10 dicas de produtividade no home office

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10 dicas de produtividade no home office

Hoje, especialmente a partir da pandemia causada pelo vírus Covid, a produtividade e o trabalho em casa tornou-se uma realidade muito mais comum e cotidiana se comparado à primeira década dos anos 2000.

Todavia, por mais que o home office seja até mesmo cobiçado por diversos profissionais em nichos diferentes, a verdade é que nem sempre trabalhar em casa é tão simples assim.

Isso porque o seu nível de produtividade pode cair significativamente caso você não prepare seu ambiente de trabalho home office e tenha os equipamentos necessários para executar as suas funções.

Se você está começando a trabalhar home office agora ou já trabalha em casa há algum tempo mas notou quedas em seu desempenho, não se preocupe. Confira abaixo 10 dicas que realmente funcionam para melhorar sua produtividade no home office.

1. Prepare o seu ambiente de trabalho

O primeiro passo para melhorar a produtividade no home office é certificar-se que você possui um ambiente de trabalho favorável. É claro que nem sempre você terá um escritório dedicado em casa, portanto, você deve delimitar seu espaço.

Seja na mesa de jantar, em seu próprio quarto ou até mesmo em uma mesa na cozinha, o mais importante é buscar, ao máximo, que o seu ambiente de trabalho home office esteja livre de distrações.

Se você trabalha na sala de estar, por exemplo, evite manter a televisão ligada. Se possui crianças em casa e as mesmas assistem à TV, considere usar fones de ouvido e selecionar músicas para trabalhar!

O importante é buscar, ao máximo, isolar-se de quaisquer distrações que possam interromper sua jornada de trabalho ou, pior, causar perdas constantes de concentração.

2. Converse com quem você convive em casa

Mesmo que esteja trabalhando em casa, é bem provável que você tenha familiares ou outras pessoas na mesma residência.

Certifique-se de que seus colegas de quarto, familiares e demais respeitem seu espaço durante o horário de trabalho. Só porque você está trabalhando em casa não significa que você está em casa, ou seja, que você “está livre”.

Se você divide o espaço com outro adulto que trabalha em casa, pode ser necessário estabelecer regras básicas sobre horários de reuniões, mesas e cadeiras compartilhadas e horários de silêncio.

3. Organize o seu dia de trabalho para aumento de sua produtividade

Pode parecer intuitivo, mas organizar o seu dia de trabalho, suas tarefas e até mesmo as suas pausas, é extremamente importante para aumentar a sua produtividade.

Considere por exemplo que nem todos profissionais que saíram do escritório para começar a trabalhar home office têm um plano para o horário de almoço.

Pode parecer algo básico, mas se você trabalha no escritório de uma empresa, as chances são que você ou almoça no restaurante da própria companhia ou em restaurantes próximos. Claro, ainda existem pessoas que usam seu horário de trabalho para ir para casa, preparam seus próprios almoços e retornam à empresa, mas esta não é a regra.

Portanto, considere como você irá dividir o seu dia antes mesmo de começar a sua jornada de trabalho. Responda às seguintes perguntas:

  • Em qual horário você inicia e encerra a sua jornada de trabalho?
  • Quando será a sua pausa para refeição?
  • Quem irá preparar a sua refeição ou como você consegue garantir que você conseguirá delimitar o horário de refeição apropriadamente?

E claro, além disso, é muito importante ter pausas durante a sua jornada de trabalho, confira a próxima dica.

4. Use a técnica pomodoro

A técnica pomodoro foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo e tem como objetivo potencializar seu desempenho ao longo da jornada de trabalho a partir de um método eficiente de gerenciamento de tempo.

Para segui-la, você deve:

  1. Determinar quais tarefas devem ser executadas durante sua jornada de trabalho;
  2. Priorizar as tarefas e distribuí-las ao longo de blocos de 25 minutos;
  3. Ao iniciar um bloco de 25 minutos, você deve se manter completamente concentrado e focado na tarefa até o final deste período.
  4. Faça uma pausa de 5 minutos ao fim de cada bloco de 25 minutos;
  5. Após quatro blocos de 25 minutos, faça uma pausa mais longa, de 10 a 30 minutos.

Fazer pausas durante a sua jornada de trabalho ajuda a separar as distrações do período produtivo. Porém, fique atento, para que isso funcione, cada bloco de 25 minutos deve ser ininterrupto!

A imagem abaixo pode ajudar a ilustrar a técnica pomodoro e ela é uma excelente forma de melhorar a sua produtividade por longos períodos de tempo.

5. Invista em seu ambiente de trabalho

Se você pretende trabalhar em home office por muito tempo, recomendamos de verdade investir em melhorar o seu ambiente de trabalho como conseguir.

Pode parecer que não, mas até mesmo o tipo de cadeira na qual você senta enquanto trabalha em frente ao computador ou notebook pode impactar a sua produtividade diretamente.

Busque conforto e ergonomia, mas não confunda isso com, por exemplo, trabalhar deitado no sofá ou em sua cama – ambos tendem a deixá-lo muito mais relaxado do que o ideal para que você consiga manter o foco em suas atividades.

Invista em uma cadeira de escritório ergonômica, e, inclusive, em equipamentos capazes de suportar as tarefas que você precisa executar.

Se você trabalha com programas pesados e usa um computador que não consegue executá-los sem lentidão, travamentos ou demais problemas, poderá acabar perdendo muito tempo útil devido ao equipamento inadequado, por exemplo.

6. Organize o contato com a sua equipe

Além de preparar tanto o seu ambiente de trabalho home office quanto estabelecer e colocar em prática técnicas de gerenciamento de tempo, é muito importante estabelecer os meios de comunicação com a sua equipe ou outros profissionais diretamente relacionados ao seu trabalho.

O fato é que migrar do trabalho no escritório da empresa para o home office pode ser um grande desafio no que diz respeito à comunicação entre profissionais e, inclusive à distribuição de informações.

Para acompanhar o rendimento de sua equipe ou de seus colegas de equipe em relação às negociações em andamento e à comunicação e relacionamento com clientes, por exemplo, considere empregar um sistema de CRM profissional.

Além disso, ferramentas como o Asana e Trello podem ajudar a delegar tarefas internas e plataformas com o JivoChat ou Slack podem facilitar a comunicação interna entre equipes e setores.

O fato é que, não é porque você está trabalhando em casa, longe de seus colegas de trabalho, que o seu trabalho em equipe precisa sofrer significativamente. O ponto é organizar e estruturar a comunicação interna e externa.

7. Não trabalhe de pijama e aumente sua produtividade

É provável que você tenha achado graça ao ler este subtítulo, porém, diversas pesquisas apontam o porquê você não deve trabalhar de pijama.

O fato é que continuar com seu pijama condiciona o seu cérebro a diminuir seu ritmo de atividades e, gradativamente, desacelerar o seu rendimento. Você, naturalmente, associa o conforto de estar usando pijamas à descansar, e isso pode sim deixá-lo mais lento.

Portanto, mesmo que esteja trabalhando em home office, não deixe de manter uma rotina parecida com a que você faria caso precisasse sair de casa para ir à um escritório.

Basicamente, finja que você está indo trabalhar no escritório! Não se preocupe, você ainda mantém vários dos benefícios de trabalhar em home office, como por exemplo evitar perda de tempo no trânsito.

8. Considere usar um espaço de coworking

Já mencionamos anteriormente sobre a importância de estabelecer um ambiente de trabalho apropriado para que você possa desempenhar as suas funções e isolar-se de distrações durante sua jornada, como filhos, animais de estimação, televisão, entre outros.

Entretanto, sabemos que nem sempre essas são opções realistas para todos os profissionais, especialmente aqueles que precisaram migrar para o home office por motivos externos e não por opção.

Neste caso, chamamos atenção para a opção de usar um espaço de coworking em sua cidade ao invés de ficar em casa.

É verdade que diversos profissionais, especialmente freelancers conseguem até mesmo trabalhar em cafeterias ou shoppings, mas caso você prefira um ambiente dedicado para simular um espaço de trabalho profissional, o mais indicado é encontrar um coworking que atenda às suas necessidades.

Hoje, muitos espaços de coworking oferecem salas para reunião, espaços para trabalho em conjunto ou individual e outras soluções, incluindo até mesmo diferenciais para a sua alimentação em alguns casos!

9. Aplique restrições a si mesmo

Considere, por exemplo, como diversas empresas aplicam bloqueios ou monitoramento de acessos à internet para evitar que funcionários passem tempo nas redes sociais, entre outros tipos de sites.

O fato é que, hoje, podemos atribuir às redes sociais, como o Facebook, WhatsApp, Instagram, YouTube, como uma das maiores distrações em nosso cotidiano.

Ao trabalhar em home office, você possui acesso direto e extremamente conveniente à qualquer rede social. A qualquer momento, pode abrir um vídeo no YouTube ou conversar com seus amigos e familiares em grupos no WhatsApp.

Todavia, considere como isso pode impactar negativamente a sua concentração, foco e produtividade. Caso esteja empregando a técnica de pomodoro, por exemplo, considere deixar as redes sociais para as suas pausas mais longas – é muito fácil se distrair por mais de 5 minutos em uma conversa com um amigo ou em vídeos na internet.

10. Aproveite o trabalho home office

Por fim, aproveite todos os benefícios do trabalho home office e use-os como alavanca para mantê-lo motivado e produtivo.

Diversos profissionais preferem trabalhar de casa, afinal, você economiza tempo gasto no trânsito, tem mais segurança e liberdade, fica mais próximo de seus familiares (mas não deixe que o distraiam) e, caso siga todas nossas dicas, ainda poderá ser perfeitamente produtivo.

Então aproveite e tenha um bom trabalho!

Tavares

Tavares

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