O novo clima organizacional nas empresas

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Clima organizacional
Tempo de leitura: 5 minutos

O novo clima organizacional nas empresas

O ano de 2020 tem sido realmente desafiador para negócios ao redor do mundo devido ao enorme impacto econômico causado pela pandemia do Coronavírus (Covid-19) e o recesso comercial provocado por ordens de distanciamento social para a proteção da população.

A prioridade número um em tempos como este é, definitivamente, a saúde da população. Entretanto, o que acontece com as empresas nestes tempos incertos e como essas mudanças drásticas e imediatas não vistas no Brasil há anos impactam o clima organizacional no país e no mundo.

Neste artigo, falamos sobre o novo clima organizacional e como este período pode realmente se tornar um divisor de águas para o comportamento de empresas e o mercado de trabalho como um todo.

Mudanças no clima organizacional no Brasil e no mundo

Já é possível notar o impacto dessas mudanças em gigantes internacionais, como o Twitter, Facebook, Google, Apple, entre outras empresas.

No dia 12 de Maio, o Twitter anunciou que permitiria que a maior parte de seus funcionários trabalhassem de casa permanentemente, tendo determinado em Março que todos empregados ao redor do mundo deveriam trabalhar de casa devido à pandemia.

Já o Facebook e Google adiaram o retorno aos escritórios até o final de 2020. Inclusive, Mark Zuckerberg – fundador do Facebook – informou em Abril que a empresa estaria cancelando todos os grandes eventos presenciais planejados com 50 ou mais pessoas até Junho de 2021.

Vale ressaltar ainda que, no momento da escrita deste conteúdo (Junho de 2020), a pandemia do coronavírus ainda se encontra ativa em diversos países ao redor do mundo, tendo os Estados Unidos como principal foco e, em segundo lugar, o Brasil – como apontam os dados de rastreamento apresentados pelo Google.

No Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pela Hibou, empresa de monitoramento de mercado e consumo, apenas 59.9% dos brasileiros afirmam estarem conseguindo trabalhar home office.

Dessas pessoas, após 41.6% tentaram ou estão ativamente usando novas ferramentas de produtividade, assim como as principais ferramentas para trabalhar em casa.

Entretanto, não há como ignorar o fato de que diversos negócios não conseguiram se adaptar à esta modalidade de trabalho e, inclusive, tiveram de fechar as suas portas pelo menos durante todo este período de quarentena.

Levando isso em consideração, assim como o número de empresas tentando se adequar ao trabalho remoto, é inegável perceber como o clima organizacional mudou e, inclusive, como os próprios funcionários e consumidores reconhecem marcas e negócios que estão tomando atitudes em prol da saúde e prevenção do alastramento desta pandemia.

Eventualmente, com as medidas certas, espera-se ser possível evitar que esta pandemia se torne uma endemia no Brasil. Entretanto, a marca deixada pela mesma não deve desaparecer e por isso você deve conhecer os principais desafios, vantagens e desvantagens deste novo clima organizacional.

Principais desafios do novo clima organizacional

Migrar para o trabalho remoto em uma empresa que nunca atuou dessa forma pode ser extremamente desafiador. Impactos na produtividade e resultados são esperados e, claro, não há como negar o fato de que seus próprios clientes estão menos propensos à compras por impulso.

Por isso, é importante focar em alguns elementos-chave para mitigar as dificuldades impostas por este desafio e perpetuar um clima organizacional saudável, satisfatório para seus funcionários e clientes.

Fortalecer a liderança e reforçar o trabalho em equipe

Liderar uma equipe à distância é significativamente diferente que trabalhar em um escritório físico.

Aqui, é necessário redobrar a confiança na capacidade de cada funcionário, delegar tarefas de forma que os mesmos não fiquem sobrecarregados, mensurar o desempenho através de ferramentas profissionais e manter o alto padrão de qualidade oferecido por seu negócio.

É exatamente por isso que ferramentas para trabalhar em casa, como plataformas de gestão de projetos, sistemas de gestão de relacionamento com clientes – como o próprio Meets CRM – e soluções para comunicação remota são tão importantes neste momento.

Será exatamente através destes meios que você poderá liderar, administrar e manter o trabalho de sua equipe organizado independentemente de funcionários estarem no escritório de sua empresa ou em qualquer outro local.

A dinâmica de trabalho é significativamente diferente e, por isso, é importante manter manter seu trabalho organizado e estruturado para que o clima organizacional seja satisfatório e não cause ainda mais ansiedade aos seus colaboradores.

Estabelecer metas realísticas para este momento

Independente de seu nicho de mercado ou mesmo que sua empresa já trabalhasse remotamente mesmo antes deste momento, não há como negar que seus resultados serão impactados agora – e depois.

Metas são importantes, mas elas também são um grande foco de pressão para funcionários e por isso, em prol de manter um bom clima organizacional, é importante estabelecer metas realísticas e compreender que 2020 é um ano para sustentar e tentar fortalecer seu negócio, mas dificilmente conseguirá fazê-lo crescer.

Além disso, é muito importante compreender que a pandemia do Covid-19 pode não ser a última que você e sua empresa terão de enfrentar.

Por isso, aproveite este momento para se preparar e aprender exatamente o que fazer para mitigar os danos causados pela mesma.

O enorme impacto desta pandemia pode ser, em grande parte, atribuído à falta de preparo em diferentes níveis administrativos, não exclusivos ao setor de saúde, mas envolvendo também essencialmente todo o mercado e, por isso, este é um momento de refletir, planejar e se preparar para corrigir as vulnerabilidades de seu próprio negócio em relação à fatores externos.

Equilibrar a resposta de seu negócio para múltiplas dimensões

Assim como apresentamos neste conteúdo sobre como administrar seus negócios durante a pós a crise do coronavírus, para manter um clima organizacional saudável e produtivo, é importante equilibrar a sua resposta para múltiplas dimensões, sendo elas:

  • Comunicação interna;
  • Centralização e distribuição de informações;
  • Políticas de viagens;
  • Políticas de trabalho remoto;
  • Estabilização de sua cadeia de suprimentos;
  • Previsão e acompanhamento de resultados e suas flutuações;

Faça pesquisas internas, verifique a satisfação de seus colaboradores, meça o nível de ansiedade geral, tenha empatia para alterar processos e realizar mudanças de acordo com as necessidades de suas equipes como um todo.

Além disso, é muito importante buscar fontes alternativas e trabalhar em proximidade com seus fornecedores para buscar soluções imediatas ou pelo menos realizar um planejamento diferenciado e sustentável para manter sua cadeia de suprimentos.

Vale reforçar que uma crise como esta não implica imunidade ao gerenciamento de desempenho. O mercado julgará quais negócios gerenciaram o desafio com mais eficiência, juntamente aos seus colaboradores.

clima organizacional da empresa

Vantagens e desvantagens do novo clima organizacional

Finalmente, podemos falar sobre quais são as principais vantagens e desvantagens relacionadas à este momento de transição. Confira:

Vantagens

Apesar dos desafios gerados, não há como deixar de reconhecer algumas vantagens impostas por este novo clima organizacional.

Devido à necessidade de empatia e esforços direcionados à estruturação da comunicação interna, é possível notar um fortalecimento no relacionamento entre colaboradores, gestores e equipes como um todo.

O senso de propósito é diretamente impactado e cada colaborador consegue perceber como seu trabalho afeta o desempenho da empresa e de seus integrantes.

Além disso, como apresentado pela mesma pesquisa da Hibou, 90.5% dos consumidores afirmam que, no futuro, darão preferência a marcas que tomam medidas relevantes neste momento.

Por isso, este é o momento de fortalecer seu negócio, melhorar o clima organizacional e humanizar o trabalho tanto para mitigar os danos quanto para manter a boa reputação de seu negócio.

Desvantagens

Não há como negar que este momento de transição pede por diversas mudanças e, naturalmente, tais mudanças podem representar custos ou insatisfação por parte de seus colaboradores, impactando diretamente o ambiente de trabalho – remoto ou presencial.

Inevitavelmente, empresas que não estavam em um momento de alta e não tinham uma forte estrutura financeira para suportar o impacto dessa crise terá de empregar ações como a demissão de funcionários, cortes de custos, entre outras mudanças que abalam significativamente o desempenho da empresa como o todo e, consequentemente, o clima organizacional.

Entretanto, por mais que isso seja um ponto extremamente negativo – especialmente para todos negócios e colaboradores afetados -, não há como negar que este é um momento oportuno para empresas reformularem a sua estrutura, identificarem cargos-chave e se prepararem para retornar com ainda mais força após este momento.

Está pronto para aderir ao novo clima organizacional?

O que o seu negócio está fazendo para mitigar os danos gerados por este momento de crise e como você está trabalhando para melhorar o ambiente de trabalho para todos os seus colaboradores?

Considere os pontos-chave apresentados neste conteúdo e estruture seu trabalho da melhor forma possível, estabelecendo metas realísticas, otimizando a comunicação e acompanhamento do trabalho de sua equipe e fortalecendo  o relacionamento com o cliente.

Para isso, não deixe de usar serviços e tecnologias projetadas para ajudá-lo neste momento de transição, de forma que você possa manter a produtividade no trabalho e otimizar processos internos.

Tavares

Tavares

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