Ferramenta de atendimento: uma forma eficaz de fidelizar o cliente

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Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabe quais são as ferramentas de atendimento? Sabe a importância delas na fidelização de seus clientes? Quer saber mais? Então continue lendo essa publicação para ficar por dentro desse assunto importantíssimo para sua empresa!

A fidelização de clientes é extremamente necessária para que sua marca consiga obter confiança dos consumidores e se propague de maneira espontânea.


Segundo Philip Kotler, PHD pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que fidelizar um antigo”. Diante desse exposto, é importante desde já pensar na fidelização de clientes da sua empresa. Para isso, você pode incluir ferramentas de atendimento que te ajudarão a conseguir mais consumidores fiéis.

O que é realmente fidelizar?

A fidelização de clientes está totalmente relacionada com a percepção que um consumidor obteve daquela marca e o desejo de adquirir produtos/serviços novamente naquele mesmo local. Fidelizar é conquistar o cliente pela experiência positiva que foi entregue pela empresa.

No ato de fidelizar, você consegue diminuir custos da CAC (Custo de Aquisição de Cliente), métrica responsável por avaliar os custos destinados à conversão de novos consumidores. 

Fidelizar é criar uma relação de confiança com seu consumidor, oferecendo um atendimento diferenciado e agradável, além de contar com a excelência de produtos/serviços oferecidos.

Dicas e estratégias para fidelizar mais clientes

Se você busca fidelizar mais clientes na sua empresa, essas dicas e estratégias são essenciais para você!

A primeira dica está alinhada ao conhecimento do seu cliente, defina seu público alvo para que você possa saber mais sobre ele e traçar estratégias ainda mais focadas em suas necessidades/dores.

Coloque também o cliente em primeiro lugar, ele precisa ser estudado e ser considerado fator principal para sua venda.

Após isso, busque construir uma marca forte. Ela precisa entregar o valor esperado e se preocupar com a coerência. Aposte no seu Branding para gerir a marca de forma mais coesa e relevante para o cliente.

Aprenda também a construir um bom relacionamento com seu consumidor. Considere elementar ações que ultrapassam o comercial e a oferta, mas sem extrapolar. 

Busque oferecer cupons de descontos em datas especiais para clientes fiéis, além disso pedir um possível feedback do consumidor sobre sua empresa e o produto/serviço ajudará a melhorar o processo de satisfação.

Aprender a contornar falhas também é essencial para que sua empresa possa lidar com erros apontados nos feedbacks. Garanta uma resposta rápida ao cliente e busque agradecer da melhor forma possível.

Invista em um atendimento personalizado avançando no uso de metodologias Spin Selling. Elas trabalham a situação, observam o problema, buscam a implicação e trabalham a real necessidade do seu consumidor. 

Utilize também boas ferramentas de atendimento. Um bom canal é eficaz para melhorar sua comunicabilidade com o cliente e entender mais sobre o objetivo da venda. 

É importante manter sua equipe bem treinada. Ensine seus colaboradores a lidar com o público e a se alinhar com o cliente. Para isso, use estratégias de Comunicação SCOT. Nessa estratégia, seu colaborador irá passar para o consumidor Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência

Lembre-se também de manter seu consumidor engajado. Utilize estratégias humanizadas e sempre leve em conta o feedback recebido.

Por fim, não esqueça do pós-venda. Demonstre sempre o interesse em saber sobre o que a pessoa achou do seu produto/serviço e o que poderia ser feito para melhorar (caso precise). Além disso, fique sempre aberto a tirar possíveis dúvidas e aceitar sugestões. 

Mantenha seu cliente fidelizado para conseguir atrair novos clientes! Um público satisfeito divulgará sua marca de forma espontânea.

Cliente fidelizado. Meets

Cliente fidelizado. Reprodução: www.freepik.com

Os principais canais de atendimento e sua importância

Antes de citarmos as ferramentas de atendimento, precisamos falar um pouco sobre os canais que viabilizam esses meios. 

De início, podemos citar como principais canais de atendimento o telefone, o chat, os canais de voz, o autoatendimento online, a mídia física, a correspondência tradicional, o e-mail, a internet, os sites e o blog, além de redes sociais.

O WhatsApp é a rede mais usada para atendimentos, prospecção, divulgação, suporte e negociação.

Sua importância está diretamente relacionada ao atendimento de solicitações, em especial, na transmissão de informações importantes e soluções de dúvidas. Além de oferecer o suporte necessário e apoio para uso de produtos.

Outrossim, ele vem de encontro a solicitação de feedbacks e entrega de sugestões por parte dos seus clientes no pós-venda. 

Mas quais são as ferramentas de atendimento?

Para obter uma melhor fidelização dos clientes, é necessário disponibilizar canais e ferramentas que facilitem a comunicação. Uma boa comunicabilidade é a chave para manter um bom relacionamento entre as pessoas, desta forma, mantenha seus canais de atendimento sempre eficientes para o cliente e entregando maior rapidez.

Mas quais são essas ferramentas de atendimento? Obtendo atendimento presencial ou não, você pode utilizar:

A ferramenta que é conhecida como PDV, focada no atendimento no ponto de venda.

O SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) também é muito indicado para criar conexões comunicacionais com seu consumidor. O SAC não deve ser apenas uma ouvidoria exigida por lei, mas também uma integração para garantir a gestão e retenção do consumidor. Através dessa ferramenta, conseguimos analisar os pontos fracos para buscar melhorias e evitar possíveis processos judiciais. 

Os Chatbots são ótimas ferramentas de atendimento. Esses robozinhos podem ser responsáveis por interações em mídias sociais, conversações nos chats e em mensagens automáticas. Eles funcionam por meio de algoritmos e são programados para interagir com seu consumidor e otimizar o tempo que os humanos gastam para realizar atividades mais complexas. O Chatbot também pode ser utilizado para vender através desses diálogos com os clientes. 

  • Caso queira saber mais sobre Chatbots e como ele pode ser usado para aumentar suas vendas e atrair mais leads, basta clicar aqui e ficar por dentro desse assunto importantíssimo lá no Blog do Meets!
  • Outra publicação do nosso Blog que irá auxiliar sua empresa sobre o funcionamento de Bots e suas perspectivas, é essa postagem especial!

Ademais, invista em Help Desk. Na tradução para o português, esse “balcão de ajuda”, irá auxiliar o serviço de atendimento ao cliente que busca informações e soluções. O Help Desk vem com o objetivo de centralizar o recebimento das solicitações pedidas pelos consumidores, facilitando sua resolução. 

Outrossim, sistemas de gestão de clientes ligados ao omnichannel. Esse sistema será responsável por contribuir no uso simultâneo de diferentes canais de comunicação, ajudando a aprimorar a experiência do cliente. 

  • No Meets, disponibilizamos uma estratégia omnichannel, responsável por integrar diferentes canais de comunicação em apenas um CRM, facilitando o controle de propostas, gerenciando o atendimento, aumentando seus leads e suas prospecções. 

Ferramentas de atendimento.Meets

Ferramentas de atendimento. Reprodução: www.freepik.com

A importância do CRM para a fidelização e atendimento 

Após conhecer um pouco sobre as ferramentas de atendimento e entender sobre fidelização, que tal integrar a essas funcionalidades um CRM? 

Na busca da otimização de recursos e melhoria da comunicação da sua empresa com o consumidor, o CRM pode te ajudar nessa prática. 

Para a fidelização, o CRM irá atuar similar a banco de dados, porém ele permite um melhor tratamento dos dados a respeito dos consumidores, na automatização de funções digitais e na programação de campanhas pela equipe de Marketing, auxiliando, principalmente, no condicionamento dessa estratégia comunicacional. 

O CRM irá integrar suas redes sociais para a construção de um relacionamento sólido com os clientes. Ele será responsável por arquivar o histórico de comunicação, ajudando na criação de um programa de vantagens para clientes fidelizados.  

No que é visto sobre atendimento, o CRM integrará na adição de Chatbots e nas estratégias de vendas e Marketing. Além disso, ele será bem usado quando for atuar na satisfação do cliente, na entrada, na prospecção dos leads e no pós-venda.

A satisfação do consumidor é um índice fundamental para transformar sua empresa e você pode garanti-lo na utilização de um CRM. Através da análise do CAC, vimos que graças a satisfação e fidelização, o consumidor satisfeito se mantém mais recorrente na sua empresa. 

A satisfação também estará ligada às pesquisas de satisfação que devem ser realizadas no pós-venda, ajudando na identificação de pontos que precisam ser melhorados dentro do seu negócio. Além disso, ela também permite o conhecimento maior do seu público, estudando suas preferências e os canais mais usados. 

Conseguiu entender mais sobre ferramentas de atendimento e a importância da fidelização?

Você compreendeu melhor sobre os canais de comunicação, as ferramentas de atendimento e o processo de fidelização? 

Se organize com sua equipe e invista nesses pontos importantes para sua empresa. Não esqueça também da importância de um CRM para facilitar todo esse processo e conseguir aumentar seus leads e garantir mais vendas.

Invista em um canal omnichannel que ajudará ainda mais na integração dos seus clientes a sua rede de contatos, ponto importante na fidelização dos consumidores.

Você ainda não possui um CRM totalmente integrado, bem adaptado ao mercado, que entrega um canal omnichannel e o único a oferecer um serviço exclusivo de integração através do WhatsApp? Que tal conhecer agora o Meets e realizar um teste gratuito?

Carol Rodrigues

Carol Rodrigues

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