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Funil de Vendas e Atendimento: quais as suas funcionalidades?

Tempo de leitura: 5 minutos

O funil de vendas e o funil de atendimento servem para você estabelecer um padrão de serviço entre os seus colaboradores e, do mesmo modo, conseguir acompanhar o desempenho de cada um deles.

Dessa forma, a tendência é um aumento na produtividade da sua equipe e, consequentemente, nos resultados da sua empresa. 

Primeiramente, vamos entender o que é um funil de vendas e um funil de atendimento.

Funil de vendas

Um funil de vendas é um recursos que mostra toda a jornada de um cliente com a sua empresa, desde o primeiro contato estabelecido lá atrás, quando ele demonstrou interesse pela sua marca, até o fechamento de algum negócio.

E qual a composição de um funil de vendas?

Ele é simplesmente formado por uma série de etapas que, em conjunto, dão suporte à jornada de compras dos perfis de clientes de um negócio

Com o funil de vendas, você consegue estreitar mais a relação entre os times de marketing e vendas da sua empresa, na medida em que eles dependem diretamente de informações um do outro para estruturar melhor a jornada do cliente e saber o momento certo para fechar as oportunidades. 

As etapas de um funil de vendas remetem ao processo de compra de um cliente, estando o funil dividido da seguinte forma: 

Meets-funil-de-vendas-1

Topo do funil: aqui é quando um potencial cliente percebe que a sua empresa chamou atenção. Os clientes têm alguma necessidade a ser sanada e a sua empresa pode dar conta dessa missão. 

No topo do funil, você deve oferecer conteúdos aos clientes, para alimentá-los mais sobre o seu negócio e, também, captar dados sobre eles, que são essenciais para que esse sujeito se torne um lead e avance nas próximas etapas do funil até fechar uma venda. 

Meio do funil: neste estágio o principal objetivo é construir um relacionamento com o potencial cliente para saber quais são os objetivos finais dele. Você deve, portanto, fornecer todo o suporte técnico necessário para ajudar esses potenciais consumidores. 

Agora cuidado, isso não quer dizer que você vai agir para vender a qualquer custo nessa fase. Muito pelo contrário, a veja como uma oportunidade de qualificar um lead e nutri-lo ainda mais sobre os produtos/serviços ofertados pela sua empresa. 

Abaixo listamos algumas ideias de conteúdo para a etapa do meio do funil:

  • Campanhas de email;
  • Postagens no blog;
  • Chatbots de vendas;
  • Páginas nas redes sociais;
  • Oferecendo testes grátis;
  • Campanhas de retargeting

Fundo do funil: após alimentar de maneira qualificada os seus leads, nesta etapa eles se tornam oportunidades de negócio. Ou seja, você os lapidou e agora está pronto para fechar um uma compra e converter clientes. 

O objetivo não é unicamente fechar vendas, mas garantir uma experiência excelente para o cliente, de modo que o sucesso dele seja garantido e a vontade de continuar ligado à sua empresa aflore. A relação de confiança empresa-cliente é fundamental para um processo pós-venda e de fidelização

Funil de atendimento

Também conhecido como “funil de suporte”, o funil de atendimento foca na estruturação do processo de atendimento ao cliente de modo sistematizado, de modo que a interação cliente-empresa seja muito mais assertiva. Ou seja, o foco é na experiência do cliente. 

O funil de atendimento está dividido em três etapas, as quais podem ser conferidas abaixo: 

Topo do funil: na parte superior do funil fica a etapa de prevenção, ou seja, o objetivo é prevenir a entrada de chamados para as equipes de atendimento e suporte. Esse chamado são problemas contestados pelos clientes e é no topo do funil que se busca prevenir a entrada das reclamações. 

Portanto, busca-se sanar o máximo de dúvidas possível para evitar reportações maiores com a equipe de suporte. 

Para isso, são realizadas duas ações básicas: identificação dos problemas e ação de prevenção, que deve ser rápida. 

Meio do funil: neste estágio ocorre o autoatendimento, ou seja, são fornecidas possibilidades para que os cliente possam solucionar problemas sozinho. Um exemplo de ferramenta que auxilia nessa etapa é o chatbot

Quer saber mais sobre Chatbot? Leia o nosso conteúdo do blog aqui

Com o autoatendimento, tem-se em mente a ideia que o cliente consiga rapidamente achar uma solução para um ponto que não foi sanado na etapa anterior. 

Fundo do funil: a terceira etapa do funil de atendimento diz respeito ao processo de resolução ou suporte à problemas. Aqui, a sua empresa precisa contar com um time qualificado para dar um suporte de excelência ao público, tendo um alto índice de exatidão e resolução de problemas. 

Funil de atendimento X funil de vendas

A principal distinção entre os dois funis está no resultado final. O funil de atendimento foca na resolução de problemas apontados pelo público, seja através do autoatendimento ou do contato direto com o suporte da sua empresa. Por outro lado, o funil de vendas objetiva a conversão de leads em clientes ativos

É importante destacar que o funil de atendimento também gera conversões, sobretudo através do seu atendimento personalizado, o que garante uma melhor experiência ao cliente. 

Funcionalidades dos funis de vendas e atendimento com o Meets 

Como foi visto, o funil de vendas ajuda você e a sua equipe a identificar e acompanhar a jornada de um cliente até a realização de uma compra. Sendo assim, sua empresa fica munida de dados importantes, os quais ficam armazenados de modo centralizado no CRM Meets, para planejar e executar estratégias, as quais tendem a ser mais assertivas. 

Com o funil de vendas no Meets, a sua empresa realiza estratégias de prospecção de vendas de novos clientes com excelência, além de ser um grande potencial para as ações de marketing

Com o funil de atendimento, por sua vez, você eleva o número de retenção de clientes, o que, ao final, melhora as taxas de fidelização. Tudo isso é fruto de um atendimento de qualidade que assegura uma boa experiência ao público, e como você deve saber, garantir a satisfação dos consumidores é peça-chave para progredir

Além disso, quando você lida com vários colaboradores e em várias partes do país, você e a sua equipe precisam de um maior controle para tomar as melhores decisões.

Dessa maneira, ao criar uma nova oportunidade e colocar automaticamente dentro de um funil no Meets, os próximos passos são determinados pelo próprio sistema. Sendo assim, cada colaborador, tendo acesso em tempo real à plataforma, recebe notificações de suas tarefas, sabendo, portanto, o que deve ser feito de tarefas naquele dia.

Crie o seu funil de vendas no Meets cadastrando todas as etapas que você e a sua equipe comercial vão seguir, definindo os passos até chegar na venda final. Além disso, no Meets você também pode criar múltiplos funis de atendimento para organizar melhor seu fluxo de vendas e atendimento. 

Você pode visualizar as suas oportunidades em grade e ficar por dentro de todas elas. Visualizando cada uma, você pode mudar uma oportunidade de etapa no seu funil de vendas, tudo muito rápido e com total praticidade. 

Use o funil e vá aperfeiçoando seus usos e sua capacidade de vendas.

Veja neste vídeo como configurar um funil de vendas e atendimento no Meets:

Exemplo de controle com funis:

1- Passo 01- Visita pessoal

2- Passo 02- Enviar e-mail ( 01 dia)

3- Passo 03- Ligar para saber resposta do email (3 dias)

4- Passo 04- Enviar proposta definitiva (1 dia)

5- Passo 05- Assinar contrato ( 7 dias)

6- Passo 06- Fazer visita de pós venda ( 2 dias)

7- Passo 07- Definir ajuste internos (5 dias)

Não existe, de fato, um modelo único e ideal de funil, uma vez que cada negócio possui a sua particularidade. Desse modo, com o Meets você personaliza os seus funis para melhor se adequar à sua organização.

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