Como usar um chatbot de vendas em seu negócio?

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chatbot de vendas

Bot de vendas ou chatbot de vendas ? Tanto faz.

Como usar um bot de vendas( chatbot) em seu negócio ?

Se há pouco mais de uma década o atendimento por e-mail e telefone prevaleciam como melhores canais para comunicação com o cliente e vendas, hoje, o chat online já se destaca como uma das formas mais naturais de comunicação online.

Além de possibilitar a interação em tempo real com consumidores acessando seus sites e aplicativos, você pode ir além ao configurar um chatbot de vendas para automatizar grande parte do atendimento.

Neste conteúdo, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre como criar um robô de vendas e quais vantagens um bot de vendas traz para o seu negócio.

5 formas de como usar um chatbot de vendas em seu negócio

Confira abaixo como você pode empregar um bot de vendas em seu negócio e dicas para a sua configuração.

1. Use um Chatbot para geração de leads

Se a sua empresa pode aproveitar a geração de leads de alta qualidade e já qualificados, enviados diretamente para a sua equipe de vendas, usar um bot de vendas faz todo o sentido.

Chatbots podem simplificar a geração de leads para você, permitindo que você capture leads com facilidade em vários canais.

Por exemplo, sempre que um bot do Facebook Messenger interagir com um usuário, o usuário se tornará um contato de sua página comercial do Facebook.

O bot pode ir ainda mais longe e pedir o e-mail, número de telefone ou outras informações relevantes para você do usuário.

Isso permite que você adicione o usuário a várias outras listas de contato, seja uma lista para campanhas de e-mail marketing, uma campanha de promoção de leads ou passá-los para a equipe de vendas como leads qualificados.

A melhor parte sobre o uso de chatbots para geração de leads é que os chatbots não têm horário de trabalho definido; Os chatbots podem trabalhar 24/7 e continuam atendendo clientes mesmo quando a sua equipe estiver fora do horário comercial.

Eles estão disponíveis o tempo todo, permitindo que você estimule melhor os leads em vez de apenas gerá-los.

2. Use chatbot para vender

Programar seu chatbot com uma funcionalidade de vendas pode gerar vendas mais diretas, pois os clientes em potencial podem fazer uma compra diretamente da interface do chatbot, ou seja, enquanto conversam com o robô.

Se o seu negócio depende da geração de leads e de uma equipe de vendas para gerar valor a partir dos leads, os chatbots também podem encurtar o ciclo de vendas.

O processo de vendas também será simplificado, pois o cliente será facilmente conduzido pelo funil de vendas.

Embora um chatbot possa não conseguir fechar o negócio para você, ele pode definitivamente marcar uma ligação para o cliente com seus vendedores. E agendar ligações o mais cedo possível pode acelerar drasticamente o processo de vendas.

Além disso, você será capaz de se concentrar na experiência do cliente de boa qualidade, pois o seu chatbot pode cuidar de várias outras tarefas que não requerem intervenção humana. Suas equipes de suporte, vendas e sucesso do cliente podem se concentrar em programas de integração, retenção ou fidelidade, que podem resultar em ainda mais vendas, taxas de satisfação do cliente incríveis, mais renovações e taxas de rotatividade mais baixas.

3. Aumente o engajamento com um bot de vendas

Chatbots são softwares programados para servir a uma determinada funcionalidade pré-estabelecida pelo seu criador.

Você pode alinhar a “personalidade” do seu chatbot com o tom da sua marca para criar mensagens consistentes com o seu público-alvo, como por exemplo com um tom mais casual e jovem.

O fato é que empregar um chatbot pode também se tornar uma estratégia de branding, com boa relação de custo-benefício.

Utilizar seu chatbot para atividades de branding pode aumentar o envolvimento e manter o interesse do cliente, o que acabará resultando em mais conversões e vendas.

Mas claro, lembre-se sempre de disponibilizar operadores humanos para conseguir engajar clientes que preferem falar com humanos.

4. Responda perguntas frequentes com um chatbot

Se você já atende clientes, independentemente do canal, já deve ter notado como diversas pessoas podem apresentar algumas dúvidas muito comuns em relação ao seu negócio e serviços.

Eles podem ser sobre detalhes de envio, garantia, preços ou consultas de proteção de dados.

Inclusive, é exatamente por isso que a maioria dos sites tem uma seção de perguntas frequentes – que os visitantes demoram para encontrar ou não e, em vez disso, entram em contato com você.

O fato é que responder às mesmas perguntas repetidamente consome tempo de sua equipe de vendas, que poderia ser usado para atender leads mais qualificados e que se encontram no momento ideal para concretizar uma venda.

É exatamente aí que um bot de vendas pode ser extremamente útil.

O uso de chatbots de FAQ para responder às perguntas mais comuns fornece à sua equipe mais tempo para se concentrar em outras tarefas.

Além disso, isso significa que os clientes obtêm uma resposta imediata às suas perguntas em uma interface compatível com dispositivos móveis, ou seja, podem responder suas dúvidas instantaneamente de qualquer lugar, no desktop ou celular.

5. Use um bot de vendas para atender 24/7

Além de ser compatível com dispositivos móveis e atender clientes em trânsito, os chatbots também podem fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Os chatbots de atendimento ao cliente funcionam dia e noite, o que significa que seus clientes podem interagir com eles sempre que tiverem uma dúvida.

Dependendo do nível de funcionalidade com que você programa seu bot, seus clientes poderão fazer perguntas, coletar serviços, comprar produtos e muito mais.

Principais vantagens em usar um bot de vendas

A partir das diferentes formas que você pode usar um chatbot para vender em seu negócio, podemos destacar alguns dos maiores benefícios de investir em um software baseado em inteligência artificial ou pré-configurado.

Esteja sempre disponível para seus clientes

Fazer uma pergunta e saber que você receberá uma resposta é o primeiro passo em toda comunicação.

Embora isso pareça simples, nem sempre é colocado em prática – vários clientes são deixados sem respostas diariamente em negócios no Brasil, através de diversos canais de atendimento, incluindo em chats online.

Se houver uma dúvida sobre um pedido ou um problema com a entrega, por exemplo, as pessoas devem entrar em contato com a empresa e saber que haverá alguém pronto para ajudá-los imediatamente.

É por isso que, além da interação natural e inovadora, os bots de vendas oferecem a solução que os clientes procuram imediatamente e em seus canais preferidos.

No WhatsApp, no seu site, aplicativo para smartphone, Facebook Messenger, Instagram: um bot inteligente operará 24 horas por dia, 7 dias por semana, para responder às perguntas de seus clientes e fazer com que seu tempo conte.

Dessa forma, os níveis de satisfação serão maiores, o que certamente impacta as suas chances de vender.

Melhora suas chances de conversão

Cada visita ao seu site é um cliente potencial e um bot de conversação é uma máquina geradora de leads.

Consumidores podem acessar o seu site e fazer perguntas sobre produtos específicos para encontrar qual é a melhor opção.

O bot, além de dar a resposta certa, pede algumas informações como nome e e-mail. Por meio de uma conexão com seu sistema de CRM, como por exemplo o próprio Meets, o assistente virtual envia os dados automaticamente e cadastra o lead em sua base.

A partir disso, mesmo que o cliente não concretize sua compra, sua equipe de vendas pode entrar em contato e retomar a venda.

Faça mais vendas no WhatsApp

Já pensou em centralizar todos os seus canais de atendimento em uma única plataforma, incluindo o WhatsApp – o aplicativo de mensagens mais popular entre os consumidores brasileiros?

Isso é possível através de integrações entre sistemas de CRM e o app de mensagens, mas, além disso, é possível ir além e fazer o uso de bots de vendas configurados para o próprio WhatsApp.

Por fim, você poderá usar o WhatsApp com múltiplos atendentes no mesmo número, assim como receber toda a comunicação em seu sistema de CRM ou plataforma de atendimento e ainda deixar que o bot lide com perguntas frequentes e ajude-o a segmentar clientes.

Assim, você consegue converter seu WhatsApp em uma máquina de vendas.

Melhorar a eficiência de sua equipe de vendas

Como já mencionamos, é possível usar um bot de vendas para segmentar visitantes a partir de suas perguntas, ou mesmo configurar botões ou interações que possam levá-los para setores específicos.

Dessa forma, suponha que um cliente precisa de assistência do seu setor financeiro, a equipe de vendas não precisará receber este chamado no chat e então direcionar o consumidor, pois o bot pode fazer esse processo de triagem com facilidade.

A partir disso, a equipe de vendas tem mais assertividade de que os clientes que estão atendendo através do chat realmente estão ali pois têm interesse em saber mais e não fizeram perguntas frequentes que um chatbot já conseguiria responder.

Pronto para usar um bot de vendas?

Esperamos que tenha entendido como usar um chatbot de vendas pode impactar a sua captação de leads, chances de conversão e até mesmo afetar a produtividade da equipe de vendas.

Se está interessado em começar a usar este tipo de tecnologia em sua empresa, primeiramente, integre todos os seus canais de atendimento à um CRM profissional e centralize a comunicação.

A partir disso, escolha provedores de chatbot para cada um dos canais que você já usa e então comece a potencializar os seus resultados, colocando a tecnologia para trabalhar para você e claro, impulsionando as suas oportunidades de vendas!

Tavares

Tavares

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