Como montar sua central de atendimento via whatsapp ?

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meetszap
Tempo de leitura: 6 minutos

Como montar sua central de atendimento via whatsapp ?

Saiba como montar sua central de atendimento via whatsapp na sua empresa.

Neste artigo você irá aprender como montar uma central de atendimento via whatsapp dentro da sua empresa.

E ainda:

  • Criar uma sequência de atendimento para seus clientes
  • Como criar uma automação ou semi automação
  • Organizar por origem, tipo de produto que seus clientes-leads desejam 
  • Como distribuir seus clientes-leads para sua equipe de atendimento ou vendas.

Para quem serve uma central de atendimento via whatsapp ?

Com 130 milhões de usuários apenas no Brasil e mais de 10 milhões de usuários do whatsapp business, neste momento que você está lendo esse artigo, o Whatsapp é hoje de longe a ferramenta mais importante em qualquer negócio no Brasil quando se trata de vendas.

Então teoricamente uma central de atendimento via whatsapp serviria para a maioria dos negócios hoje no Brasil.

Sim e Não.

Mas como assim?

Se você tem um número de atendimentos via whatsapp baixo teoricamente você daria conta de atender todos de forma manual.

Porém o grande detalhe é que se você recebe pelo menos 5 contatos por dia no whatsapp , ao final do mês são 150 novos potenciais clientes que chegaram até seu negócio. No final do ano são 1800.

Agora imagina você lidar com 50 , 100, 200 , 500 leads por dia?

Como lidar com essa quantidade de informações ? Com um CRM como o Meets você daria conta desse trabalho.

Num momento especial onde todos os negócios tiveram que se reinventar , ter uma central de atendimento via whatsapp passou a ser crucial para qualquer tamanho de negócio, especialmente para aqueles que têm um número de atendimentos significativos por dia.

Gerenciar as diversas leads( contatos) no dia a dia de uma empresa pode ser crucial num momento de crise.

Cada nova lead (contato) que chega deve ser trabalhado de forma rápida, clara e objetiva.

Colocar essa nova lead dentro de um funil de atendimento e dentro de uma cadência de datas é algo extremamente importante nos dias atuais.

Em toda nossa experiência assessorando mais de 1 mil negócios durante esses anos, podemos afirmar que a regra de pareto é muito válida e atual para quem foca realmente num funil de vendas assertivo. 

Ou seja: 80% de sua receita vem de 20% de seus clientes.

Utilizando uma nova tecnologia o Meets CRM desenvolveu um nova ferramenta chamada MeetsZap.

Essa ferramenta pode funcionar separadamente do CRM ou pode integrar o sistema, o que o torna uma poderosa arma de vendas.

O MeetsZap é como se fosse mais uma integração nativa dentro do Meets. 

Se você já usa o Meets sabe que além das diversas integrações que temos via Pluga, você tem disponível hoje dezenas de integrações nativas já incluídas em seu plano.

Assim, com a integração  Meets e MeetsZap você poderá utilizar já o seu número de telefone atual (que sua empresa utiliza) e se aproveitar de todo o esforço comercial já feito.

Nesse modelo você consegue com apenas 01 número distribuir seu atendimentos de forma simples e rápida.

Ao chegar uma mensagem você poderá atribuir a uma equipe ou determinado atendente e ainda poderá ter todo o controle das conversas e todo o arquivo delas no histórico de seus clientes.

Quais as vantagens de ter uma central de atendimento via whatsapp ?


  • Centralização de todas as conversas em um único lugar
  • Gestão do atendimento e organização do atendimento
  • Gestão das demandas por produto ou serviço 
  • Relatórios gerenciais de desempenho
  • Diminuição de custos 
  • Trabalho remoto ( você poderá ter pessoas em qualquer lugar e o número será o mesmo)
  • Histórico de todos os atendimentos e demandas 
  • Funis de vendas e atendimento organizados
  • Mais uma fonte de geração de  leads clientes para sua empresa
  • Conhecimento mais detalhado das conversas e chat podendo assim qualificar e melhorar sua taxa de conversão

Se você quiser uma demonstração de como poderá utilizar o MeetsZap clique aqui 

Com efeito ,  para montar sua central de atendimento via whatsapp quais as ferramentas que irá precisar:

  1. Chip com aparelho celular ou telefone fixo habilitado
  2. Computadores ( dependendo de quantos atendimentos você desejar)
  3. O serviço do Meets contratado

Agora imagine o seguinte cenário na sua empresa:

Hipoteticamente você está recebendo entre 50 a 100 novas leads por dia. Isso ao final de 30 dias são 3000 mil leads e ao final de 12 meses são 36000.

Mesmo com uma equipe muito boa, as condições de gestão de leads e clientes se não estiverem bem organizadas certamente sua empresa estará perdendo negócios e dinheiro ao longo do ano.

Como você poderá organizar tudo isso de forma simples e prática para sua equipe?

O conceito é que qualquer sistema deverá ser útil e fácil se os operadores poderem utilizar o máximo dele. Só assim valerá cada centavo investido.

Feito isso  nossa equipe já estará pronta para te auxiliar com diversas ações que você poderá utilizar como:

Como criar uma sequência de atendimento para seus clientes?


Aqui é um ponto crucial no seu processo de vendas.

Você poderá conseguir vários modelos de atendimento, mas só chegará ao ideal depois de muito teste e adaptações.

Nós temos vários modelos prontos que podem te ajudar a ter uma idéia de como poderá ser uma sequência ou cadência de atendimento para seus clientes.

No entanto é muito importante deixar claro que o conhecimento dos detalhes de seu negócio apenas cabe a você e sua equipe. São pequenos detalhes que fazem uma enorme diferença.

Essa é uma outra vantagem de ter uma central de atendimento via whatsapp. Um número varios atendentes

Aqui você consegue ( escutar) ou analisar as conversas de sua equipe. Entender e orientar melhor o processo e sequência de atendimento e vendas.

A criação do processo e sequência de vendas dentro do Meets é muito simples. 

Uma vez criado sua equipe saberá exatamente o que fazer.

Existe alguns padrões que sugerimos sua empresa seguir como exemplo:

Procure responder as mensagens em no máximo 1 minuto ou menos.

Quanto mais você demorar a responder mais fria irá ficar sua lead-cliente. Menor será seu desejo.

Gosto de comparar esse atendimento a uma indicação de interesse.

Meu pai sempre dizia que a importância que você dá ao cliente é diretamente proporcional a velocidade da resposta. Concorda?

Como criar uma automação ou semi automação no Whatsapp?


Com a integração Meetzap +Meets CRM você pode trabalhar de forma semi automática ou de forma automática.

Vantagens e Desvantagens de automatizar os processos de atendimento:

Vantagens de automatizar os processos


  1. Maior rapidez de geração da oportunidade
  2. Mais uniformidade das mensagens 
  3. Diminuição de erros
  4. Menor trabalho manual

Desvantagens em automatizar os processos


  1. Uma taxa menor conversão
  2. Menor conversa com sua lead/cliente bi-direcional
  3. Mais trabalho de recuperação

Essa é uma decisão que apenas você poderá fazer. Aqui no Meets já testamos de tudo e sempre estamos ajustando os processos internos de acordo com as taxas de conversão.

Com pequenas mudanças conseguimos aumentar de forma exponencial nossa taxa de conversão. Para não nos chamar de mentirosos, vou dizer apenas que foi exponencial.

Optamos por um modelo híbrido de atendimento e isso nos tem feito avançar de forma bem assertiva com nosso clientes.

Dentro dos funis de vendas e atendimento do Meets você poderá criar seu próprio sistema com uma cadência e organização.

Existe a opção de automação. Para isso fale com nossa equipe de atendimento.

O Meets CRM é o primeiro CRM que tem uma integração nativa com o Whatsapp e automação de BOT.

Como organizar por origem e tipo de produto que seus clientes desejam?


Organizar por origem e tipo de produtos dentro da central de atendimento via  Whatsapp é algo muito tranquilo.

No próprio chamado dentro da conversa, no Meetszap você pode já definir os funis, tags produtos

Meetszap- meetscrm

Como distribuir seus clientes- leads para sua equipe dentro de uma central de atendimento via whatsapp ?


Outro ponto de destaque dentro do Meets CRM e Meetszap é a distribuição em lote para equipes ou usuários.

Quando você começa a entrar na central de atendimento via whatsapp várias leads/clientes isso se torna muitas vezes complicado.

Não para o Meetszap.

Aqui dentro do Meets CRM você poderá em lote criar as oportunidades já com uma determinada TAG/STATUS e ainda transferir em lote para um determinado atendimento ou equipe.

Se você quiser optar pelo atendimento via bot (robô) fale com um de nossos consultores.

E agora pronto para montar uma central de atendimento via whatsapp com um CRM integrado?

meetszap- funil

Com a integração do Meets CRM com o Whatsapp você tem as condições ideais de montar uma central de atendimento via whatsapp.

Alguns destaques:

  • Notificação de entrada de mensagens
  • Central de mensagens única ( Whatsapp, Messenger e Telegram e Instagram*) a ser implantado
  • Transferência de atendimentos para usuários
  • Gravação de mensagens na oportunidade do cliente dentro do CRM
  • Transferência de atendimento
  • Painel
  • Criação de oportunidades em lote 
  • Atribuição de chamadas em lote
  • Relatórios *(em implantação)
  • Um  único número varios atendentes
  • E mais

Esse é um momento único para seu negócio. A pergunta é:

Alguém hoje ainda atende ligações telefônicas sem saber a origem?

Pois é, o contato pelo Whatsapp é menos invasivo e mais assertivo.

Se você estiver mais interessado em obter informações sobre como poderá montar um funil de atendimento e sua central de atendimento via whatsapp, faça seu contato agora conosco.

Tavares

Tavares

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