A importância de grandes líderes em momentos de crise

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Líderes -equipe meets
Tempo de leitura: 6 minutos

A importância de grandes líderes em momentos de crise

Crises fazem parte da nossa história e, na maioria das vezes, elas não são diretamente provocadas por nossas próprias ações. Um grande exemplo é a crise causada pela pandemia do Coronavírus (Covid-19), que abalou o mundo inteiro em 2020 por causar milhares de mortes e abrir um buraco na economia mundial.

Em momentos de crise, sabemos que é importante não entrar em pânico e buscar por informações concretas e fontes de conhecimento realmente confiáveis – na maior parte das vezes, essas fontes de conhecimento vem de grandes líderes.

Neste artigo, falamos sobre a importância de grandes líderes em momentos de crise, apresentando grandes pessoas do passado e como elas impactaram a população ao seu redor e o mundo, assim como abordando quais são as principais características que formam um bom líder.

Grandes líderes da história

Para entender a importância de ter uma figura de liderança capaz de ditar mudanças socioeconômicas e que atingem outros setores da sociedade na qual vivemos, basta olhar para grandes figuras que já realizaram feitos históricos no passado.

Confira abaixo alguns dos maiores líderes da história – sabemos que não incluímos todos nessa lista e os mesmos não estão distribuídos em grau de importância.

Martin Luther King

Sendo uma das personalidades mais reconhecidas até hoje nos Estados Unidos, Martin Luther King, nascido em 1968, foi um pastor e ativista que liderou grandes movimentos relacionados aos direitos civis na América do Norte.

Um de seus discursos mais icônico tratava sobre preconceito – um assunto ainda tão atual nos dias de hoje:

“Eu tenho um sonho que um dia meus quatro filhos viverão numa nação onde eles não serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo seu caráter.” – Martin Luther King

Sabemos que o racismo não é uma “crise”, mas sim um problema sistêmico e que se perpetua há séculos. Mesmo assim, de forma semelhante à Gandhi, ele foi capaz de provar que protestos não violentos podem resultar em enormes mudanças.

Marie Curie

Marie Curie, cientista e física polonesa naturalizada francesa, foi a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel e a primeira pessoa (e única mulher) a recebê-lo duas vezes. Durante a Primeira Guerra Mundial, ela fundou os primeiros centros militares no campo de radioatividade.

Foi durante este período que a mesma propôs o uso da radiografia móvel para tratar soldados feridos. A família Curie ganhou um total de 5 prêmios nobel e os trabalhos e feitos de Marie durante sua carreira inspiraram uma geração de cientistas, especialmente fortalecendo o reconhecimento das mulheres na profissão.

O impacto de seu trabalho em conjunto ao de seu marido Pierre Curie foi tão grande que o elemento 96 da tabela periódica, o Cúrio, foi batizado em honra aos mesmos.

Walt Disney

Ainda hoje, a Disney é uma das maiores empresas do mundo, atuando no mercado de animação, cinema, turismo e entretenimento como um todo.

Grande parte dessa fama se deve ao seu fundador, Walt Disney, que sempre trabalhou com foco na qualidade dos produtos desenvolvidos e lançados pela empresa.

Além disso, Walt Disney era conhecido por valorizar seus funcionários e colaboradores, gerando um ambiente corporativo positivo e extremamente gratificante para seus funcionários – e claro, o impacto desse diferencial nos resultados era perceptível.

Seu trabalho é uma das maiores referências sobre como líderes podem impactar o desenvolvimento de um negócio, mantendo a qualidade sem que haja a necessidade de sacrificar o ambiente corporativo.

Bill Gates

Não há como falar sobre líderes sem mencionar Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft – ainda hoje uma das maiores empresas de desenvolvimento de software e tecnologias do mundo e em grande parte responsável pela criação dos computadores pessoais.

Hoje temos fácil acesso à tecnologias como computadores, notebooks e aparelhos relacionados, mas é necessário reconhecer que grande parte desses inventos tiveram como base os desenvolvimentos tecnológicos criados pela Microsoft.

Mesmo tendo deixado o cargo de presidência da empresa em 2014, não há como negar Bill Gates inspirou uma geração de inovação no mercado tecnológico.

Inclusive, após sair da Microsoft, ainda hoje Bill Gates e sua esposa, Melinda Gates trabalharam ativamente para melhorar o sistema de saúde e reduzir a pobreza em diversos países não redor do mundo.

Stephen Hawking

Independente de ter sido diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ALS) aos seus 21 anos, Stephen King conseguiu se tornar um dos mais famosos e importantes físicos desde Albert Einstein, tendo trabalhado e feito grandes descobertas referentes à cosmologia, física quântica e buracos negros.

Quando diagnosticado, médicos acreditavam que o mesmo teria não mais que 2 anos de vida restantes. Mesmo assim, o mesmo só veio a falecer em Março de 2018, aos 76 anos.

Além de seus trabalhos impressionantes na área de física teórica, durante sua vida, seu posicionamento em relação à condição debilitante no qual se encontrava serviu de inspiração para pessoas ao redor do mundo que sofriam de alguma doença debilitante.

“Se você é deficiente, provavelmente não é sua culpa, mas também não há nada de bom em culpar o mundo ou esperar que tenham pena de você. Uma pessoa tem de ter uma atitude positiva e tirar o melhor da situação na qual se encontra; se alguém é deficiente físico, esta pessoa não pode se permitir se tornar um deficiente psicológico…” – Stephen Hawking

Ele não permitia que sua deficiência se tornasse uma desculpa e continuou trabalhando a vida inteira liderando por estes valores, não permitindo que sua condição o fizesse desistir da carreira que seguiu.

Características que formam grandes líderes

Não há como negar que todos os líderes mencionados passaram por diversas crises durante seus próprios tempos.

Seja durante a Primeira Guerra Mundial, ou durante crises econômicas e lutando contra nobres causas, líderes são pessoas resilientes e que compartilham algumas características notáveis, sendo elas:

Liderar por exemplo

Os verdadeiros líderes são pessoas que não simplesmente comandam e coordenam seus subordinados a executar o que acreditam ser certo, mas sim aqueles que colocam seus próprios valores em prática diariamente e lideram por exemplo.

O ditado “não faça o que eu faço, faça o que eu falo” não representa a atitude de uma forte liderança. Seja você responsável por impulsionar mudanças e atingir resultados e as pessoas que o acompanham se sentirão inspiradas a fazer o mesmo.

Ter inteligência emocional

Líderes não podem ser instáveis e impulsivos. É necessário saber controlar as suas próprias emoções e balancear a tomada de decisão para que não sejam feitas exclusivamente baseadas no emocional, mas sim equilibradas de forma racional.

Sem inteligência emocional, as mesmas pessoas teriam grandes dificuldades em lidar com crises e provavelmente se sentiriam sobrecarregados. É necessário trabalhar com astúcia e empatia – característica fundamental de um bom líder.

Trabalhar com foco em seus objetivos

Se você quer se tornar um líder, é importante trabalhar com foco em seus próprios objetivos e não deixar que falhas e fracassos o removam de sua trajetória.

Mantendo o foco nos objetivos, é possível aprender e internalizar as lições oferecidas pelos erros cometidos, de forma que você consiga evitá-los no futuro.

Ser acessível e saber se relacionar com pessoas

Você já deve ter ouvido falar sobre a diferença entre um “líder” e um “chefe”. No mercado, chefes são vistos como pessoas que não se importam com seus colaboradores e funcionários, apenas focando em suas próprias recompensas e mutilando a qualidade do trabalho em equipe e ambiente de trabalho.

Líderes são pessoas acessíveis, capacitadas para lidar e se relacionar da melhor forma possível com pessoas. E claro, isso também envolve a habilidade de enfrentar situações adversas e crises sem perder o controle.

Trabalhar de forma organizada e aderir às inovações

Por fim, líderes estão sempre em busca de novas tecnologias e formas de otimizar tanto seu próprio desempenho quanto o daqueles que os acompanham.

Isso significa não ter medo de mudanças ou de alterar seus próprios processos desde que isso tenha um impacto na produtividade e chances de sucesso de projetos.

Além disso, trabalhar de forma organizada e ser capaz de gerir pessoas, coordenar equipes e delegar tarefas são tarefas que essencialmente todo líder deve realizar no ambiente corporativo.

Bons líderes são feitos em momentos de crise

Você já deve ter ouvido esta frase, ela relata exatamente a importância de uma liderança presente e competente em momentos de dificuldades.

Afinal, coordenar pessoas e continuar movendo em direção aos seus objetivos em tempos de crise não é nada comparável à fazer o mesmo em tempos mais amenos.

Tome inspiração de líderes atuais e passados e seja capaz de enfrentar as dificuldades e se tornar a figura responsável por manter seu próprio negócio em pé e seguindo em frente mesmo em momentos de crise.

E é claro, para isso você precisará de ferramentas e soluções capaz de suportá-lo e otimizar seu trabalho. Não há mais a necessidade de acompanhar o trabalho de sua equipe, delegar tarefas e administrar seu negócio através de planilhas de Excel.

Use sistemas modernos, como o próprio Meets para fortalecer tanto o desempenho de sua equipe quanto o relacionamento com clientes.

Caso necessite de ajuda ou esteja buscando um sistema integrado de CRM com o Whats App, não deixe de nos consultar aqui

Tavares

Tavares

Deixe seu comentário

Posts Recentes

Sobre nós

O Meets foi concebido para tornar as coisas simples e práticas. Ao permitir que você visualize todo o seu processo de vendas acompanhando as atividades certas a serem realizadas.

Siga-nos

Vídeo Tutorial

Comece com conta GRATUITA!

Nenhum cartão de crédito é necessário.
Ao clicar em “Cadastre-se”, você concorda com a nossa Política de Privacidade

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies. Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies necessários para o seu funcionamento e necessários para atingir os objetivos ilustrados na política de cookies. Se você quiser saber mais ou retirar seu consentimento para todos ou alguns dos cookies, consulte a política de cookies . Ao fechar este banner, rolar esta página, clicar em um link ou continuar a navegar de outra forma, você concorda com o uso de cookies. Mais informações

As configurações de cookies neste site estão definidas para "permitir cookies" para oferecer a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, você estará concordando com isso.

Fechar