Inteligência artificial na experiência do cliente!

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Tempo de leitura: 6 minutos

Você conhece a Inteligência Artificial (IA)? Sabe como ela pode te auxiliar na entrega de um atendimento satisfatório na experiência do cliente? Quer descobrir mais e aplicar na sua empresa para extrair diversos benefícios? Então continue acompanhando esse post incrível que o Meets preparou para você!

Segundo dados, a IA vem crescendo no Brasil e até 2030, a aplicação dessa tecnologia movimentará US $15 trilhões mundialmente. A tecnologia irá impulsionar a economia de países latino-americanos, como o Brasil, Argentina, Colômbia e Chile.

A IA, conhecida como Inteligência Artificial, é uma extensão da ciência da computação que se debruça na criação de dispositivos capazes de simular competências humanas, como raciocinar, resolver problemas e conversar com pessoas. Eles são impulsionados graças ao desenvolvimento da tecnologia, permitindo que novas funções sejam adicionadas a essa ciência.

Mas qual a importância da IA na minha empresa? Ela será responsável por automatizar tarefas, trabalhar na gestão de Recursos Humanos, analisar a performance de cada membro da equipe, e claro, melhorar a experiência do consumidor dentro do seu negócio.

Inteligência artificial. Meets
Inteligência Artificial. Reprodução: www.pixabay.com

O que é experiência do cliente?

A Experiência do Cliente, ou o Customer Experience (CX), é o conjunto de percepções que o consumidor obtém sobre a marca desde o momento em que descobre a mesma. O cliente passa por todas as etapas do funil — a partir do conhecimento da empresa até o momento final da venda e pós-venda — para buscar relevância na empresa e tornar-se um consumidor fidelizado. 

Segundo estatísticas obtidas sobre investimentos em CX, iniciativas na experiência do cliente potencializam dobrar sua receita em 36 meses

Portanto, aplicar a experiência do cliente na sua empresa irá agregar valores e aumentar a estratégia de propagação da sua marca, graças ao cliente fidelizado. 

Como posso melhorar?

Para melhorar a sua experiência com o cliente, você deve inicialmente fazer uso das tecnologias disponíveis para a implantação na sua empresa. Utilize-a da melhor maneira para conseguir mapear processos e disponibilizar produtos/serviços na Internet.

É necessário se atentar ao mapeamento da jornada do seu cliente. Estude a jornada que o consumidor percorre dentro do seu funil, busque entender como ele interage com sua marca, quais canais ele utilizou para isso e quais geram mais conversões. Analise e melhore, caso necessário, os processos para aumentar o nível de satisfação do cliente e conseguir estabelecer um bom relacionamento no pós-venda. 

Sugerimos também que você converse com sua área de Comunicação e Marketing para trabalhar o engajamento em redes sociais, o meio digital e a comunicabilidade por meios como Instagram, Youtube e Facebook ajudará a proporcionar uma verificação da marca no pós-venda, apresentando também promoções e cupons da sua empresa para o público.


Disponibilize diversos canais de atendimento. Para uma boa experiência, invista em canais de comunicação que possam estar a serviço do consumidor, aposte em SAC, chatbots, WhatsApp e até mesmo e-mail. Invista em uma experiência omnichannel, ela irá melhorar diversas opções de atendimento para que os canais também possam conversar entre si e tornar a comunicabilidade mais fluida e ágil.

  • No Meets, disponibilizamos os canais omnichannel adequados para o seu negócio, entre agora em contato conosco ou faça já um teste gratuito!

Ofereça também uma experiência mais humanizada e um atendimento personalizado. Entregue a seu cliente uma experiência mais aberta a ouvir, trate-o com empatia e respeito, além de assegurar um atendimento mais exclusivo e mais célere.

Ademais, capacite sua equipe para que sua empresa possa apresentar ao cliente uma cultura focada na boa experiência. Estude com eles as possíveis dores/necessidades, os desejos que serão encontrados e os comportamentos que devem ser aplicados. Preze também por um foco em experiências endomarketing, dessa forma seus colaboradores também se manterão alinhados a empresa e criando um clima agradável na organização.

Experiência do Cliente. Meets
Experiência do Cliente. Reprodução: www.freepik.com

Benefícios da Inteligência artificial no seu negócio

A IA proporciona diversos benefícios para o seu negócio que ajudam a impulsionar o desempenho da empresa, são eles:

  1. Otimização na comunicação: A IA consegue melhorar a comunicação interna e externa da sua empresa, enriquecendo o tempo de trabalho, reduzindo possíveis falhas comunicacionais e potencializando a agilidade.
  1. Proteção contra ameaças virtuais: Sistemas IA irão trabalhar para evitar possíveis ataques virtuais que possam prejudicar a imagem da empresa ou roubar dados importantes. 
  1. Atendimento personalizado: Um sistema automatizado entregará um atendimento mais personalizado e com a cara da sua marca. Por conta das ferramentas, fica ainda mais fácil traçar o perfil do consumidor, armazenar dados e oferecer uma comunicação por canais omnichannel.
  1. Aumento de vendas: Com uma comunicação fluida na sua empresa, um atendimento personalizado oferecendo rapidez e uma segurança, a IA consegue ajudar a ampliar as vendas graças a coleta de dados e monitoramento de processos, além dos outros pontos já citados acima.
  1. Funcionamento ininterrupto: A IA tem uma estrutura programada para trabalhar 24 horas por 7 dias, controlada por máquinas, ela é bem mais fácil de ser automatizada.
  1. Precisão: A aplicação dessa tecnologia irá ampliar a precisão na sua empresa e diminuir a existência de falhas. Por conta dos algoritmos personalizados e a velocidade apresentada, esse ponto consegue ser bem trabalhado em uma IA.
  1. Imparcialidade: A máquina irá trabalhar independente de sentimentos mais “emotivos”, elas funcionarão de forma automática e lógica, tomando apenas decisões pré-estabelecidas.

Como a IA pode aumentar a experiência do cliente

Agora que já sabemos um pouco sobre a IA e a experiência do cliente, que tal unir-los para atuarem juntos na busca de melhores otimizações para oferecer ao seu consumidor.

Inicialmente, é válido observar que a IA atuando em conjunto com o CX irá começar a trabalhar no conhecimento ainda mais detalhado sobre seus consumidores. Mas como isso é possível? Na automação de coleta de dados dos seus clientes, a IA será capaz de processar as informações e fornecer evidências para rastrear o perfil do seu cliente ideal. Graças a IA, a empresa já conhece as necessidades/dores e exigências dos consumidores, entregando um atendimento ainda mais otimizado e eficaz.

O direcionamento dos consumidores de acordo com sua demanda e o suporte ao cliente também são estratégias da Inteligência Artificial para auxílio na experiência do cliente. As ferramentas usadas, como os Chatbots, personalizam e direcionam o consumidor para um agente humano caso precise resolver problemas mais complexos. O próprio bot já é capaz de atender consultas básicas e oferecer um serviço eficiente para o cliente.

E após tudo isso, ela irá aumentar a qualidade de seus serviços de atendimento. Aumentando a demanda e utilizando meios digitais, a IA irá otimizar atividades, como as de conversação, dialogando com o cliente por meio de um processamento em que a linguagem se torna mais natural e completa.

Como o CRM pode tornar a experiência do cliente junto a IA mais satisfatória

E como um CRM pode me ajudar a fazer com que esses dois fatores (IA e experiência do cliente) trabalhem juntos e integrem minha empresa?

Pois bem, graças ao CRM trabalhando em conjunto, você consegue uma maior fidelização de clientes, pois a ferramenta de CRM irá auxiliar na gestão, segmentação e armazenamento de dados e informações dos consumidores. O CRM também ajudará a analisar tendências, melhorias que precisam ser realizadas e gatilhos inteligentes. 

Haverá também um aumento na produtividade já que os colaboradores estarão dedicados a realização de atividades mais difíceis e a IA cuidará da parte robótica para atendimento personalizado para o cliente.

Você conseguirá reduzir erros e gastos graças a IA, ela não irá permitir que seu sistema perca recursos de armazenamentos importantes para sua empresa. Além disso, os gastos com TI irão diminuir e a equipe se tornará mais produtiva e prestará um serviço de atendimento praticamente livre de falhas. 


Sua empresa ainda não possui um CRM capaz de armazenar dados, aumentar seu fluxo de conversão, trabalhar com um excelente funil de vendas e conseguir atender demandas de atendimentos, principalmente, pelo WhatsApp? Será que você não está perdendo tempo e dinheiro investindo em algo que não te dará retorno? Que tal testar agora o Meets CRM? Faça um teste gratuito e tenha no seu negócio o CRM mais flexível e adaptável para seu empreendimento.

Conseguiu compreender melhor sobre IA e experiência do cliente?

Obteve o conhecimento necessário sobre IA, experiência do cliente e como eles podem funcionar melhor com a ajuda de um CRM?

Então estude bem os benefícios, pesquise e otimize a experiência do cliente na sua empresa. Não se esqueça que a fidelização, o armazenamento de dados e a melhoria da produtividade são pontos importantes que devem ser considerados no seu negócio após a aplicação da IA em conjunto com um CRM.

Lembre-se também de conhecer seu público-alvo e conversar com seus colaboradores sobre possíveis mudanças que possam ser realizadas. Ademais, contrate um CRM de qualidade para que tudo isso possa ficar ainda mais fluído e facilitado.

Ainda não possui o CRM adequado para sua empresa? Não consegue fidelizar clientes e melhorar seu atendimento? Perde os dados importantes? Não aplica as diferentes etapas do funil na sua lead? Então não perca mais tempo e conheça agora mesmo o Meets CRM e faça um teste grátis!

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Carol Rodrigues

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