagens em redes sociais e criação de landing pages, objetivando a captura de leads e aumento da taxa de conversão. 

Por fim, treine sua equipe para conseguir se familiarizar com uma ferramenta responsável por essa automação. 

  • No Meets, conseguimos integrar o CRM a sua automação de Marketing, irei desenvolver mais sobre em um tópico do texto, porém se você se interessou, basta clicar aqui e iniciar agora um teste gratuito!

Inbound Marketing é o mesmo que automação de Marketing?

Você deve estar se questionando se Inbound Marketing se trata da mesma coisa de automação, mas deixa eu te explicar melhor. O Inbound Marketing está ligado à ação de estabelecer uma comunicação bilateral com o cliente, visando a atração de leads que possuem interesse. 

Já a automação de Marketing irá funcionar como um processo para aumentar o desempenho do Inbound Marketing, atendendo os leads e acelerando a comunicação.

Ferramentas para a automação de Marketing

Para conseguir agilizar e organizar sua automação, conte com ferramentas específicas que auxiliem com informações detalhadas e no processo de vendas. 

Elas serão necessárias para a atribuição do status da lead, o monitoramento da lead, a criação de relatórios sobre o funil de vendas e o trabalho com a segmentação da base para coletar os dados e buscar o gatilho inteligente da lead.

Além disso, essas ferramentas conseguirão trabalhar com os fluxos de automação, responsáveis pela nutrição da lead, ativação, abandono e o pós-venda.

Benefícios da automação de Marketing

Agora que sabemos mais um pouco sobre o que e como implantar, se atente também aos benefícios que a automação de Marketing trará para seu processo de venda. 

O primeiro e mais claro objetivo de implementar a automação de Marketing no seu negócio está diretamente ligado a eficácia que seu funil irá apresentar. A partir da aplicação da automação em sua empresa, o seu funil de vendas irá trabalhar da melhor forma possível e gerar mais resultados. Essa perspectiva só consegue ser estabelecida porque a automação consegue gerar mais vendas a partir de aproveitamentos e aprimoramentos dos seus recursos.

O segundo benefício apresentado a partir da aplicação da automação no seu negócio está relacionado à integração da sua equipe. Após a automação, as atividades estarão conectadas a um único sistema que será responsável por armazenar dados e históricos em um único local. As equipes de Marketing e Vendas conseguirão ter acesso mais facilitado às tarefas correspondentes, ligadas, principalmente, sobre a evolução da lead no funil. 

O terceiro benefício está ligado à redução do CAC (Custo de Aquisição de Clientes). Com o uso da automação, o CAC se tornará mais baixo em razão da automatização de processos. Os custos são diluídos e o valor final da aquisição será reduzido.

O quarto benefício se relaciona ao aumento do ticket médio. A partir do amadurecimento dos leads ao longo do funil, o cliente investe mais nas soluções da sua empresa.

Por fim, o quarto e último benefício está conectado ao ganho de produtividade que sua equipe irá obter. Com a automação, seu time não irá perder tempo monitorando cada ação de qualquer lead para a criação de um e-mail. A automação cuidará dessa parte e distribuirá e-mails em massa que podem ser replicados para diversas leads.

Qual a relação do CRM com a automação de Marketing?

Você sabia que o CRM está diretamente ligado a ação de integração na automação de Marketing?

Com o CRM, há um aumento da entrega das leads para as vendas, automatizando a aplicação dos dados da lead e seu histórico, informações importantes para o vendedor. 

A junção das duas estratégias só trará uma maior eficiência e produtividade, aumentará a experiência do cliente e elevará cada vez mais o aumento nas vendas da sua empresa. Além disso, a equipe de vendas e Marketing trabalharão em conjunto e obterão acesso às mesmas informações, estratégia importante para reduzir o desperdício de mensagens valiosas.

No Meets, um CRM integrado, entregamos vários processos internos de automação. Estendemos também para práticas valiosas, como o recebimento de uma lead, o aumento do fluxo de cadência e o envio direcionado para outras conexões. 

Também trabalhamos com gatilhos inteligentes, tudo baseado no comportamento da lead, visto desde o cadastramento do cliente, passando pela conquista ou perda de uma oportunidade, até a alteração de uma tag ou etapa. Ademais, habilitamos atividades automatizadas que desenvolvem o envio de e-mails marketing em massa. 

Você já consegue gerenciar suas leads? Consegue ver o retorno esperado na aplicação de investimentos para anúncios? Você não está jogando fora seu dinheiro com anúncios? 

Que tal analisar melhor a situação do seu negócio e investir sua renda no lugar certo? Conheça agora o Meets CRM e faça já um teste!

CRM e automação de Marketing. Meets

CRM e Automação de Marketing. Reprodução: www.freepik.com

3 dicas de como aplicar a automação de Marketing

Para aplicar boas estratégias na automação de Marketing, é imprescindível começar focando em conteúdos dinâmicos, responsável por impulsionar a interação direta com suas leads. Procure se basear no comportamento do seu público e desenvolva uma experiência ainda mais personalizada. 

Outrossim, procure entender seu público para criar conteúdo relevante. Comece investindo em materiais ricos como e-books e infográficos, para isso é importante mostrar que possui autoridade sobre o assunto e que está apostando no seu Marketing de Conteúdo para a entrega de materiais. É imprescindível que, para isso, você diversifique os canais, focando em estratégias de redes sociais, vídeos e blogs. 

A minha última dica está conectada ao cuidado que você deve obter sobre seu funil para conseguir nutrí-lo de forma progressiva. Implante estratégias para que a lead se torne um cliente efetivo, aproveite para apostar no envio de e-mails, nas práticas que detalham o seu produto/serviço e na solução para as necessidades/dores do seu consumidor.

  • Estatísticas comprovam que quem aposta na nutrição de leads consegue gerar 50% a mais de leads qualificados para vendas, ao invés de 33% em relação a outros recursos que possuem um custo menor. 

DICA EXTRA: Após a identificação da lead, agilize seu atendimento para aumentar sua taxa de conversão. Quanto mais rápido o contato, mais eficaz se torna a conversão do consumidor! 

  • Se você deseja saber quais são as ferramentas de atendimento e como elas são necessárias para a fidelização do seu cliente, basta clicar aqui e conferir um post especial no Blog do Meets sobre esse assunto importantíssimo para o seu negócio! 

Compreendeu mais um pouco sobre automação?

Consegui entender mais um pouco sobre a automação de Marketing, seus benefícios, como implantar e a sua importância para integração junto ao CRM?

Agora é o momento de preparar sua empresa para a automação, explicar os benefícios e utilizar as dicas para tornar esse processo ainda mais valorizado.

Não se esqueça de estudar seu público, entender seu funil de vendas e gerenciar suas leads, para isso conte com a ajuda de um CRM.

Ainda não possui um CRM adaptado e com bom suporte? Está pronto para investir em um que irá dar retorno positivo para sua empresa, ajudará os colaboradores e dará um foco maior na sua comunicação com o cliente, além de trabalhar com gatilhos inteligentes e históricos de consumidores? Que tal testar o Meets

Carol Rodrigues

Carol Rodrigues

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