Black Friday: O que é CRM Social?

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Tempo de leitura: 5 minutos

Você conhece o CRM Social? Como usá-lo? Como posso aplicá-lo na minha empresa na Black Friday? Acompanhe a publicação e descubra as respostas para essas perguntas.

Com a chegada da Black Friday, é importantíssimo potencializar suas estratégias para essa data. Segundo dados da consultoria Ebit|Nielsen, os dois dias da Black Friday 2020 (26 e 27 de novembro) fecharam com vendas totais de R$ 4,02 bilhões no e-commerce, resultados que revelam sua forte influência sobre o PIB nacional e aumento de contratações. A partir daí, investir no CRM Social é atualizar o conceito geral de CRM para focar em um relacionamento nas redes sociais. 

O público que interage com uma empresa através das redes é bem amplo e capaz de atrair mais leads, qualificados ou não para os produtos/serviços.

Qual a diferença do CRM Social para o CRM “tradicional”?

Ambos os CRM, estão focados no relacionamento com cliente, na observação do funil de vendas, realização na gestão da equipe e integração nos canais de atendimento. Porém o CRM Social, ou CRM 2.0 como é conhecido, adiciona aos canais de contribuições as redes sociais, buscando as diferentes combinações e necessidades para a compra de um produto/serviço. 

O CRM Social também precisa lidar com processos, ética e elementos que diminuem ou aumentam a atenção do público-alvo.

CRM Social e redes. Meets

CRM Social e redes. Reprodução: www.pixabay.com

Benefícios do CRM Social

Os benefícios gerados pelo CRM Social estão de encontro com as estratégias de Marketing Digital da sua empresa, podendo oferecer ao cliente uma experiência ainda mais fluída e relevante

O seu público está ainda mais conectado e por isso tornam-se “consumidores sociais”, acompanhando mais fielmente as notícias e pesquisas sobre os produtos, além de conseguir relacionar-se e compartilhar interesses com seus amigos por essas redes. Por conta desses fatores, as marcas desenvolvem suas ações nas redes sociais entregando ao seu público expectativas de qualidade e competência.

Fortalecimento de autoridade

Repassar para os consumidores um canal de referência que ofereça respostas às dúvidas, de forma rápida, atribui autoridade e confiança a sua marca, gerando mais leads e vendas.

Criar um relacionamento pelas redes é importante para conseguir a confiança dos clientes e, futuramente, fidelizá-los. 

  • Se você deseja saber mais sobre como conseguir autoridade no Instagram, uma das principais redes sociais da atualidade, não deixe de clicar aqui e conferir um artigo do Meets importantíssimo para sua empresa.

Humanização da marca

Focando ainda mais nas interações (likes, compartilhamentos e comentários) que as redes sociais proporcionam para sua empresa, é importante investir nos valores e características que devem ser repassadas aos consumidores. Ademais, tornar o diálogo nesse ambiente mais humanizado e interativo, expõe uma ideia para o público de um local mais confortável e dinâmico. 

Seus valores podem ser transmitidos muito bem através de todas as interações sociais na utilização de canais que seus consumidores preferem.

Desafios do CRM Social 

Na construção do seu CRM Social podem surgir desafios, mas fique tranquilo. A busca por um CRM ideal e bem estruturado para sua empresa, como no Meets, podem ajudar a deixar essa fase de transição e adaptação tecnológica ainda mais fácil. 

A mudança pode ser desconfortável

Mudar inicialmente a natureza de abordagem de sua empresa pode causar desconforto. É recomendado preparar sua equipe de Marketing para utilizar com mais facilidade as ferramentas das redes sociais. Assim eles poderão abraçar a mudança e se adaptar naturalmente às novas plataformas, conseguindo atender o cliente de forma mais leve e prática, passando segurança e conforto. 

Você pode ficar com sobrecarga de dados

Caso você já tenha uma grande carga de seguidores em suas redes, pode ficar difícil administrar os diferentes dados das plataformas. Novos dados que entrarão devem ser bem organizados, lembre-se de não deixar suas interações de lado, cuide sempre dessa parte para não perder potenciais consumidores. 

Os resultados podem ser menores à noite

Dependendo também do tamanho de suas redes antes de estabelecer o CRM Social, você pode não obter os milhares de seguidores que deseja imediatamente. É um trabalho mais demorado, mas que gera resultado de engajamento no final, basta ter determinação e paciência.

No período da noite, você poderá não obter os relacionamentos mais determinados, mas não se preocupe, conforme você for aumentando suas interações e leads, os consumidores aparecerão em qualquer período do dia. 

E como posso utilizar o CRM Social na Black Friday?

Já sabemos que o CRM Social é significativo para sua empresa, então que tal colocar ele em prática antes da Black Friday? Além da última sexta mais importante de novembro, as vendas de final de ano também podem impactar e melhorar seu faturamento, fatores que podem ser alavancados com o uso do CRM Social.

Inicialmente, é válido preparar seu perfil empresarial das redes sociais para a data. Prepare postagens personalizadas sobre a marca e para o dia, apostar principalmente no Facebook ajuda a encaminhar ainda mais clientes e usuários aos sites de comércio eletrônico. No Instagram, realize postagens sinalizadas com produtos e explore a aba “Loja” da própria plataforma para obter vendas diretas.

Para preparar seu perfil, você pode:

  • Colocar foto na conta, dando preferência a própria logo da empresa;
  • Utilizar cores, fontes e o nome BLACK FRIDAY para fácil identificação;
  • Colocar o link do site ou da loja virtual na sua biografia;
  • No Instagram, explorar ainda mais as hashtags e stories para ajudar seu público-alvo a encontrar mais rápido sua empresa. 

É notório a importância do planejamento e agendamento do conteúdo com antecedência. Organize suas publicações e anúncios sociais dando bastante prioridade. Isso facilitará a publicação de um conteúdo social mais criativo e consistente. No MLabs, uma plataforma de mídias sociais em que você agenda posts e gera relatórios, é possível já começar a planejar seus conteúdos.

O terceiro fator essencial é responder com agilidade. Retenha bastante atenção no atendimento ao seu cliente, sabemos que por ser uma data muito agitada no comércio é imprescindível o atendimento a maior quantidade de clientes possíveis em um espaço de tempo mínimo.

Converse com seus colaboradores e facilite o relacionamento deles com seu público. Além disso, não bombardeei seu consumidor com frases prontas e focadas apenas em discursos de venda, nas mídias sociais as relações são mais interativas e humanizadas.

Black Friday e CRM Social. Meets

Black Friday e CRM Social. Reprodução: www.pixabay.com

O quarto fator é criar um senso de urgência. O Black Friday dura no máximo 2 dias e na maioria das vezes, apenas 1. Então seu cliente entende que as oportunidades de vendas ali presentes poderão passar de forma rápida caso ele não finalize a compra. Por isso, crie um senso de urgência em torno das suas ofertas. 

Comece seu trabalho cedo e certifique-se que seus consumidores saibam que o anúncio só estará disponível por um curto período de tempo ou até durar o estoque. Mantenha seu cliente atento, faça-os querer comprar assim que a oferta estiver disponível, mantendo também o entusiasmo dos seguidores com prévias do que está por vir.

Utilizando estratégias no e-mail Marketing, em seu blog e nas redes sociais, você pode explorar sua criatividade tornando isso mais interativo.

  • Crie contagens regressivas, por exemplo, aposte também em “revelar” as ofertas aos poucos por meio dos stories.

Crie uma lista de leads a partir do Instagram Stories. Já é possível criar anúncios nos stories do Instagram que atraem leads, tornando a oferta ainda mais atrativa. Aproveite também o Lead Ads, plataforma do Facebook e Instagram que monta uma lista qualitativa e pode ser utilizada a fim de divulgar ofertas para as pessoas presentes nessa lista. 

Aproveite o dia para trabalhar com lives e-commerce. Trata-se de um evento ao vivo em que ofertas específicas são anunciadas. Divulgue nas lives ofertas exclusivas para quem está assistindo e não deixe de planejar qual conteúdo será abordado na live, quais ofertas serão divulgadas, quais os canais que serão utilizados e de que forma será feita a interação com seu público.

Por fim, não deixe de criar estratégias para quem já é seu cliente. Um consumidor que já comprou na sua marca, sabe que pode confiar nela. Por isso também aposte em antigos clientes, eles podem se tornar ainda mais efetivos e custar menos na busca de um novo. 

Ações voltadas para linhas de transmissão em grupos de consumidores no WhatsApp, Telegram ou comunidade no Facebook te ajudarão a administrar de forma ordenada esses antigos consumidores.

Compreendeu melhor o CRM Social e sua relação com a Black Friday?

Agora que você conseguiu compreender melhor sobre CRM Social, aplique ele no seu negócio já no período da Black Friday. Foque no seu público-alvo e se prepare para gerar mais leads e vendas.

Aproveite e beneficie-se do valor que as redes sociais possuem para atrair seus clientes. Se planeje com antecedência, prepare suas ofertas, converse com seus colaboradores e busque melhorar seu CRM. Um CRM ideal é importante para sua empresa em todos os momentos do ano, principalmente na Black Friday, em que os potenciais de vendas aumentam, ele é ainda mais necessário. Ainda não possui um CRM tecnológico, acessível e com bom suporte? Que tal conhecer o Meets CRM?

Carol Rodrigues

Carol Rodrigues

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