É uma boa transformar o banco de dados de clientes em CRM?

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
CRM Meets
Tempo de leitura: 11 minutos

É uma boa transformar o banco de dados de clientes em CRM?

Você conhece os seus clientes? E a forma como você se relaciona com eles, será que é suficiente? Será que o planejamento e as estratégias utilizadas pelo seu negócio atingem as necessidades do público? A sua empresa conta com um banco de dados de clientes de qualidade?

Em um mundo corporativo contemporâneo marcado pela grande competitividade, independentemente do segmento que tratemos, é fundamental que a sua empresa conheça muito bem o seu nicho de atuação, a concorrência e, sobretudo, o público, o qual deve sempre estar no foco das ações. 

Com esses conhecimentos e com a compreensão da realidade, as estratégias aplicadas na sua organização vão encontrar um terreno mais fértil para chegar ao público de modo que atenda os seus anseios. 

Nesse contexto, ao refletir sobre a importância de direcionar serviços, produtos ou campanhas de modo assertivo aos consumidores, saiba que é fundamental possuir uma base de dados contendo cadastros de clientes. 

O banco de dados é um instrumento de grande valia no tocante ao agrupamento de informações potenciais para analisar perfis do público (leads e clientes ativos) da sua empresa. Com o suporte das suas informações, você pode conhecer mais os seus consumidores e ofertar serviços/produtos mais personalizados e atrativos. 

Diante da sua importância mencionada acima, emerge um primeiro ponto de atenção: o banco de dados de clientes da sua empresa deve ser de qualidade

Ou seja, não basta contar com um banco de dados organizado (ou desorganizado) de qualquer modo. 

Para o seu banco de dados de clientes ter utilidade nas tomadas de decisões dentro do seu negócio, é importante investir em qualidade!

Diante disso, algumas empresas estão organizando seus bancos de dados a partir de um CRM, como o Meets, sistema fundamental para o progresso do seu negócio. Com o CRM, a organização dos dados dos clientes não se limita unicamente à cadastros, uma vez que a plataforma permite uma gestão completas desses dados, auxiliando na comunicação com o público, nas estratégias de marketing e de vendas, bem como contribui significativamente nos processos operacionais da sua empresa e no aumento das receitas. 

Contando com um suporte em CRM, as empresas estão buscando se destacar em um mercado competitivo, abrindo mão de processos obsoletos e mais complexos, para, desse modo, lançar mão de alternativas mais otimizadas.

Nessa realidade, se você quer manter uma base de dados dos clientes de excelência, com as informações seguras, otimizadas e atualizadas, investir em um CRM é necessário.

Ficou interessado no tema e quer saber mais sobre? Continue a leitura.

Neste artigo você saberá quais os benefícios de transformar o banco de dados de clientes da sua empresa em um CRM, aumentando, assim, a organização de todos os processos do seu negócio e, consequentemente, alavancando os resultados da sua organização. 

Quer saber os motivos pelo qual investir em um CRM é necessário? Acesse o nosso conteúdo “CRM, uma prática necessária aos empreendedores”. 

O que é um banco de dados de clientes?

Banco de dados Meets
O que é um banco de dados de clientes?

Um banco de dados de clientes é uma série de informações agrupadas sobre consumidores e potenciais consumidores de produtos/serviços da sua empresa. Esses dados são de natureza diversas, compreendendo desde informações pessoais, como nome, sexo, contatos (telefone, e-mail e até redes sociais), endereço, etc, até informações mais substanciais, como histórico de pesquisas, modos de acesso, produtos/serviços procurados, jornada de compras, preferências de compras, entre outros dados. 

O principal objetivo de um banco de dados é coletar informações para análises acerca dos consumidores, de modo que sejam gerados pontos importantes para tornar as estratégias do seu negócio mais eficientes, sobretudo a partir dos times de marketing e vendas. 

Desse modo, um banco de dados vai incluir uma coleção de detalhes sobre leads e clientes ativos, os quais são coletados de acordo com os objetivos de cada empresa. 

Para que serve um banco de dados de clientes? 

Um banco de dados de clientes vai possuir diversas utilidades, as quais serão melhor definidas de acordo com os objetivos da sua organização. 

No entanto, pensando no aumento dos resultados da sua empresa, um banco de dados pode ser utilizado para facilitar o contato com os clientes, para mapear a jornada do público, estabelecer funis de vendas, além de ser uma base para criar persona do consumidor. 

Com um banco de dados, você passar a ter uma visão mais ampla dos clientes, podendo compreender mais sobre os fatores que impulsionam as escolhas dos consumidores, suas necessidades, os pontos que os trazem mais para perto e os que os afastam do seu negócio, entre outras questões pertinentes ao planejamento e a execução de estratégias.  

Quando se trata da funcionalidade de um banco de dados de clientes é importante ter em mente que essa base não é um simples aglomerado de cadastrados, devendo ser compreendida, portanto, como uma fonte de informações úteis para os diversos setores da sua empresa.

Para o setor financeiro, por exemplo, esses dados são fundamentais para a organização das finanças e acompanhamento das negociações; para o time de marketing, a relevância está atrelada à oferta de informações sobre o público que auxilia no planejamento de estratégias e campanhas; já para o time de vendas, os dados munem os funcionários para que a interação com os clientes ou potenciais clientes aconteça com maior qualidade

Ou seja, são diversas funcionalidades que as empresas podem tomar proveito caso o banco de dados seja estruturado e utilizado com eficiência.  

Qualidade do banco de dados de clientes

Como você vem acompanhando com a leitura do artigo, o banco de dados de clientes é de grande importância e deve estar presente na sua empresa, independentemente de segmento ou do porte do seu negócio, uma vez que o suporte de informações oferecidas pode otimizar os processos da sua organização

Nesse contexto, um primeiro desafio é posto: o banco de dados de clientes deve ser estruturado e utilizado de modo inteligente, ou seja, deve ser de extrema qualidade. 

Com o suporte das informações dispostas no banco de dados, a sua empresa pode realizar uma série de análises sobre os consumidores, revendo hábitos de compras, analisando comportamentos diversos, entre outros pontos, de modo que seja possível progredir em todos os setores da sua organização, alavancar os resultados e, consequentemente se destacar no seu nicho

Portanto, são evidentes os pontos fortes de um banco de dados e a sua relevância para a gestão do seu negócio. Mas volta-se a alertar: a sua utilização exige cuidados e muita atenção!

Muitas empresas ainda fazem o manuseio de dados de modo manual, fazendo uso de planilhas e documentos físicos, ou contando com o suporte de algumas soluções que agrupam dados de modo dissipado e se reduzem apenas a esse objetivo: guardar dados de clientes. Esses meios nem sempre são os mais recomendados, ainda mais se você quer progredir com o seu negócio e se destacar em um mercado tão competitivo

Em face dessas circunstâncias e da necessidade de investir na qualidade da organização dos dados, utilizar softwares e plataformas especializadas é uma solução ideal para a sua empresa gerenciar as informações dos clientes e de potenciais clientes. 

Uma dessas soluções, bastante recomendada, é o CRM. O sistema além de organizar com bastante eficiência os dados, permite inúmeras integrações e fornece diversas outras informações e indicadores que contribuem com o planejamento e o estabelecimento de estratégias do seu negócio. 

A eficiência de um CRM é tão significativa que pode ser comprovada com o fato de o sistema realizar incontáveis operações de modo concomitante e instantâneo, a todo momento e, sobretudo, de forma segura. 

Automatizar os processos é a solução ideal!

Contar com um bom CRM é fundamental 

Ao tratar com um cliente, a sua equipe já encontrou dificuldades para encontrar informações sobre o perfil, demorando no atendimento? 

Os dados dos clientes ficam dispersos em diferentes lugares? 

Com um CRM você evita essas situações e passa a coletar e armazenar informações dos clientes e dos leads com maior excelência

Nome dos consumidores, idade, histórico de compras, preferências, visitas nos sites da sua empresa, média de gastos, entre tantos outros, são alguns dos dados que você consegue coletar, armazenar e gerenciar com um CRM, tudo de modo automatizado e simplificado. 

Aquelas planilhas manuais ficaram para trás no quesito armazenamento de dados de clientes! 

Se você preza pela qualidade do atendimento ao cliente e quer se destacar em seu nicho, armazene as informações dos consumidores em um banco de dados prático e seguro, ou seja, conte com um suporte de um bom CRM, como o Meets, o qual guarda e mantém os dados do seu público de forma segura e atualizada, disponibilizando-as em tempo real para todas as equipes da sua empresa, as quais ficam munidas de dados relevantes para implementar ações mais assertivas. 

Com um bom CRM, além de gravar esses dados de maneira centralizada, são feitas interconexões entre as informações, de modo que os usuários os acessem facilmente de acordo com suas necessidades. 

Diante de tudo isso que foi mencionado, você não vai deixar os dados dos seus clientes espalhados em vários sistemas ou planilhas e nem sequer desatualizados, não é mesmo? 

Isso pode trazer prejuízos significativos para o seu negócio e fragilizar a relação empresa-clientes! 

Recomendação de leitura: “Por que você precisa de um CRM?”.  

O QUE É CRM?

Banco de dados Meets
O que é um CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que representa Gestão de Relacionamento com o Cliente, que nada mais é do que um sistema que possibilita o registro e a organização de todos os dados e pontos de contatos relevantes com os clientes e com potenciais clientes. 

Dessa forma, todos os clientes e leads, além das oportunidades, ficam reunidas no mesmo lugar, sendo processadas, integradas e fornecidas de modo otimizado para toda a equipe da sua empresa. 

Com um CRM, a promoção de uma experiência positiva para os clientes é o principal objetivo. Nesse contexto, essa experiência vai desde o momento que um consumidor conhece a sua empresa até o período pós-venda, de maneira que a sua empresa fidelize clientes.

E para isso, um banco de dados de clientes com informações ricas e organizadas de modo otimizado é uma das principais virtudes fornecidas por um CRM. 

Benefícios de contar com um CRM 

Um CRM ajuda a sua empresa a dispensar processos obsoletos e burocráticos os quais demandam bastante tempo, levam a falhas e prejudicam algumas negociações.

Abrindo mão de tarefas complexas e repetitivas, as chances de progredir aumentam expressivamente. 

Se você fizer a pergunta do título, se é uma boa transformar um banco de dados de clientes em um CRM, de modo mais direto afirmamos que sim. A resposta já ficou bem evidente ao longo do texto até aqui. 

Com um suporte de um bom CRM, como o Meets, você organiza todos os contatos e os dados desses clientes e potenciais clientes em um único ambiente, o qual está sendo constantemente alimentado e atualizado

Esse ambiente virtual pode ter o seu acesso liberado a toda a equipe da sua empresa. Dessa forma, um vendedor que, por exemplo, recebe um contato de um cliente e precisa pegar informações sobre eles só precisa acessar esse ambiente para encontrar todas as informações pertinentes. Tudo muito rápido e simples. 

Cada funcionário da sua empresa pode acessar essa plataforma a qualquer momento e de qualquer lugar. Ou seja, além de armazenar dados, o CRM vai facilitar o acesso a estes

Com o sistema, você reúne e gerencia informações e ainda consegue obter o cruzamento entre esses dados, de acordo com os objetivos de cada departamento da sua empresa (vendas, financeiro, marketing, administrativo, etc). 

Ainda não está convencido em transformar o banco de dados de seus clientes em um CRM? Continue lendo!

Por que investir em um CRM para a gestão de dados de clientes?

Mais fluidez no acesso aos dados  

Com o armazenamento em nuvem, sua equipe, como fora mencionado, pode acessar os dados dos clientes e de negociações a partir de qualquer lugar, o que garante maior fluidez nas tarefas desempenhadas. 

Transformar um banco de dados de clientes em um CRM oferece maior segurança 

Banco de dados Meets
Transformar um banco de dados de clientes em um CRM garante maior segurança no armazenamento e controle das informações.

Uma vez que os dados estão na nuvem, as informações são guardadas com segurança. Você pode restringir o acesso de usuários aos dados, de modo que algumas informações confidenciais fiquem limitadas.

Além disso, são realizados backups, evitando, assim, panes ou falhas. 

Aumenta a produtividade

Sem precisar consultar planilhas e colunas e mais colunas de papéis com dados dos clientes, uma vez que essas informações ficam centralizadas em um ambiente de fácil e rápido acesso, você simplifica as tarefas, otimiza o tempo e, consequentemente, aumenta a produtividade da sua equipe

Dica de leitura: “Como aumentar a produtividade da equipe de vendas?”. 

Estratégias mais assertivas 

Com o acesso facilitado aos dados, os seus funcionários encontram maiores possibilidades e mais facilidades para interagir com os clientes e executar suas ações

Sabendo dos dados de clientes e operacionais, fica muito mais fácil planejar e executar estratégias mais assertivas, uma vez que o CRM fornece dados de extrema relevância sobre a situação da sua empresa e de todas as negociações. 

Melhora a relação com o público 

banco de dados CRM Meets
O armazenamento dos dados em um CRM permite que o seu tratamento melhore a relação da sua empresa com o público.

Com o suporte em CRM você encontra os dados centralizados e organizados em um só lugar. Esses dados incluem informações sobre todos os clientes e potenciais consumidores. Como vimos, essas informações vão desde nome, idade, telefone até histórico de compras, jornadas e preferências. Ou seja, são dados desde os mais simples até os mais completos. 

Munidos dessas informações, os vendedores saberão pôr em prática as melhores soluções para atender o público e encontrar as melhores oportunidades no momento exato

Além disso, você pode personalizar a venda de acordo com as necessidades e o perfil do cliente, uma vez que você terá acesso a esses dados. 

Transformar um banco de dados de cliente em um CRM permite que você, empreendedor, exerça um controle mais amplo e otimizado 

Os dados e as interconexões destes são as mais diversas. Com isso, você, empreendedor, pode ter uma visão ampla e integral do seu negócio. Com um CRM, como o Meets, você fica por dentro de todas as negociações desempenhadas na sua empresa e consegue, também, acompanhar o desempenho dos seus profissionais.

Sendo assim, o CRM dá o suporte necessário para você avaliar a atuação da sua organização. 

Personalização no contato com os clientes e estratégias de marketing mais assertivas 

Retomando a tratar sobre a relação com o público, os dados dispostos no CRM permitem a personalização no contato com os clientes. E a personalização é fundamental para o planejamento de estratégias de marketing da sua empresa

As informações armazenadas e integradas permitem que você impulsione a prospecção de novos clientes, a geração de leads e todo o suporte de marketing da sua empresa. 

Sabendo dos perfis dos clientes, você pode pôr em prática ações direcionadas de marketing de acordo com as especificidades e necessidades de cada público. Desse modo, as chances de uma atuação assertiva aumentam. 

Aumenta a fidelização de clientes

Fidelizar clientes é tão importante quanto conquistar novos. Isso é um preceito básico atualmente. 

Você precisa manter os clientes que consumiram o seu produto/serviço uma vez, de modo que esse consumo se repita cada vez mais.

O CRM te dá o suporte necessário para essa finalidade.

Com os dados organizados e otimizados, retomando o que foi tratado no tópico anterior, você pode ofertar serviços/produtos de acordo com o perfil de cada consumidor. Assim, o cliente terá uma ótima experiência, atribuindo importante valor ao seu negócio. 

Se você promove uma experiência de excelência para o público, de modo que sejam estabelecidos momentos marcantes, a tendência é fidelizar clientes

O cliente adora se sentir acolhido e atendido, e demonstrar conhecimento sobre ele é peça fundamental! 

Quer aprender mais sobre fidelização de clientes? Leia o nosso conteúdo “Ferramenta de atendimento: uma forma eficaz de fidelizar o cliente”.

Transformar em CRM o banco de dados da sua empresa auxilia na tomada de decisões

CRM Meets
Transformar um banco de dados de clientes em CRM possibilita que o processamento dos dados forneçam informações relevantes para que você, empreendedor, possa tomar as melhores decisões no seu negócio.

Um bom suporte de CRM, a exemplo do Meets, vai fornecer relatórios, gráficos, entre outros indicadores, com base nos dados armazenados. Essas informações são fundamentais para você realizar o acompanhamento do seu negócio e saber em quais pontos deve atuar para realizar ajustes

Eleva o ticket médio

Dispondo das informações armazenadas no CRM, o time de venda consegue implementar propostas inteligentes, adequadas aos diferentes perfis. Portanto, com maior assertividade, torna-se mais fácil aumentar o ticket médio dos clientes.

Saiba mais sobre ticket médio lendo o nosso conteúdo “O que é Ticket Médio e por que é importante calcular?”. 

Integra os times de marketing e de vendas

O CRM integra diferentes setores da sua empresa, como os de marketing e o comercial.

Com os dados integrados e centralizados em um único só lugar, as informações são compartilhadas para todos, facilitando no estreitamento da relação interna.

Ou seja, os times são interligados mediante uma única interface virtual.

A equipe de vendas obtém dados relevantes gerados com as ações de marketing, que vão contribuir nas estratégias comerciais, assim como o time de marketing se utiliza de dados de desempenho do time de vendas e das negociações para elaborar estratégias mais assertivas. 

Dessa forma, o CRM auxilia a implementação de um trabalho mais colaborativo e eficiente, o que gera melhores resultados para a sua empresa. 

PRONTO PARA CONTAR COM UM CRM NA SUA EMPRESA?

Agora que você já conhece os benefícios de contar com um CRM para a gestão de dados, concorda que é uma boa solução para a sua empresa incrementar o banco de dados de clientes, transformando-o em um CRM?

Tendo convicção disso, que tal contar com um CRM no seu negócio?

Conheça o Meets CRM e faça o teste gratuito do sistema!

Com o suporte do Meets, a gestão dos dados de clientes e de todas negociações ficará muito mais simples e rápido, o que aumentará a produtividade da sua equipe e, consequentemente, alavancará os resultados da sua empresa

Fale com os nossos especialistas

Thomáz Pinho

Thomáz Pinho

Deixe seu comentário

Posts Recentes

Sobre nós

O Meets foi concebido para tornar as coisas simples e práticas. Ao permitir que você visualize todo o seu processo de vendas acompanhando as atividades certas a serem realizadas.

Siga-nos

Vídeo Tutorial

Comece com conta GRATUITA!

Nenhum cartão de crédito é necessário.
Ao clicar em “Cadastre-se”, você concorda com a nossa Política de Privacidade