Frases de vendas para WhatsApp: como criar e exemplo

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frase de vendas whatsapp
Tempo de leitura: 6 minutos

Frases de vendas para WhatsApp: como criar e exemplos

O WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação mais populares no Brasil. Hoje, é difícil encontrar alguém que não o tenha instalado em seu smartphone, mesmo que não o use com frequência.

Isso porque, além de servir como um app de mensagens para conversar com amigos e familiares, o aplicativo já conquistou grande espaço entre empresas e negócios de diferentes nichos, servindo inclusive para comunicação interna ou entre parceiros.

Considerando isso, podemos dizer com certeza que grande parte dos seus clientes brasileiros estão no WhatsApp e, caso queira usá-lo como um canal de atendimento e vendas, preparamos dicas de frases de vendas e outras integrações que podem potencializar seus resultados.

Além disso, se esse é o seu objetivo, o recomendado é usar a versão para negócios do aplicativo – o WhatsApp Business, conheça melhor abaixo.

O que é WhatsApp Business?

Como mencionado, o WhatsApp Business é a versão para negócios do aplicativo de mensagens, projetado para atender negócios que pretendem usá-lo como canal de atendimento e vendas.

Nele, é possível criar um perfil comercial, incluindo não apenas o telefone de sua empresa, mas também dados como endereço, descrição da empresa, e-mail e até mesmo um link direto para o seu site.

Dentre os recursos exclusivos do WhatsApp Business, em comparação à versão padrão do aplicativo, podemos destacar:

  • Atalhos para respostas pré-configuradas;
  • Etiquetas para classificar contatos;
  • Mensagens automáticas.

Para você que está atrás de frases de vendas para WhatsApp, o recurso de respostas pré-configuradas é exatamente a opção ideal para seu negócio.

WhatsApp Business - frases de vendas

Como criar frases de vendas no WhatsApp Business?

Criar respostas rápidas no WhatsApp Business é realmente simples, basta seguir os passos abaixo para encontrar como configurá-las dentro da versão para negócios do app.

Primeiramente, acesse a tela de configurações e então toque em Configurações da empresa, como demonstrado na imagem a seguir.

Na tela seguinte, basta clicar em Respostas rápidas.

O aplicativo já vem configurado com uma resposta rápida padrão, que pode ser usada a partir da digitação do comando “/obrigado”. A mensagem deste comando pode ser editada e, para criar novas respostas rápidas, basta clicar no sinal de “+”, escolher a palavra de atalho após a barra e criar a frase que será enviada.

Frases para vendas e atendimento no WhatsApp

Abaixo, preparamos uma lista de ideias e frases que você pode usar tanto nas respostas prontas quanto para melhorar a qualidade do atendimento ao cliente no aplicativo.

Frases de vendas

Existem diversos tipos de frases que você pode usar para vender no WhatsApp. Separamos diversos exemplos que podem ajudá-lo dependendo do tipo de ação e estratégia que você está empregando em seu negócio:

  • Olá, tudo bem? Nós da [nome da empresa] estamos oferecendo um cupom de desconto de [X%] por um período limitado para comemorar o dia das mães, basta inserir o CUPOM no checkout e aproveitar! Confira nossas ofertas acessando [link para seu site].
  • Olá, como você está? Gostaria de conferir se você já faz parte do nosso programa de fidelidade. É possível conseguir diversos descontos e bônus através do mesmo, acesse e confira: [link para seu programa de fidelidade].
  • Olá, tudo bem? Estamos com promoções imperdíveis para a Black Friday e até o dia X, acesse nosso site em [link para o site] e aproveite, não perca essa oportunidade de economizar!
  • Boas-vindas, você pode experimentar nossos recursos gratuitamente por um período de 14 dias, basta acessar [link para o site], fazer o seu cadastro e começar a usar. Pode contar comigo para tirar qualquer dúvida!
  • Notamos que a sua assinatura encerra em 3 dias, não se esqueça de renovar para que possa continuar aproveitando todos os benefícios e recursos exclusivos do nosso plano PRO. Basta acessar [link para renovação de assinatura] para renovar.
  • Olá, tudo bem? Venho avisar que acabamos de lançar uma nova seleção de produtos em nossa loja, basta acessar [link para o site] e conferir todos os novos [tipo de produto] disponíveis. Não deixe de aproveitar as ofertas limitadas!

Nos exemplos acima, consideramos que você já tenha criado um site para a sua empresa e o utilize como canal de vendas, como é o caso de lojas virtuais ou até mesmo empresas SaaS.

Sendo este o caso, nossa recomendação é usar encurtadores de link para que consiga inserir um CTA (Call to Action, ou chamada para ação) diretamente na resposta rápida do WhatsApp.

Caso você não tenha um site, não se preocupe, basta substituir a chamada para ação em suas frases de vendas por textos como:

  • “Responda a esta mensagem para saber mais!”
  • “Fale comigo por aqui caso tenha interesse!”
  • “Gostaria de saber mais sobre nossas ofertas?”

Entre outros exemplos semelhantes. O importante é chamar o cliente para tomar uma ação e ser capaz de rastrear os resultados, medindo assim a qualidade de sua frase de vendas.

Para isso, você pode considerar também fazer testes A/B, criando por exemplo duas versões da mesma frase e enviando-a para clientes diferentes através de atalhos diferentes no WhatsApp.

Assim, você consegue mensurar qual versão é capaz de instigar mais o interesse e despertar a curiosidade do consumidor e então selecionar a melhor para aumentar as suas vendas.

Mensagens de saudação

Além das frases de vendas e respostas rápidas no WhatsApp, existem outros dois recursos de envio de mensagens automáticas.

Na captura de tela do aplicativo apresentada anteriormente, você pode notar que é possível configurar uma mensagem de saudação. Essa mensagem é enviada automaticamente aos seus contatos assim que os mesmos iniciarem uma conversa com seu perfil comercial no WhatsApp.

Aqui, busque ser breve, dê as boas vindas para seus clientes e informe o tempo médio de resposta ou dê uma previsão para que ele possa situar-se em relação à velocidade no atendimento.

Recomendamos, inclusive, usar gênero neutro em seus atalhos e mensagens pré-configuradas, confira os exemplos:

  • Olá, tudo bem? Você está falando com a equipe da [nome da sua empresa], recebi a sua mensagem e estaremos respondendo dentro de X minutinhos.
  • Boas-vindas ao atendimento da [nome da sua empresa], estaremos prontos para ajudar em um instante!

Apenas informe uma média de tempo exata caso você possua essa métrica. Dessa forma, você evita clientes frustrados e gera expectativas realísticas para a velocidade do atendimento no WhatsApp.

Mensagens de ausência

Além da mensagem de saudação, é possível configurar uma mensagem que será enviada quando você estiver fora do horário comercial, esta é a mensagem de ausência do WhatsApp Business.

Confira o exemplo de mensagens de ausência para usar em seu negócio:

  • A equipe da [nome da sua empresa] recebeu a sua mensagem! Não estamos disponíveis no momento, mas não se preocupe, entraremos em contato o quanto antes. O nosso horário de atendimento via chat é [seu horário de disponibilidade].
  • Olá, infelizmente não estamos disponíveis para atendimento no WhatsApp neste momento. Alternativamente, fique à vontade para nos enviar um e-mail para [seu endereço de e-mail] e retornaremos o mais rápido possível.
  • Olá, estamos em recesso entre os dias [período de recesso], em função das festividades do fim do ano. Retornaremos às nossas atividades no [dia de retorno] e entraremos em contato. Agradecemos a compreensão e desejamos um feliz ano novo!

O importante aqui é confortar o cliente informando que o mesmo entrou em contato com o número de WhatsApp certo e que o contato será retornado o quanto antes ou que sua equipe estará fazendo follow up rapidamente.

Sempre configure uma mensagem de ausência no WhatsApp Business, afinal, você não deve deixar o consumidor sem nenhuma resposta, mesmo que esteja indisponível.

Frases para lidar com problemas

Quanto o assunto é atendimento ao cliente, não há como evitar o contato com clientes frustrados, irritados e insatisfeitos, pelos mais variados motivos.

Nesse cenário, você ainda pode usar uma resposta rápida do WhatsApp para tentar contornar a situação de forma profissional e, especialmente, abrir espaço para uma conversa com foco na resolução do problema.

Confira alguns exemplos:

  • Olá, pedimos desculpas que isso tenha acontecido. Pode, por favor, detalhar o problema para que eu consiga ajudar da melhor forma possível?
  • Entendemos que houve um problema e eu estou inteiramente à disposição para ajudar a resolvê-lo. Você pode, por gentileza, detalhar o problema para que possamos agilizar a resolução?
  • Entendemos que isso é uma situação frustrante e estou aqui para ajudar a resolvê-la. Por favor, detalhe o problema para que eu consiga diagnosticá-lo e apresentar uma solução ideal para você.

Reconheça o problema e busque desarmar o cliente apresentando empatia, a partir disso, foque imediatamente na captação dos dados necessários para que você consiga resolver a situação o quanto antes.

Crie um link do WhatsApp com uma frase pronta

Para facilitar o contato de novos clientes com seu perfil de negócios no WhatsApp Business, você pode optar por criar um link do WhatsApp e, inclusive, determinar uma frase personalizada para o mesmo.

Use um gerador de link do WhatsApp e crie uma frase pronta que será enviada pelo consumidor assim que ele clicar no link e abrir uma conversa diretamente com seu número, por exemplo:

  • Olá, quero saber mais sobre seus serviços.
  • Olá, vi seu Story no Instagram e tenho interesse em saber mais sobre seus produtos.
  • Olá, gostaria de saber mais sobre a sua empresa.

O consumidor poderá editar essa mensagem, mas inserir de onde o cliente veio é uma boa forma de identificar, por exemplo, de qual publicação nas redes sociais o cliente veio.

Use um número para vários atendentes no WhatsApp

Usar frases de vendas nas respostas rápidas do WhatsApp Business é uma excelente forma de melhorar a eficiência de sua equipe.

Porém, caso você realmente queira atingir o potencial máximo do aplicativo, é importante ser capaz de trabalhar com um único número comercial para diversos operadores em seu negócio.

Felizmente, hoje você pode fazer isso facilmente através de sistemas de gestão com o relacionamento com clientes.

Com o Meets, por exemplo, você pode concentrar todos os seus atendimentos em um único lugar e conversar com clientes do WhatsApp e Facebook aproveitando toda a inteligência de um CRM profissional.

Todos os recursos que existem de frases prontas você consegue ter isso de forma bem rápida dentro da central de atendimento de whatsapp do Meets CRM. Além desse recurso, diversos outros como gestão de equipe, funis e muitas outras funcionalidades você encontra apenas no primeiro CRM com uma central de atendimento de whatsapp.

Cauê Gimeno

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