Black Friday: 5 Benefícios do CRM para vendas B2B

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Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabia que a Black Friday se aproxima? Conhece os 5 benefícios do CRM para trabalhar com as vendas B2B e conseguir gerar leads esperados para essa data? Confira a publicação e saiba mais! 

A Black Friday está chegando e a expectativa é que as vendas desse ano ultrapassem 2020. Segundo uma pesquisa realizada que entrevistou 400 consumidores, é esperado que a intenção de compra suba para 87,75% comparando-se a 76,50% do ano passado. Diante disso, é importante aproveitar as chances de vendas e leads que conseguimos gerar através desse dia.  

O CRM pode ajudar a tornar tudo isso mais fácil. Ele cria as estratégias necessárias, se debruça sobre as práticas relevantes e trabalha com tecnologias voltadas para o atendimento ao cliente.  

A importância de canais de atendimento também é indispensável. No Meets, você consegue unir todos os canais em um único lugar, dando destaque ao famoso Omnichannel. Um CRM atento a um atendimento pluralizado e focado no sucesso do cliente, junto a um bom suporte, torna-se extremamente necessário para seu negócio nessa data.  

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Com a ajuda e implantação de um bom CRM, como no Meets, você consegue atingir um bom acompanhamento de leads e gerenciamento de sua plataforma, oferecendo a assistência necessária para seu cliente e facilitando o manuseio da sua equipe com o software, além de conseguir analisar bem suas métricas e trabalhar com indicadores-chave. 

Mas o que são vendas B2B? 

B2B é um termo da língua inglesa que significa Business to Business, se referindo a empresas que vendem para outras empresas. Existe também o termo B2C, ou Business to Consumer, mas essas se referem a empresas que vendem para os consumidores finais e não serão levadas em conta nesse artigo.  

  • Como exemplos de negócio B2B podemos citar as empresas de Softwares, Marketing, Telecomunicações e RH. 

As vendas B2B abrangem indústrias que vendem para distribuidores e até mesmo os fornecedores que vendem para fabricantes. No setor de serviço, ela está presente nas agências, assessorias, consultorias e empresas terceirizadas.  

Elas operam no modelo de revenda (quando seus produtos/serviços são revendidos), de transformação (quando a indústria vende seus produtos para outras indústrias) e de consumo (quando a indústria vende para o consumidor final através de distribuidores). 

Vantagens das vendas B2B  

  • Relacionamento com o cliente mais constante 
  • Ciclo de vendas bem determinado 
  • Ticket de atuação maior que no B2C 
  • Vendas realizadas em grandes volumes 
  • Receita é recorrente 

Desvantagens das vendas B2B

  • Competição de mercado 
  • Comprador mais exigente 
  • Processo de vendas mais complexo 
  • Processo de negociação mais burocrático 
  • Precificação mais ajustada 

Estratégias de vendas para a prática B2B

O funil de vendas nas estratégias de vendas no modelo B2B pode ser mais demorado. Isso ocorre porque na maioria das vezes quem é abordado não é o único responsável por tomar uma decisão, dificultando uma escolha mais objetiva da persona.  

Por conta disso, é importante sempre procurar indicações em empresas já atendidas, obter um bom domínio sobre o produto/serviço que você vende também são estratégias que te ajudam a criar uma argumentação mais consistente, provando o valor de seu produto/serviço. 

A prospecção ativa também auxilia nas suas estratégias. As buscas feitas na Internet ou sites de pesquisas facilitam as associações necessárias à sua empresa. 

Ter conteúdo claro e disponível também ajuda o comprador. Disponibilize também apresentações e demonstrações impecáveis que possam ser mostradas em uma possível visita a empresa, tornando aquele contato mais amigável e detalhado. 

Vendas B2B . Meets

Vendas B2B e CRM. Reprodução: www.freepik.com

Além das estratégias já citadas, qual ponto é indispensável na minha empresa B2B?

Além da indicação básica de obtenção de um bom CRM, você também deve apostar no Marketing B2B. Ele consiste em um processo de colocar uma estratégia de marketing em prática para conseguir vender de uma empresa para outra. A importância do Marketing B2B está totalmente ligada ao fato de que seu negócio precisa juntar esforços para encontrar os leads qualificados.

Como a tomada de uma decisão no mercado B2B precisa ser mais cuidadosa, o Marketing é peça chave para apoiar esse processo. Você precisa passar para seu comprador confiança no seu produto e boa explicação, além de utilizar as ferramentas disponíveis. O processo é longo, porém quanto maior for a eficácia do Marketing no relacionamento com o cliente e no fornecimento de conteúdos relevantes, maior a chance de venda.

Analise sempre o valor da marca e trabalhe bem seu Marketing de Conteúdo, oferecendo para o seu consumidor uma abordagem de qualidade e bem escrita, as pessoas estão cansadas de lidar com conteúdos robóticos em blogs. Procure investir em um Blog com otimização SEO, em canais no Youtube, nas redes sociais, e-mail marketing e até mesmo em eventos.

O que um CRM precisa ter para empresas B2B? 

Antes de escolher o melhor CRM para sua empresa B2B, procure se questionar sobre seu porte, sua quantidade de funcionários, como é seu ciclo de vendas e quais pontos você quer/precisa melhorar nas suas vendas. É importante utilizar essas perguntas para conseguir o melhor CRM adaptável a sua empresa. 

Nas empresas B2B, o CRM precisa personalizar campos, trabalhar com um ótimo controle de métricas, conseguir integrar as ferramentas aplicadas internamente, produzir relatórios específicos, gerenciar as tarefas dos vendedores e ranquear as vendas.  Toda essa integração da sua empresa é extremamente necessária. A facilidade de armazenamento de dados e acessibilidade em operações na nuvem e em dispositivos móveis aumentam a segurança e comportam mais facilmente os dados indispensáveis.

5 benefícios do CRM para as vendas em empresas B2B na Black Friday 

Agora que entendemos um pouco sobre CRM, vimos sobre as vendas B2B e o marketing aplicado nelas, por que não colocarmos em prática as estratégias de CRM na sua empresa para o Black Friday? 

O primeiro benefício é na capacitação que seu CRM tem para armazenar históricos, negociações e compras. Aproveite essa data para oferecer a clientes antigos propostas mais flexíveis e chamativas, negocie também com outras empresas (caso você trabalhe) ofertas especiais e coloque em prática oportunidades de compra para seu negócio mais acessível.

Beneficie-se também na automação de tarefas, mensagens e propostas. Nesse dia, sua empresa deverá receber mais leads e realizar mais atividades, tenha um CRM acessível para conseguir administrar isso. 

Como terceiro benefício temos a automação de mensagens, criação de contratos e controle de documentos. Com a chegada da data, o aumento de possíveis leads é esperado, por isso é imprescindível ter um CRM que consiga subir na plataforma documentos importantes, criar e armazenar contratos e automatizar mensagens destinadas aos clientes. 

Black Friday, CRM e vendas B2B . Meets

Black Friday, CRM e vendas B2B. Reprodução: www.freepik.com

No quarto benefício destacamos a melhoria de relacionamentos com os clientes. Os consumidores que entrarão nessa data já estarão conectados a um CRM que facilita seu relacionamento, aperfeiçoando o contato entre as empresas e melhorando seus benefícios de negociações. 

O quinto e último benefício de possuir um CRM na sua empresa B2B e como isso ajudará na Black Friday está ligado a personalização de ofertas a clientes antigos. Aproveite o momento para oferecer a clientes periódicos ofertas especiais e que atraiam ainda mais vendas ao seu negócio. 

  • DICA: Disponibilize upgrades para esses clientes antigos ou até mesmo vantagens com produtos/serviços análogos ao que ele utiliza. Essa é uma ótima oportunidade para fidelizar ainda mais esses consumidores

Ficou interessado e quer aplicar o CRM mais flexível e adaptável para sua empresa e se preparar ainda mais para a Black Friday? Conheça o Meets e faça um teste gratuito! 

2 dicas para melhorar a Black Friday nas suas vendas B2B

Como já citado na estratégia de Marketing B2B, as redes sociais ajudarão também a compreender seu público e gerar leads. Faça bom uso da social listening para entender melhor os interesses dos seus consumidores.

Busque construir também um fluxo de follow ups. Acompanhe bem de perto as dores do seu público e busque desenvolver e avançar no relacionamento, oferecendo oportunidades ainda mais vantajosas.

Entendeu mais um pouco sobre CRM, vendas B2B e Black Friday? 

Conseguiu compreender mais um pouco sobre vendas B2B, a importância do CRM para sua empresa e como isso pode ser útil principalmente no momento da Black Friday? 

Se organize para essa data, converse com seu CRM e adapte seu negócio para receber esse momento da melhor forma possível para conseguir gerar seus leads e vendas.  

Planeje muito bem com seus colaboradores e teste sua plataforma para suportar todas as ações que serão feitas no dia. 

Não deixe de usar o Marketing B2B a seu favor, programe seus canais digitais e seu blog para conseguir criar um conteúdo especial para a data. Caso queira saber mais sobre como aplicar um CRM Social e ir de encontro às mídias sociais na Black Friday, não deixe de acessar esse post exclusivo do Meets.

Ainda não possui um CRM qualificado para sua empresa B2B? Seu software ainda trabalha com lentidão, atrapalha o controle dos seus leads e dificulta o trabalho dos seus colaboradores? Que tal testar o Meets?  

Carol Rodrigues

Carol Rodrigues

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