Melhores músicas para trabalhar e aumentar sua produtividade

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
meets crm produtividade
Tempo de leitura: 6 minutos

Veja aqui as melhores músicas para trabalhar . As distrações são um grande problema quando o assunto é tentar aumentar sua produtividade, seja para os estudos ou até mesmo em seu horário de trabalho.

Especialmente com o livre acesso à internet e aos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, pode ser difícil resistir a tentação de passar um tempo nas redes sociais ou conversando com amigos e familiares.

Além da internet, ruídos e barulhos em seu ambiente de trabalho ou estudo podem realmente impedir que você tenha foco e dedique toda a sua atenção ao que está fazendo.

Felizmente, existe uma forma realmente simples de eliminar estes tipos de ruídos e até mesmo de evitar que seus pensamentos derivem da atividade em questão: ouvir músicas para trabalhar.

Conheça os melhores tipos de músicas para trabalhar e experimente esta técnica simples para aumentar sua produtividade no dia a dia.

Músicas realmente podem aumentar a produtividade?

É bem possível que você esteja cético sobre a ideia de que ouvir músicas realmente possa fazer qualquer diferença em seu desempenho enquanto executando tarefas.

De acordo com uma pesquisa apresentada em forma de infográfico, realizada pela WebFX, 61% dos trabalhadores escutam música no trabalho e 90% destes apresentaram melhorias em seu desempenho enquanto ouvindo música.

Inclusive, a pesquisa também aponta que 88% dos funcionários que trabalham ouvindo música produzem resultados mais precisos e de melhor qualidade.

A ciência explica que o principal fator que relaciona músicas ao seu comportamento é a produção de dopamina, uma das substâncias que transmitem a sensação de satisfação e prazer, como quando você come seu alimento predileto, por exemplo.

Cuidado ao escolher suas músicas para trabalhar

Para que entenda os tipos de músicas que apresentaremos logo mais, é importante entender que não é todo tipo de música que poderá afetar sua produtividade positivamente e, na verdade, existem músicas que têm mais chances de atrapalhar sua concentração.

Evite músicas com vocais ou letras que você conhece

Quando você conhece a letra de uma música ou ouve músicas em uma língua que domina, seja em português, inglês ou em qualquer outra, é possível que parte de sua atenção seja direcionada para a própria letra da música, especialmente se você é o tipo de pessoa que gosta de cantar, assobiar ou cantarolar.

Por isso, evitar músicas com vocais é uma boa estratégia para certificar-se que não está perdendo foco na atividade em questão.

Evite músicas que você realmente adora

Ouvir suas músicas favoritas é algo que tende a aumentar significativamente a produção de dopamina e, na verdade, o excesso de dopamina tende a trazer o resultado oposto ao esperado, ou seja, poderá diminuir sua capacidade de manter o foco.

De forma semelhante ao que já mencionamos sobre músicas com letras marcantes e que você gosta de cantar, ouvir suas músicas favoritas é algo que tem grandes chances de desviar sua atenção, fazendo que comece a querer fazer coisas como bater o pé no ritmo da música, balançar a cabeça ou até mesmo dançar.

Busque músicas calmas e leves

Nossa última dica sobre os cuidados que deve ter antes de sugerimos as melhores músicas para trabalhar é: evite músicas ou gêneros muito agitados.

É claro que tudo dependerá de seu tipo de trabalho, mas normalmente ouvir músicas mais calmas e sem vocais poderá ajudá-lo a manter-se concentrado e até mesmo melhorar seu processo criativo.

Enquanto isso, gêneros mais pesados e agitados como heavy metal ou hard rock podem ser uma alternativa melhor para atividades que pedem mais esforço físico. Inclusive, estes gêneros são muito populares para quem pratica exercícios físicos ou treina em academias, por exemplo.

5 melhores tipos de músicas para trabalhar

Agora que você sabe quais tipos de música é bom evitar quando o objetivo é estimular sua criatividade e aumentar a produtividade, podemos apresentar gêneros que irão ajudá-lo e onde você pode ouvi-los.

1. Música clássica

O primeiro gênero de música que realmente pode ajudá-lo a se concentrar são as músicas clássicas, como Mozzart, Beethoven, Bach, Vivaldi, entre outros compositores.

Este gênero é uma das escolhas mais óbvias, especialmente considerando a ausência de vocais. Assim, você poderá aproveitar a genialidade das composições enquanto se concentra e evita distrações externas como ruídos ou barulhos.

2. Trilhas sonoras

Trilhas sonoras cinematográficas ou até mesmo de jogos também são consideradas um dos melhores tipos de músicas para trabalhar. Da mesma forma que nas músicas clássicas, este é um gênero que frequentemente não apresenta vocais e ainda, muitas vezes, é orquestrado.

Músicas de filmes como o Senhor dos Anéis, O Poderoso Chefão ou de jogos como World of Warcraft, Halo e Assassin’s Creed são excelentes opções, mesmo que você não tenha assistido aos filmes ou goste de jogos.

3. Sons da natureza

Pode parecer estranho apresentar sons da natureza como possíveis músicas para trabalhar e aumentar sua produtividade, mas a verdade é que gravações de sons como chuvas, águas correntes de rios, ondas do oceano, canto de pássaros ou o som do vento nas árvores têm grandes chances de mantê-lo imerso na atividade que está executando.

Em contraste ao tipo de barulho comum em um ambiente de trabalho, como telefones, buzinas de carros ou um grande movimento de pessoas, este tipo de áudio é capaz de levá-lo para um ambiente mais ameno e, inclusive, pode diminuir seus níveis de stress.

4. Músicas acústicas

Uma excelente opção para quem gosta de gêneros um pouco mais pesados e agitados é buscar por versões acústicas das músicas em questão. Muitas vezes substituir instrumentos como guitarras elétricas ou teclados por pianos, violões e violinos pode ser o suficiente para diminuir o nível de ruído de uma composição.

Além disso, frequentemente versões, adaptações ou covers acústicos de composições tendem a ser mais amenas e, mesmo que isso mude o resultado final, é bem provável que você continue a gostar das mesmas músicas nessa versão.

5. Músicas instrumentais

Por fim, existem diversos tipos de gêneros musicais que tendem a apresentar apenas composições instrumentais, sem vocais que podem distraí-lo. Algumas opções de gêneros que você pode explorar e identificar de acordo com seus gostos são:

  • Lo-fi
  • Synthwave
  • Jazz instrumental
  • Binaural Beats
  • Lounge
  • Chillstep
  • Indie ou Folk instrumental

São realmente dezenas de gêneros e classificações musicais que você pode incluir em sua lista de reprodução para aumentar a produtividade enquanto trabalha.

Onde ouvir as melhores músicas para trabalhar?

Como não queremos que saia do artigo sem indicações mais concretas, podemos recomendar plataformas de transmissão que você pode usar para encontrar músicas de todos os gêneros e estilos mencionados acima.

Spotify

A primeira sugestão não poderia ser outra senão o Spotify – uma das maiores plataformas de streaming de música no mundo.

Você pode utilizá-lo gratuitamente (com anúncios) ou pagar por uma assinatura que remove qualquer tipo de anúncio e te garante acesso ilimitado à todas as músicas disponíveis no Spotify.

Além disso, na ferramenta você ainda pode explorar diversas listas de reprodução prontas para os mais variados estilos. Aqui, recomendamos que conheça as músicas disponíveis nas categorias Foco, Clássico, Seu Astral, Para Dormir, Relax, Bem-estar.

Temos certeza que encontrará músicas de seu agrado dentro destas seleções na seção de Gêneroes e Momentos do navegador do Spotify.

YouTube

Além do Spotify, é claro que você também pode utilizar o próprio YouTube para pesquisar por suas músicas e gêneros favoritos e até mesmo criar suas listas de reprodução na maior rede de vídeos do mundo.

Além disso, hoje você também já pode encontrar transmissões ao vivo que funcionam essencialmente como rádios. Um exemplo extremamente popular e que inclusive toca um gênero de música ideal para trabalhar é a rádio Lo-fi hip hop.

Estas rádios normalmente ficam ativas 24 horas por diversos dias. O único problema que você deve considerar aqui é que o carregamento de vídeos e assistir transmissões ao vivo pode atrapalhar a conexão de seus colegas de trabalho ou, no caso de pacotes de redes limitados (como de smartphones), consumi-lo rapidamente.

Levando isso em consideração, o YouTube realmente só é recomendado caso possua uma rede ilimitada, de altíssima qualidade e possa garantir que os vídeos não irão atrapalhar o desempenho de seus colegas na empresa.

Apple Music

Se você possui dispositivos da Apple, também pode utilizar o próprio aplicativo Apple Music para criar suas listas de reprodução e encontrar diversos gêneros dentro da plataforma.

Como a própria página oficial apresenta, são mais de 60 milhões de trilhas disponíveis e, dentre elas, certamente você conseguirá encontrar múltiplos artistas, bandas e músicos que oferecem músicas para trabalhar.

Gostou de conhecer as melhores músicas para trabalhar?

Esperamos que este artigo tenha apresentado boas dicas e que você tenha encontrado plataforma, gênero ou ritmo ideal para ouvir enquanto executa suas tarefas no dia a dia.

Lembre-se, a maioria das ferramentas também te permite criar sua própria lista de reprodução, então não esqueça de marcar as músicas ou vídeos que gosta para que possa ouvi-los novamente.

Aumentar sua produtividade e de sua equipe de vendas é um dos nossos focos aqui na Meets e, além de conteúdos como este, também oferecemos uma ferramenta capaz de impactar significativamente seu desempenho, conheça nossas soluções!

Tavares

Tavares

Deixe seu comentário

Posts Recentes

Sobre nós

O Meets foi concebido para tornar as coisas simples e práticas. Ao permitir que você visualize todo o seu processo de vendas acompanhando as atividades certas a serem realizadas.

Siga-nos

Vídeo Tutorial

Comece com conta GRATUITA!

Nenhum cartão de crédito é necessário.
Ao clicar em “Cadastre-se”, você concorda com a nossa Política de Privacidade

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies. Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies necessários para o seu funcionamento e necessários para atingir os objetivos ilustrados na política de cookies. Se você quiser saber mais ou retirar seu consentimento para todos ou alguns dos cookies, consulte a política de cookies . Ao fechar este banner, rolar esta página, clicar em um link ou continuar a navegar de outra forma, você concorda com o uso de cookies. Mais informações

As configurações de cookies neste site estão definidas para "permitir cookies" para oferecer a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, você estará concordando com isso.

Fechar