CRM para clínicas médicas: saiba como a ferramenta pode auxiliar

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Tempo de leitura: 11 minutos

CRM para clínicas médicas: saiba como a ferramenta pode auxiliar

O CRM para clínicas médicas auxilia na gestão do relacionamento com os pacientes, melhorando os resultados e permitindo um acompanhamento mais próximo da jornada dos pacientes na sua clínica, aumentando, portanto, a satisfação do público. 

Em um mercado bastante competitivo, como o de saúde, o progresso da sua clínica depende de uma série de fatores, como uma boa relação com os pacientes e o uso de estratégias que impulsionam a produtividade de todos os setores do seu estabelecimento e, consequentemente, garantem melhores resultados no desempenho das atividades.

Uma destas estratégias é a utilização de um sistema de CRM para clínicas médicas.

No campo da saúde, é indispensável o uso da tecnologia para oferecer aos pacientes excelentes experiências de atendimento. Atendimento este que não se encerra em consultas e/procedimentos realizados no espaço físico, mas envolve todos os contatos no pré-atendimento físico, no atendimento local e no pós-atendimento. 

Desse modo, lançar mão de tecnologias operacionais é a forma de pensar na construção de experiências marcantes com os seus pacientes, e, no contexto atual, marcado pela forte presença tecnológica nos mais diversos âmbitos, o setor médico não está isento, tornando-se fundamental investir nas melhores possibilidades para a sua clínica. 

Em face desse contexto, para o seu negócio se destacar no mercado médico, o CRM é uma estratégia necessária para o seu negócio.

Você que vivencia o setor da saúde deve saber a importância de garantir um bom relacionamento com o público. Essa relação deve envolver bastante cuidado e atenção!

O CRM para clínicas vai ajudar você na gestão do relacionamento com os pacientes, sendo uma alternativa essencial para auxiliar os profissionais do seu estabelecimento no atendimento ao público. 

E como ele faz isso?

O CRM permite que você acompanhe mais de perto cada paciente e potencial paciente, compreendendo toda a sua jornada, desde o agendamento até o pós-atendimento na clínica. com essa aproximação, as chances de fidelização e retenção dos pacientes aumentam significativamente, e isso é de grande valia, concorda? 

Para o progresso da sua clínica, é fundamental contar com o suporte de um CRM, como o Meets, que auxilia as empresas na gestão do relacionamento com os clientes e na organização de informações relevantes do ponto de vista administrativo, financeiro e de marketing. Além disso existem outras soluções mais específicas para determinados segmentos, como o Clinic Machine, produto do Meets voltado para clínicas de estética, sendo um importante meio de prospecção e vendas.

Quer saber mais sobre como um CRM para clínicas médicas pode auxiliar no progresso do seu negócio?

Continue lendo. Neste artigo você aprenderá sobre CRM, a sua importância e as principais vantagens para clínicas médicas. 

O que é CRM para clínicas médicas?

CRM é a sigla que representa Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Conforme a sua definição, CRM é uma estratégia que auxilia a sua clínica médica a direcionar o foco e esforços em todos os processos que envolvem o atendimento ao cliente. Ou seja, com o uso do sistema, o público é o centro de tudo

O CRM vem se configurando como uma solução de grande impacto no mercado da saúde, sendo um grande diferencial para clínicas que aderem ao sistema. A solução coleta e organiza dados dos pacientes e de todas as negociações estabelecidas, os quais, analisados, dão um panorama eficiente para tomada de decisões nos mais diversos setores do seu negócio. 

Ademais, o CRM automatiza todos os processos, permitindo, desse modo, a otimização das atividades e do tempo, sendo este último fator um grande destaque, tendo em vista que essa otimização faz com que os profissionais dediquem mais tempo para outras demandas. 

São dois pontos-chave que um CRM vai fornecer para a sua clínica médica: 

CRM Meets
CRM para clínicas médicas auxilia o seu negócio no controle dos pacientes e na gestão de todos os dados

  • Cadastro de pacientes: um CRM para clínicas médicas coleta informações essenciais dos pacientes, armazenando-as em um local seguro, com um servidor em nuvem.
  • Automatização de processos: além de guardar os dados dos pacientes, o CRM automatiza as etapas da sua clínica e realiza atividades fundamentais para o atendimento ao público e para o planejamento e execução de estratégias assertivas. 

Além disso, o CRM, como fora destacado, atua em todos os processos de contato com o público (pré-atendimento, atendimento e pós-atendimento), construindo uma relação não somente com pacientes já ativos, mas com aquelas pessoas que um dia possam frequentar o seu estabelecimento. Desse modo, um CRM auxilia desde a disposição de oportunidades que nem você imaginava até a exibição de pontos de ajustes que não estavam tão evidentes. 

Qual a importância de se investir em um CRM para clínicas médicas?

Como o ramo da saúde tem foco total no bem-estar dos pacientes, o CRM é de extrema importância para a sua clínica, uma vez que, como mencionado, coloca o paciente como foco de todos os processos, na medida em que busca proporcionar experiências positivas no atendimento ao público. 

Permitir uma boa consulta ou um procedimento de excelência na sua clínica é de certa forma uma obrigação, concorda? Mas, imagina que além disso, você consiga assegurar uma boa experiência do paciente até mesmo depois do atendimento no seu estabelecimento. Isso, aumenta as chances de retorno futuramente ao seu negócio, além de impulsionar a indicação do seu espaço para outras pessoas.

Com o suporte de um CRM você consegue construir uma relação sólida com o público, estando próximo dele em todos os momentos, até porque o atendimento ao público não se inicia e se encerra exclusivamente na ida das pessoas presencialmente no seu estabelecimento, certo? 

Com o CRM você encontra melhores oportunidades para planejar, executar e organizar dados, além de ficar por dentro de problemas no seu negócio, encontrando, diante disso, meios para solucioná-los, tudo isso de modo prático e rápido, sem gerar demandas extras para a equipe. 

Ou seja, se você quer progredir com a sua clínica médica, não tem motivos para não contar com um CRM!

O suporte faz a diferença nos resultados da sua clínica, fazendo com que o seu negócio se destaque no nicho. 

Recomendação de leitura: “Quais os fatores que justificam o uso de CRM nas empresas?”. 

Principais vantagens de um CRM para clínicas médicas

Agora que você já conhece o que é um CRM e qual a importância de contar com o suporte no seu estabelecimento, vamos compreender as principais vantagens de contar com o sistema na sua clínica médica. 

O uso do CRM para clínicas médicas traz inúmeras vantagens que auxiliam no progresso dos estabelecimentos, sendo algumas delas: 

  • Aumenta os resultados das clínicas médicas;
  • Integra dados relevantes;
  • Fornece informações completas sobre os pacientes;
  • Personaliza o relacionamento com o público;
  • Fideliza pacientes; 
  • Melhora o direcionamento das estratégias de marketing;
  • Reduz os custos operacionais;
  • Fortalece a clínica em seu nicho.  

Quer saber mais sobre cada uma dessas vantagens elencadas acima? Continue a leitura e saiba como o CRM pode auxiliar a sua clínica médica. 

CRM para clínicas médicas aumenta os resultados do seu negócio

CRM para clínicas médicas Meets
CRM auxilia a sua clínica médica a alavancar os resultados.

Com o CRM, você eleva as possibilidades de progredir significativamente com a sua clínica médica. Isso acontece pelo fato de o sistema reunir uma série de dados importantes, os quais, usados de maneira estratégica, auxiliam na tomada de decisões em todos os setores que atuam no seu negócio.

Com o suporte de um CRM, como o Meets, você encontra oportunidades de gerir melhor as tarefas cotidianas da sua clínica e a atuação dos profissionais. Estes, por sua vez, passam a executar as atividades com maior praticidade e agilidade, o que resulta no aumento da produtividade, subsidiada pela otimização do tempo e das funções, e consequentemente impulsionam os resultados do seu estabelecimento. 

Com todos os benefícios ofertados por um sistema CRM, já passou da hora da sua clínica contar com o suporte, evitando, assim, ficar para trás em um mercado tão competitivo como o da saúde. 

Para isso, o Meets vem se destacando como uma opção certa, apresentando grande potencial para simplificar e aumentar os processos de vendas, além de permitir um acompanhamento mais próximo das atividades desempenhadas e garantir boas condições para uma gestão de leads e de pacientes ativos com excelência. 

O CRM para clínicas médicas auxilia nas tomadas de decisões

Um outro ponto de grande destaque que torna fundamental contar com um CRM na sua clínica médica é o seu suporte nas tomadas de decisões.

O CRM fornece relatórios e gráficos de gestão e sobre consultas os quais trazem detalhes ricos. Essas ferramentas, de modo manual, levariam bastante tempo para serem produzidas, correndo o risco, inclusive, de conter falhas humanas na sua produção. Com o Meets CRM, enquanto a sua equipe se concentra em outras demandas, o sistema recebe e armazena informações riquíssimas da sua clínica e as fornece de modo prático e otimizado. Desse modo, a partir de uma análise bem centrada, você consegue tomar decisões mais assertivas no seu negócio. 

Esses relatórios e gráficos são de extrema importância para a sua clínica, na medida em que fornecem indicadores positivos de desempenhos, fragilidades e oportunidades de melhorias. De tão eficientes que esses meios são, muitas das informações repassadas para você apontam questões que fugiam do seu conhecimento ou que nem sequer eram imaginadas. 

Outro fator, é que esses dados relevantes podem ser acompanhados em tempo real, tendo em vista que as informações são mantidas atualizadas em único só lugar, podendo ser acessadas de qualquer lugar. 

Integra dados e usuários 

Um dos maiores benefícios de contar com um CRM para clínicas em seu negócio é a facilidade de integrar diferentes segmentos em uma mesma plataforma.

Como assim? 

As informações que são geradas pelo setor financeiro da sua clínica, por exemplo, podem ser atribuídas a outras e acessadas no mesmo local por toda a equipe do seu estabelecimento, sem haver a necessidade de consultas múltiplas e complexas. Isso é possível devido ao fato de um sistema de CRM, como o Meets, centralizar todas as informações em um só lugar, como mencionamos acima.

Sendo assim, a própria equipe médica e os setores administrativo e financeiro apresentam importantes ganhos com essa integração, visto que recebem uma análise mais completa das operações da clínica.

Além disso, o sistema CRM possibilita, também, uma integração com outras plataformas digitais. Dessa forma, essa integração permite captar dados a partir de canais externos, como e-mail, WhatsApp, na área do usuário no site da clínica, além de outras redes sociais.

Uma dessas captações mediante canais externos diz respeito ao gerenciamento de leads. Alguns sistemas, como o Meets e um dos seus produtos, o Clinic Machine (voltado à clínicas de estética), centralizam todos os leads advindos de diversos canais em uma única central de mensagens, o que torna mais fácil a gestão desses pacientes e o trabalho da equipe no processo de conversão. 

Permite implementar o agendamento online

A integração facilita, também, o agendamento de consultas, tendo em vista que possibilita a implementação de agendas para controle de horários de profissionais e pacientes. 

O CRM, permite que o paciente administre suas informações na plataforma, realizando agendamentos, remarcações ou até mesmo cancelando consultas. Desse modo, há uma otimização do tempo e um melhor processo de administração da agenda

Fornece informações mais completas sobre os pacientes

Com o CRM para clínicas médicas o cadastro dos pacientes conta com informações relevantes, as quais são armazenadas de modo centralizado em um único local. Além de garantir que nenhum dado será perdido, você aumenta a produtividade e elabora cadastros mais completos dos seus pacientes.  

Todos esses cadastros são integrados aos prontuários eletrônicos, os quais reúnem uma série de dados e elementos de grande valia, como exames, anotações das consultas, entre outros diversos arquivos, como imagens. 

Com o suporte da tecnologia, todos esses dados podem ser compartilhados de modo concomitante e rápido, o que, dessa forma, otimiza os processos internos da sua clínica e facilita as tarefas de todas as equipes, as quais encontram subsídios para implementar ações mais assertivas.

Vale ressaltar que essa otimização dos dados não auxilia somente na organização administrativa e financeira, mas na própria atuação médica, uma vez que os dados fornecem pontos que podem ser de grande relevância em diagnósticos.  

Em face disso, contando com o suporte de um CRM, como o Meets, além de simplificar funções, como armazenamento e organização de dados, você otimiza o tempo e acompanha mais de perto o tratamento dos seus pacientes. 

De forma resumida, o cadastro dos pacientes com o CRM vai fornecer dois pontos de grande importância para a gestão da sua clínica:

CRM para clínicas médicas Meets
CRM para clínicas médicas fornecer dois pontos de grande importância para a gestão: prontuários eletrônicos e acompanhamento da jornada dos pacientes.

  • Prontuários eletrônicos: os prontuários eletrônicos vão reunir informações dos pacientes (nome, e-mail, telefone, endereço, por exemplo);
  • Jornada dos pacientes na clínica: esse ponto é fundamental para analisar os processos e como isso influencia na experiência dos seus pacientes, desde a etapa de agendamento. 

CRM para clínicas médicas auxilia na construção de um relacionamento personalizado e contínuo 

Com o suporte de um CRM, os dados dos pacientes podem ser segmentados a partir de diferentes critérios, como perfil pessoal, sexo, idade, especialidades buscadas, condições clínicas, etc. Com essa base de dados, você pode saber mais sobre as especificidades dos pacientes de modo que o acompanhamento realizado seja ainda mais próximo. Ou seja, você consegue mostrar aos seus pacientes conhecimento sobre eles.

As ferramentas da plataforma CRM possibilitam que você interaja com os pacientes em diferentes momentos e de diversas maneiras. Durante um tratamento de um paciente na sua clínica, por exemplo, você pode monitorar suas consultas e enviar lembretes por diferentes canais. Por outro lado, a equipe de atendimento, sabendo sobre o cliente, pode direcionar as ações com base na jornada do paciente, sabendo das suas necessidades. 

O CRM auxilia a segmentar os pacientes de acordo com a especialidade

Além disso, como você possui dados que ajudam a sua equipe a conhecer bem os pacientes, a sua clínica pode fornecer informações sobre especialidades, ofertas, entre outras questões, de modo segmentado de acordo com cada perfil.

CRM para clínicas médicas auxilia na fidelização de pacientes 

CRM meets clínica médica
CRM para clínicas médias contribui com a fidelização de pacientes.

O CRM para clínicas médicas é uma ótima solução para reter e fidelizar pacientes. 

Uma vez que o CRM reúne uma série de dados de grande relevância sobre pacientes, você consegue ter um contato próximo com o público desde a etapa de agendamento.

Este contato próximo pode ser com bastante cuidado e atenção, de modo que o paciente se sinta acolhido. E nada melhor do que se sentir acolhido, concorda? 

No campo da saúde, esse acolhimento é fundamental. Para fidelizar pacientes é necessário que a sua clínica tenha um atendimento atencioso e humanizado

Sabendo como tratar o cliente de modo cordial, oferecendo experiências impecáveis, você eleva a satisfação do público

Dispondo de dados dos pacientes, você pode implementar um atendimento personalizado, no qual sua equipe vai deixar claro que conhece cada paciente. Isso faz toda a diferença, já que são impressões positivas que ficarão registradas

Ou seja, o CRM fornece possibilidade de você melhorar a relação com o público, não somente ajudando na prospecção de pacientes, mas também na retenção e fidelização de pacientes já ativos

Um dos pontos de maior relevância da fidelização de clientes é o marketing boca a boca. O que isso quer dizer?

Um paciente, satisfeito com os serviços prestados pela sua clínica provavelmente comentará de forma positiva sobre a experiência com outras pessoas, podendo, inclusive, indicar o seu estabelecimento

Contando com um bom sistema de CRM, como o Meets, você tem em mãos excelentes ferramentas para gerenciar o contato com os pacientes ativos, o que resulta na construção de relacionamentos sólidos e duradouros. 

Recomendação de leitura: “Pós venda: como fazer e fidelizar clientes“.

Impulsiona as estratégias de marketing da sua clínica médica 

Em um mercado de alta competitividade, como o médico, é fundamental que a sua clínica invista em boas campanhas de marketing para divulgar os seus serviços

Com o suporte de CRM, todo o planejamento de estratégias de marketing é desenvolvido com maior assertividade e direcionamento, uma vez que a base de dados de leads e de pacientes que já frequentam a sua clínica orientam a elaboração estratégica. 

Além disso, conhecendo os diferentes perfis de pacientes da sua clínica, você pode elaborar e executar campanhas segmentadas sobre alguma especialidade para determinado público. As chances de ser assertivo elevam bastante dessa forma! 

Outro ponto importante, ligado inclusive à fidelização, é que você pode coletar pesquisas de satisfação com os seus pacientes e, através desses resultados, integrar os dados coletados com as informações do CRM e desenvolver campanhas mais eficientes, focadas nos pontos levantados com as pesquisas. 

Recomendação de leitura: “Como as estratégias de marketing digital otimizam o atebdiemnto“.

CRM para clínicas médicas reduz custos operacionais

Com o CRM, você armazena todos os dados diretamente na nuvem, o que permite que esses dados sejam acessados por todos, em qualquer lugar e a qualquer momento. 

Com isso, você dispensa a aplicação de gastos em diversos sistemas para as máquinas, em papéis e outros materiais para registros, além de evitar prejuízos de perdas de dados, o que também envolveriam custos para a sua recuperação. 

Fortalece a sua clínica no nicho de atuação 

Contando com o suporte em CRM você se destaca no seu nicho, ficando à frente da concorrência. 

Com o CRM, todos os processos da sua empresa passam por mudanças, as quais aumentam os resultados e a satisfação do público.  

Para se destacar em um mercado competitivo você deve oferecer o melhor sempre! 

Utilizando um sistema CRM a sua clínica conta com alguns pontos de relevância: 

  • Boa organização das informações;
  • Relação próxima e sólida com o público;
  • Atendimento personalizado;
  • experiências positivas. 

Esses pontos, além de outros, irão auxiliar a sua clínica a se destacar no mercado saúde.

Pronto para contar com um CRM na sua clínica?

Agora que você já sabe o que é um CRM e quais as suas vantagens para a sua clínica médica, que tal investir no Meets CRM para progredir com o seu negócio? 

Com o Meets, você alcança resultados surpreendentes na gestão do seu estabelecimento, trilhando importantes caminhos para se destacar no campo de atuação.

Conheça o Meets, faça um teste grátis e veja os resultados da sua clínica alavancarem! 

Thomáz Pinho

Thomáz Pinho

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