Boas Práticas para WhatsApp Business

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whatsapp boas práticas
Tempo de leitura: 4 minutos

Boas práticas para whatsapp Business.

O WhatsApp Business é um aplicativo disponibilizado pelo próprio Facebook e que  você consegue fazer o donwload em qualquer celular android ou IOS. Utilizando o WhatsApp Business sua empresa possui um grande potencial de venda e além disso é uma excelente ferramenta para se comunicar com o cliente, pois é o canal de comunicação mais utilizado atualmente por boa parte dos clientes, com isso tendo uma taxa de abertura e leitura maior que o e-mail.

Além disso ao utilizar o atendimento ou venda pelo WhatsApp Business, você está escolhendo uma ferramenta onde a maior parte do público tem acesso. Se trata de um dos aplicativos com maior popularidade, sendo usado por público de todas as idades. Conheça aqui as boas práticas para Whatsapp Business

Você pode utilizar o aplicativo para atendimento de forma mais ágil, assim estreitando o relacionamento com os seus clientes, aumentando a satisfação e fidelização deles. 

Nesse artigo, iremos falar algumas boas práticas para whatsapp Business a serem utilizadas quando você estiver em conversa com o cliente, ou para você melhor administrar sua área de venda e atendimento. Vamos lá!

Tenha a permissão dos clientes

É importante respeitar o espaço e privacidade dos seus clientes, sendo assim, uma prática fundamental é apenas enviar mensagens para aqueles clientes que aceitaram ser contatados pelo WhatsApp. Não adianta tentar contato com algum lead sem ele ao menos te conhecer, isso além de gerar insatisfação, o cliente poderá reportar o seu número como spam.

Quando solicitar o número de algum lead, por exemplo em um formulário no site, solicite a permissão da pessoa, para entrar em contato e enviar informativos. Realizando esse procedimento, você evita estresse com o cliente e garante que você não está fazendo SPAM.

Quando entrar em contato com o cliente, lembre-se de se identificar, informar como você obteve o número dele e aguarde ele responder antes de continuar a conversa. Fazendo isso você lembra a ele que em algum momento ele procurou sua empresa e evita que ele te bloqueie.

ATENÇÃO

O envio de mensagens spam (mensagens indesejadas ou não relevantes) é explicitamente proibido no termos de uso do WhatsApp, o intuito desta ferramenta é facilitar a comunicação de mensagens relevantes para os seus contatos.

O uso indevido desta funcionalidade poderá acarretar no banimento do seu número no WhatsApp.

Monte um Planejamento 

Planeje quais tipos de conteúdo você vai enviar para cada lead e sua periodicidade. Com isso, você evita de repetir assuntos e garante que haja um tempo entre as mensagens, evitando que os clientes fiquem cansados e peça para parar de receber os informativos da sua empresa.

Se atente também sempre no horário de envio, evite enviar mensagens muito cedo ou muito tarde. Dependendo do seu público alvo, evite enviar mensagens no final de semana também. Procure conhecer o seu público alvo, com isso você irá entender o que é relevante para ele, seus gostos e prioridades.

Em seu planejamento lembre de enviar conteúdos relevantes e que criem um engajamento positivo com seu público, evite mensagens puramente comerciais ou promocionais. Nem tudo é definitivo, caso verifique que alguma mensagem não está tendo o engajamento positivo, ou está gerando dúvidas no cliente, procure entender os motivos disso e altere o seu planejamento de envio.

Lembrando que no Meets, você consegue criar o Funil do jeito que você quer e incluir Tarefas específicas para cada Etapa do Funil. Com isso, você consegue personalizar de forma simples e ágil o fluxo que seu lead irá percorrer.

Meets CRM

Perfil completo da empresa

Quando baixar o WhatsApp Business e cadastrar seu perfil na plataforma, garanta que ele esteja o mais completo possível, isso trará mais confiabilidade para sua empresa e seus consumidores terão mais confiança, pois eles terão as informações de forma mais acessível. Lembre-se de adicionar informações úteis para os seus clientes, como o nome da empresa, descrição, endereço, telefone, e-mail, site e horário de funcionamento. 

Usar linguagem mais descontraída

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens, sendo assim, não é necessário e nem tão recomendado usar uma linguagem muito coloquial. Para construir, um relacionamento com o lead, você pode usar uma linguagem informal. 

Lembrando que é sempre bom entender quem é o seu público alvo e adaptar suas estratégias e comunicação baseado nessas informações.

Mensagens de boas práticas para WhatsApp business

Ao enviar mensagens aos seus Leads, depois de um tempo sem conversar com eles, prefira enviar mensagens que dêem início novamente a conversa (interação) com o contato.

Evite enviar a mesma mensagem a diversos contatos, crie pequenas alterações, por exemplo incluindo o nome do contato, além passar a impressão de um atendimento personalizado, você evita ser visto como SPAM. No Meets você pode criar suas mensagens padrões com variáveis como por exemplo o nome.

Evite de enviar muitas mensagens seguidas a mesmo cliente, tente manter a conversa fluída, um assunto de cada vez e aguardando ele responder.

Sem interação 

Caso o cliente pare de te responder, não fique mandando diversas mensagens, pois ele pode te marcar como SPAM e isso pode ocasionar o bloqueio do seu número e isso não é algo que queremos. Caso ele não te responda, envie uma mensagem depois de um certo tempo, informando que como você não teve resposta, encerrará a conversa e caso ele queira retomar, basta enviar uma nova mensagem.

Isso mostra que apesar de querer negociar com seu cliente, você se preocupa com o espaço dele. 

Explore os recursos multimídia 

Utilize fotos e vídeos para agregar na experiência do usuário com sua marca, por exemplo enviado uma foto das roupas que o cliente esteja procurando, ou até mesmo um vídeo curto explicando como que é feito o procedimento em seu site.

Lembre sempre de consultar o cliente nesses casos e informar que irá enviar vídeo e foto e sobre o que será. Evite excessos de envio, pode ser que cliente não goste, ou esteja na rua sem wi-fi.

Central de Atendimento

Caso seu problema seja centralizar o seu atendimento em um único número WhatsApp, no Meets você consegue realizar isso. Com um único número e diversos atendentes, você consegue agilizar o seu atendimento

A Central de atendimento é integrada com nosso CRM, permitindo você salvar a Lead e já adicionar um produto, Tag ou em um Funil.

Então pronto para usar as boas práticas para whatsapp business? 

Conheça mais as nossas soluções, entre em contato conosco via WhatsApp, clicando aqui.

Cauê Gimeno

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