Porque você precisa gerenciar o relacionamento com clientes

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Tempo de leitura: 5 minutos

Porque você precisa gerenciar o relacionamento com clientes

Gerenciar o relacionamento com clientes é algo que absolutamente todo tipo de negócio deve saber como fazer. Afinal, seja para um ecommerce, no varejo, em uma agência de marketing digital ou mesmo na indústria, vender se trata de estabelecer um relacionamento de confiança entre a empresa e o consumidor.

Se você ainda utiliza planilhas do Excel para acompanhar a performance de sua equipe de vendas ou se seus próprios representantes não são capazes de acompanhar cada etapa de uma negociação através de uma interface profissional, está na hora de conhecer como um sistema de CRM pode impactar seu desempenho.

Para que você entenda tudo sobre como gerenciar o relacionamento com seus clientes, confira nossas dicas, confira os benefícios e descubra porque vale a pena formular processos de vendas através de um funil bem estruturado.

O que significa gerenciar o relacionamento com cliente

De forma geral, processos de vendas normalmente requerem a comunicação entre sua equipe e os consumidores interessados em realizar uma compra.

Todo este processo envolve ações e tarefas como a solicitação do orçamento por parte do cliente, o envio da proposta, a cobrança de retorno do cliente, o acompanhamento e ações de pós-venda para negociações concretizadas, entre outras etapas.

Quanto mais complexo forem as vendas de seu negócio, como é o caso de negociações na indústria, mais importante será garantir que essas etapas possam ser rastreadas e executadas conforme esperado.

Gerenciar o relacionamento com clientes é exatamente isso:

Estruturar o contato de sua equipe com consumidores, de forma que possa mitigar perdas de oportunidade de negócios devido à falhas de comunicação – um dos problemas mais comuns e que deve ser resolvido imediatamente.

Para que você possa fazer isso através de uma interface estruturada e tenha acesso à ferramentas capazes de melhorar o desempenho de sua equipe, o ideal é deixar as planilhas de Excel de lado e começar a utilizar um CRM.

Porque você precisa de um CRM

Como o próprio nome já indica, do inglês, uma ferramenta de CRM existe exatamente para ajudá-lo a estruturar sua comunicação e gerenciar o relacionamento com clientes, além de te permitir cadastrar dados relevantes sobre cada lead em uma base estruturada e segmentada.

Através de recursos profissionais e automações, você poderá criar um funil de vendas e estabelecer quais são as ações e atividades que cada representante deve executar em uma negociação, otimizando-o ao máximo.

Um CRM é um sistema que pode ser compartilhado com todos os integrantes de sua equipe. Isso significa que você, como gestor, poderá rastrear o desempenho de cada vendedor, assim como relatórios gerais.

A diferença entre trabalhar com um sistema CRM e utilizar planilhas de Excel é enorme e, diferente do que muitos pensam, um CRM não é caro. Na verdade, existem soluções gratuitas – como o próprio Meets – que podem ajudá-lo a otimizar processos imediatamente.

Vantagens de gerenciar o relacionamento

Os benefícios desse processo não terminam apenas na possibilidade de estruturar sua comunicação, confira.

Personalizar a comunicação

Como mencionado anteriormente, sistemas de CRM te permitem armazenar todos os dados relevantes sobre seus leads em uma base organizada.

Dessa forma, torna-se possível, através de um atendimento de qualidade, identificar as preferências, necessidades, desafios e interesses de cada consumidor individualmente.

Alavanque estes dados para personalizar a comunicação e oferecer uma experiência de compra diferenciada. Isso te ajudará a aumentar os índices de satisfação com os serviços prestados, além de aumentar as chances de vendas.

Te permite qualificar leads

Qualificar leads é uma das maiores vantagens de se gerenciar o relacionamento com clientes. Afinal, dessa forma, você poderá identificar quais são os clientes em potencial cadastrados em sua base que têm mais chance de converter.

Além disso, trabalhar com bases segmentadas também impacta os resultados de suas campanhas de marketing, especialmente no e-mail marketing.

Isso porque, dessa forma, você poderá garantir que está direcionando recursos e esforços de forma eficiente ao enviar apenas conteúdo que seja relevante de acordo com o perfil e preferências de cada cliente.

Melhora a eficiência de sua equipe de vendas

Com um sistema de CRM, sua equipe é capaz de acompanhar todas as oportunidades a partir de um painel unificado.

Sistemas de CRM profissionais já disponibilizam aplicativos mobile para que vendedores possam rastrear suas atividades de onde estiverem.

E claro, a qualificação de leads, como falamos acima, ajuda sua equipe a direcionar recursos e perder menos tempo insistindo em oportunidades que esfriaram e apresentam poucas chances de fechamento.

Te ajuda a fidelizar clientes

E claro, se esforçar para gerenciar o relacionamento com clientes afeta significativamente suas chances de reter e fidelizar.

Aumentar sua retenção de clientes em apenas 5% pode representar um impacto de até 95% a mais de lucro em seu negócio – isso porque, em média, 80% do seu lucro vêm apenas de 20% de seus clientes – assim como aponta a Lei de Pareto quando aplicada à negócios.

É importante levar em consideração que o custo de aquisição de novos clientes é significativamente maior que o custo relacionado à estratégias de retenção, especialmente se contabilizar suas campanhas de marketing e outras estratégias de aquisição.

Assim, podemos afirmar que o ROI (retorno sobre investimento) de uma ferramenta para gerenciar o relacionamento com clientes é extremamente positivo – mais um motivo crítico para você investir.

Estrutura seu funil de vendas

Não poderíamos deixar de falar sobre um dos maiores benefícios: a possibilidade de criar e estruturar seu funil de vendas para que possa acompanhar toda a jornada do cliente desde o primeiro ponto de contato com sua empresa (no topo do funil) até a concretização de uma negociação (ao fundo do funil).

Um funil de vendas é um modelo estratégico que irá te ajudar no acompanhamento e qualificação de leads, assim como a otimizar seus processos de vendas para cada etapa de acordo com o posicionamento na jornada do cliente.

Essencialmente, as estratégias que se deve empregar no topo do funil – onde o cliente ainda não reconhece que possui um problema e que seu negócio é capaz de solucioná-lo – são diferentes das ações que sua equipe de vendas deve executar para finalizar uma compra, por exemplo.

Através da própria interface de seu sistema CRM, ficará fácil acompanhar este pipeline de vendas e rastrear tanto oportunidades novas quanto vendas em andamento ou processo de fechamento.

Trabalhe de forma integrada

Por fim, não podemos deixar de falar sobre como você pode potencializar seus resultados ainda mais através de integrações entre diversas soluções. 

Hoje, os melhores sistemas de CRM do mercado oferecem integração com plataformas paralelas – que te dão acesso à ainda mais automações e permitem elevar os patamares de eficiência da sua equipe de vendas, assim como a gestão.

Alguns exemplos de ferramentas e como elas atuam juntamente ao seu CRM são:

  • Ferramentas de e-mail marketing podem utilizar as listas de leads qualificados e segmentados armazenadas em seu CRM;
  • Ferramentas de atendimento ao cliente pode automaticamente enviar novos clientes em potencial e criar oportunidades em sua visão de funil de vendas;
  • Calendários digitais podem gerar lembretes e notificações para cada ação que sua equipe deve tomar;
  • Ferramentas analíticas para que você possa acompanhar relatórios detalhados e gerenciar sua equipe a partir de números concretos;

Para exemplificar, sua equipe pode atender um novo visitante através de uma ferramenta de chat online em sua página, identificar suas necessidades e interesses, recolher informações de contato como telefone e email para cadastrá-lo automaticamente na base de leads em seu CRM e enviar este endereço de e-mail diretamente para sua ferramenta de email marketing para que sejam feitos disparos segmentados.

Automatizar todo este procedimento economiza seu tempo e te permite focar em uma administração mais estratégica, além de te oferecer uma visão completa de seu desempenho e indicadores de performance (KPIs).

Portanto, não deixe de unir as forças de suas ferramentas para trabalhar de forma integrada e atingir o potencial máximo de cada solução.

Hora de começar a gerenciar o relacionamento com clientes

Agora que você sabe a diferença que faz estruturar sua comunicação e como um sistema de CRM pode ajudá-lo a otimizar os trabalhos de sua equipe, está na hora de tomar o primeiro passo e começar a avaliar a diferença na prática, em seu próprio negócio.

Para isso, que tal começar a utilizar o Meets gratuitamente? Com ele, você poderá configurar suas atividades e acompanhar oportunidades de negócios através de uma plataforma profissional que oferece integração com todas as ferramentas que você precisa.

Tavares

Tavares

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