Exemplos de mensagens automáticas para um chatbot de vendas

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Tempo de leitura: 5 minutos

Exemplos de mensagens automáticas para um chatbot de vendas

Chatbots para atendimento e vendas vêm se tornando cada vez mais comuns no mercado digital e, se você ainda não investiu em um bot de vendas, pode estar perdendo grandes oportunidades de negócios.

Além de ser capaz de automatizar boa parte do processo de relacionamento e suporte, chatbots também podem ser usados para fazer recomendação de produtos, responder perguntas frequentes e direcionar clientes para os setores certos de acordo com as necessidades.

Para qualquer uma dessas funções, um chatbot precisa de mensagens automáticas pré-configuradas. Neste artigo, apresentamos um conjunto de exemplos de mensagens automáticas que você pode usar em seu bot conversacional.

Exemplos de mensagens automáticas

Confira abaixo diversas mensagens para diferentes segmentos nos quais você pode empregar um chatbot para automatizar processos.

Além disso, mesmo que não use um chatbot, você pode aproveitar esses exemplos de frases prontas para configurar atalhos que a sua equipe de representantes possa usar para agilizar o atendimento e melhorar o tempo de resposta!

Mensagens de boas vindas

Especialmente para uso em convites proativos, mensagens de boas vindas podem fazer toda a diferença na experiência do usuário enquanto navegam por suas páginas ou aplicativo.

Muitas vezes, um simples “olá, posso ajudá-lo?” já serve para informar ao visitante que há um chat online disponível para atendimento em sua página e que o mesmo pode tirar dúvidas através deste canal, sem que seja necessário procurar por seu endereço de e-mail ou telefone de contato, por exemplo.

Algumas mensagens comuns de boas vindas:

  • Olá, como posso ajudar?
  • Boas vindas ao blog do Meets, precisa de ajuda para encontrar algum conteúdo?
  • Boas vindas à nossa loja virtual, se precisar de recomendações de produtos ou tiver dúvidas, fale comigo aqui!
  • Olá, tudo bem? Meu nome é João e estou disponível para ajudá-lo a encontrar o que precisa no nosso site!
  • Boas vindas à nossa central de atendimento, em que posso ajudar?
  • Olá, meu nome é MeetsBot e estou disponível para ajudar com qualquer dúvida que tenha!

Mensagens automáticas para segmentação e qualificação de atendimentos

Você também pode usar chatbots para fazer a segmentação dos atendimentos através de seus canais, para isso, basta configurar mensagens automáticas que perguntem diretamente ao cliente exatamente o que eles precisam.

Confira alguns exemplos:

  • Recebi a sua mensagem! Pode por favor especificar com qual departamento você deseja entrar em contato?
  • Olá! Pode por favor detalhar a sua dúvida ou problema para que eu possa encaminhá-lo para o setor adequado?
  • Entendi o seu problema! Talvez algum dos seguintes artigos de nossa base de conhecimento possam ajudá-lo, caso contrário, basta selecionar o botão ”falar com um atendente”.

A melhor forma de trabalhar com esse tipo de mensagem é disponibilizando, logo após seu envio, botões que o cliente possa clicar para selecionar opções pré-estabelecidas, por exemplo: Vendas, Pagamentos, Entrega, Dados cadastrais, Jurídico, etc.

Além disso, no último exemplo você pode conferir que chatbots também são capazes de linkar conteúdos, artigos e guias de sua própria base de conhecimento para autoatendimento.

Mensagens automáticas de vendas

Claro, você sempre pode configurar abordagens proativas ou mensagens automáticas para ajudar a impulsionar as suas vendas.

Além disso, as melhores ferramentas de atendimento ao cliente permitem que sua equipe tenha acesso à frases prontas que podem ser enviadas por atalho. O próprio WhatsApp Business oferece este recurso e, inclusive, pode ser integrado ao seu CRM.

Confira alguns exemplos:

  • Boas vindas! Não deixe de conferir a nossa nova categoria de produtos acessando por este link e aproveitar as promoções de lançamento!
  • Olá! Tenho um cupom de desconto para você, fale comigo aqui para recebê-lo!
  • Olá, tudo bem? Você já conhece o nosso programa de fidelidade? Não perca a chance de ter acesso a descontos especiais e concorrer a prêmios exclusivos!
  • Precisa de ajuda para encontrar o produto ideal? Basta me falar o que precisa e posso recomendar as melhores opções para você!
  • Não deixe de conferir todas as nossas promoções imperdíveis durante a Black Friday, mas corra, elas só duram por mais dois dias!
  • Notamos que a sua assinatura encerra em 3 dias, não se esqueça de renovar para que possa continuar aproveitando todos os benefícios e recursos exclusivos do nosso plano PRO. Basta acessar por este link para renovar!

Mensagens automáticas para lidar com problemas

É importante tomar muito cuidado ao configurar mensagens para lidar com situações de insatisfação do cliente ou problemas.

Considere que, neste cenário, clientes preferem falar com atendentes humanos, mas se você possui um bot configurado como primeira camada do serviço, ele precisa ser capaz de reconhecer problemas e tentar mitigá-los da melhor forma possível.

Confira alguns dos exemplos de mensagens automáticas:

  • Olá, pedimos desculpas que isso tenha acontecido. Pode, por favor, detalhar o problema para que eu consiga ajudar da melhor forma possível?
  • Entendemos que houve um problema e eu estou inteiramente à disposição para ajudar a resolvê-lo. Você pode, por gentileza, detalhar o problema para que possamos agilizar a resolução?
  • Entendemos que isso é uma situação frustrante e estou aqui para ajudar a resolvê-la. Por favor, detalhe o problema para que eu consiga diagnosticá-lo e apresentar uma solução ideal para você.

O importante é fazer com que o cliente entenda que seu problema foi entendido e que a sua empresa está disposta a ajudar em sua resolução o mais rápido possível.

Mesmo assim, o recomendado ainda é disponibilizar um canal direto para contato com uma equipe de suporte para evitar ainda mais frustração por parte dos consumidores.

Mensagens automáticas para pesquisa de satisfação

Você pode configurar mensagens e formulários para colher informações ao final de atendimentos ou simplesmente como uma pesquisa geral enviada para todo visitante que acessar a sua página. Por exemplo:

  • O que achou do nosso atendimento? Em uma escala de 0 a 10, o quão provável você indicaria nossa marca aos seus familiares e colegas? (pergunta de NPS);
  • Obrigado por entrar em contato conosco, qual nota você daria para o atendimento recebido?
  • Gostaria de deixar uma avaliação do nosso atendimento? Estamos sempre buscando formas de melhorar a nossa maneira de servir!

Você também pode enviar frases para confirmar se problemas foram resolvidos, caso este seja o teor do atendimento prestado:

  • Espero que nossa solução tenha sido satisfatória, eu me coloco à disposição para ajudar em qualquer nova situação, pode contar comigo!
  • Muito bem, estamos à disposição para ajudar sempre que necessário, basta entrar em contato conosco por este canal, através de nosso chat online no site ou por telefone.
  • Poderia por favor nos dizer quantas vezes você precisou entrar em contato conosco para resolver este problema?

E claro, não deixe de enviar uma confirmação de que a avaliação foi recebida, com mensagens como:

  • Muito obrigado por sua resposta, estamos sempre avaliando nossos serviços e buscando formas de melhorá-lo!
  • Agradecemos a sua avaliação, desejo que tenha uma ótima semana!
  • Notei que sua avaliação foi negativa, gostaria de entrar em contato com nossa ouvidoria para falar sobre seu atendimento?

Lembre-se é importante estar preparado para todo tipo de contato.

Mensagens automáticas para enviar avisos derivados

Aqui estamos falando sobre essencialmente qualquer tipo de aviso. Separamos alguns exemplos de mensagens automáticas que podem ajudá-lo a entender o quão amplo o atendimento através de chatbots pode ser e como é possível empregar este tipo de recurso em diversas situações:

  • Olá! Infelizmente nossa equipe de atendimento se encontra indisponível no momento. Mesmo assim, você pode deixar uma mensagem no campo abaixo e informar seu e-mail ou telefone para que possamos retornar o contato o quanto antes!
  • Avisamos que nossa equipe se encontra em recesso coletivo devido ao feriado de Natal e festividades de Ano Novo, por isso, dos dias 25 de Dezembro à 3 de Janeiro. Retornaremos o contato o quanto antes assim que retornarmos às nossas atividades.
  • Olá! Você sabia que recentemente lançamos nosso canal no YouTube? Não deixe de conferir todos os guias e novidades nos vídeos publicados por lá!
  • Boas vindas! Você já chegou a conferir as nossas páginas nas redes sociais? Acesse o nosso Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Otimize o seu atendimento com mensagens automáticas

Agora que você já conhece diversas formas de como pode aproveitar mensagens automáticas, confira alguns de seus benefícios:

  • Agiliza o tempo de resposta;
  • Facilita na segmentação de atendimentos;
  • Ajuda a economizar tempo de sua equipe de atendimento;
  • Melhora o desempenho da equipe de vendas;
  • Podem ser empregadas para recolher informações e cadastrar leads em sua base;
  • Através do uso de um chatbot, você poderá oferecer atendimento 24/7.

Mesmo assim, é importante destacarmos que você não deve depender apenas de um chatbot ou de mensagens automáticas para oferecer atendimento.

Por mais que este recurso seja amplamente usado por diversos negócios e traga tantos benefícios, é importante disponibilizar representantes humanos para lidar com situações específicas e para gerenciar o relacionamento com clientes.

Personalize os nossos exemplos de mensagens automáticas de acordo com a sua necessidade e impulsione o atendimento, mas esteja pronto para entrar em contato e garantir o sucesso do cliente!

Tavares

Tavares

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